Partilhar

Corrimento marrom antes da menstruação pode ser gravidez?

Corrimento marrom antes da menstruação pode ser gravidez?

O sistema reprodutor feminino é complexo e delicado, e cada mulher possui suas próprias particularidades quando se trata do tema. Às vezes, qualquer mínima alteração já pode ser motivo o suficiente para ficarmos preocupadas. Por isso, é importante ficarmos sempre atentas à quaisquer acontecimentos fora da normalidade do nosso ciclo.

Nesse sentido, o aspecto da menstruação consegue nos dar diversas informações importantes sobre a saúde do nosso sistema reprodutor. Por isso, é fundamental estar atenta à ela. Para te ajudar nessa tarefa, umCOMO reuniu dicas e explicações para responder à pergunta: Corrimento marrom antes da menstruação pode ser gravidez? Continue lendo!

Quando devo me preocupar com o meu corrimento?

O corrimento é um grande indicativo da saúde do sistema reprodutor feminino e da fertilidade. Analisando suas características, é possível identificar se há algo de atípico acometendo o corpo da mulher.

O corrimento normal é chamado de secreção vaginal, e é natural do corpo humano. Ele possui a função de lubrificar o trato vaginal e de proteger o tecido da região de possíveis lesões. A secreção saudável não possui cheiro desagradável, deve ser incolor ou um branco bem claro. É um líquido fluido, e não acompanha coceira, dor ou ardência. Se a sua secreção apresenta essas características, não há motivo para preocupação.

No entanto, se o corrimento está com uma consistência mais pastosa, de diferentes cores como amarelo ou marrom, possui mau cheiro ou acompanha outros sintomas, é necessário averiguar o que está acontecendo. Nesses casos, uma ida ao médico se faz necessária.

Outro detalhe importante é analisar quando o corrimento apareceu, dentro do seu ciclo menstrual. Isso pode ser fundamental para o seu especialista realizar um diagnóstico preciso com todas as informações necessárias. Um dos fatores que podem estar ligados ao aparecimento de corrimento é a gravidez.

Corrimento marrom pode ser gravidez?

Sim, pode. Mas também é possível que seja outras coisas, como sangramento de escape, sangramento de ovulação ou induzido por pílula do dia seguinte. Todas as variáveis devem ser cogitadas.

O corrimento marrom que indica gravidez vem em pouca quantidade, não possui mau cheiro nem causa nenhum desconforto como coceira e ardência. E, é claro, vem sempre acompanhado de outros sintomas de gravidez, como atraso menstrual, sensibilidade nos seios, enjoos, etc.

Entenda: Quais são os sintomas de nidação?

Corrimento marrom antes da menstruação pode ser gravidez?

Quando há o aparecimento de um corrimento marrom antes da data prevista da menstruação, deve-se ficar atenta. Muitas vezes, o aspecto desse corrimento é marrom escuro, que poucos dias depois já fica um corrimento marrom clarinho. É comum mulheres relatarem também, além do corrimento marrom, cólicas nesse período. Dentro desses sintomas, é possível que o corrimento marrom indique nidação, e, nesse caso, pouco importa quanto tempo antes da data prevista da menstruação o corrimento apareceu. Para tirar a dúvida, pode ser necessário uma ida ao médico ou o uso de um teste de gravidez de farmácia. Não se pode esquecer que é fundamental verificar se o tal sangramento está acompanhado de outros sintomas de gravidez.

Corrimento marrom depois da menstruação pode ser gravidez?

É pouco provável. O corrimento marrom após a menstruação pode ser simplesmente o resíduo do sangramento vaginal que ocorreu dias antes. Nos últimos dias de menstruação, por conta do pouco volume de sangue, ele demora um espaço maior de tempo para ser expelido. Com essa pequena demora, o sangue passa por um processo natural de escurecimento, o que gera o corrimento com esse aspecto.

Se a sua menstruação possui esse tom amarronzado durante todo o fluxo, ela é chamada de menstruação borra de café.

Corrimento marrom claro na gravidez

É comum relatar o aparecimento de corrimento marrom claro durante a gravidez, desde que ele seja em pequenas quantidades e não seja acompanhado de dor, ardência, coceira ou algum outro sintoma. Contudo, não deixa de ser importante reportá-lo ao obstetra, para que ele possa marcar eventuais exames que podem ser necessários. Algumas das causas da presença do corrimento marrom claro durante a gravidez podem ser alterações no pH da região genital feminina ou também alterações decorrentes de algum esforço físico, como fazer atividades domésticas, ir à academia, subir escadas e carregar sacolas de compras pesadas.

É fundamental entender também em qual momento da gestação o corrimento marrom apareceu: se ocorreu no final da gravidez, por exemplo, pode indicar alguma perda sanguínea. Todas as alterações que podem acontecer durante uma gravidez são muito delicadas, e o acompanhamento médico para prevenir e cuidar de possíveis complicações para a mãe e o bebê é indispensável.

Leia também: O que significa corrimento com sangue?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Corrimento marrom antes da menstruação pode ser gravidez?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Corrimento marrom antes da menstruação pode ser gravidez?

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Janaina Fontes
Agora entendi! Obrigada

Corrimento marrom antes da menstruação pode ser gravidez?
Corrimento marrom antes da menstruação pode ser gravidez?

Voltar ao topo da página