PARTILHAR

Menstruação adiantada pode ser gravidez?

Menstruação adiantada pode ser gravidez?

O sistema reprodutor feminino é delicado, pode sofrer diretamente com alterações externas e internas no corpo e possui seu próprio funcionamento particular dentro de cada mulher. Mesmo com essas condições, quaisquer eventualidades atípicas que mudam o andamento normal do ciclo já deixam as mulheres preocupadas, principalmente as que têm o ciclo menstrual bem regulado.

Geralmente, é bem mais comum a menstruação atrasar quando há suspeita de gravidez. Mas você sabia que a menstruação também pode se adiantar? Neste artigo do umCOMO, responderemos à pergunta: "menstruação adiantada pode ser gravidez?", discorrendo sobre causas possíveis e soluções. Continue lendo para saber mais.

Causas da menstruação adiantada

Para entender por que a menstruação atrasa, é preciso compreender, em primeiro lugar, que a menstruação possui três fases diferentes: proliferativa, ovulatória e lútea. Todas essas fases possuem um tempo específico para acontecer dentro do corpo, e variam de ciclo para ciclo. Quando a menstruação se antecipa, costuma ser pois uma das fases fica mais curta que o esperado por conta de uma alteração hormonal imprevista, que não indica, necessariamente, uma gravidez.

Muito provavelmente, a menstruação adiantada foi causada por uma antecipação da ovulação ou até mesmo por uma anovulação - quando não há fase ovulatória no ciclo menstrual. Nesse último caso, a anovulação pode causar um adiantamento ou atraso da menstruação, sendo difícil precisar sem a realização de exames. O acompanhamento ou não de outros sintomas de gravidez é o que pode ajudar a descartar ou não essa possibilidade.

Além disso, a menstruação também pode se adiantar em função de um descontrole hormonal se a quantidade de progesterona não for suficiente para impedir a descamação do endométrio, que acaba acontecendo antes do planejado. É por esse mesmo motivo que ocorrem escapes menstruais.

Outras razões que explicam o adiantamento da menstruação é a interação medicamentosa com outros remédios e fatores como estresse, nervosismo e ansiedade.

Menstruação atrasada e pouca

Se o seu caso é menstruação adiantada e com pouco fluxo, o fator determinante é a coloração do sangramento. Caso venha com um tom diferente que o usual, vale a pena considerar a possibilidade de nidação. Do contrário, caso o sangue seja bem vermelho vivo, é mais provável que seja apenas um descontrole hormonal. Além disso, o sangramento de nidação costuma ser mais curto e desaparece rapidamente, e o sangramento de menstruação perdura por vários dias, num fluxo maior.

Leia mais em: Quais os sintomas de nidação

Menstruação adiantada tomando anticoncepcional

É bem possível que seja um sangramento de escape, e não indicação de gravidez. Pode indicar um esquecimento de algum dia da pílula, ou mesmo que a dosagem do remédio não seja o suficiente para você. Esse sangramento durante o uso do anticoncepcional ainda pode indicar a presença de miomas (tumores benignos) ou pólipos (tumores malignos) no útero, ou seja, caso ele perdure nos meses seguintes, é fundamental procurar um especialista para realizar uma investigação mais profunda a respeito do que pode estar acontecendo. Vale lembrar, ainda, que durante a troca do anticoncepcional é mais comum ainda que esse sangramento de escape ocorra por conta do descontrole hormonal, uma vez que pode levar um tempo para que o corpo se acostume com a nova dosagem de hormônio.

Entenda melhor em: O que é sangramento de escape (spotting) - É possível parar?

Sangramento antes da menstruação pode ser gravidez?

Sim, é possível. No entanto, esse sangramento é bem característico por ser de coloração cor-de-rosa, e costuma aparecer logo nos primeiros quinze dias de gravidez. É um sangramento que perdura por cerca de 2 dias e provoca cólicas iguais às cólicas menstruais. Mas, se o sangramento é vermelho vivo, pode indicar um aborto espontâneo ou até mesmo uma gravidez ectópica (que ocorre fora do útero). Investigue!

Caso você esteja com menstruação adiantada e escura, é bem menos provável que esteja grávida - mas é válido realizar o teste de gravidez de farmácia e iniciar um acompanhamento médico de qualquer forma.

Outras causas possíveis para o aparecimento do sangramento adiantado:

Quando ir ao médico:

  • Quando o sangramento de escape dura mais de 3 dias;
  • Quando o sangramento de escape dura mais que 3 ciclos;
  • Quando há sangramento excessivo após relações sexuais;
  • Em casos de sangramento atípico em mulheres na menopausa.

Existem diversos remédios naturais e truques que podem ser utilizados para ajudar a regular o ciclo menstrual. Sugerimos uma opção no nosso artigo sobre "como tomar prímula para regular a menstruação".

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Menstruação adiantada pode ser gravidez?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Daiane dos Santos Silva
A minha menstruação está atrasada faz 03 meses já fiz teste de gravidez , duas vezes e deu negativo duas vezes mais mesmo assim a minha menstruação não vem
Iara
Meu ciclo é de 28 dias regulada mas esse mês era pra mim menstruar dia 15 /03 e veio pra mim dia 10 /3 adiantou e durou 2 dias não chegou sujar absorvente só quando fazia xixi que saia uma sujeira escura o que pode ser não tomo anticoncepcional a 7 meses
reinaldo
faça o teste de gravideis
Isabel Ventura
Meu período fértil foi de 10 a 17 e tive relação no dia 11 e 12, no dia 23 apareceu um sagramento de cor vermelho escuro que durou 3 dias. Posso estar grávida? Por favor espero resposta
Kênia correa
Olá..minha menstruaçao desceu dia 25/08 e parou dia 30/08 e esse mês desceu dia 18/09 o que pode ser?
Edna looes
Menstruei dia 18/05/18 e parou no dia 23/05/18 e agora nesse mês veio dia 09/06/18 e parou dia 12/06/18 veio uma borra de café durante o primeiro dia do fluxo depois veio cores mais escuras com floxo mais tenso quase .no final já ficou pouco fluxo e marrom e sinto cólicas tontura e fisgada no ovário direito e as vezes os dois da fisgada e doe sera que e gravidez foi embora muito rapidinho e minha menstruação e irregular e não tomo anticoncepcional me responda obrigada
Menstruação adiantada pode ser gravidez?
Menstruação adiantada pode ser gravidez?

Voltar ao topo da página ↑