Fluxo vaginal

O que pode atrasar a menstruação além da gravidez?

 
Tamires Criscio
Por Tamires Criscio. Atualizado: 28 maio 2018
O que pode atrasar a menstruação além da gravidez?

Para muitas mulheres, receber a menstruação todos os meses é sinônimo de que está tudo bem seu organismo e que, principalmente, ela não está grávida. São muitas as mulheres que se baseiam na menstruação para terem controle sobre o seu corpo e qualquer alteração nela é um evento importante. A menstruação não é afetada apenas por gravidez, ela é também influenciada por vários outros processos e seu atraso pode ter vários significados. O umCOMO reuniu algumas informações importantes sobre o que pode atrasar a menstruação além da gravidez para que você saiba com o que pode estar lidando.

Índice

  1. O que é menstruação? E o que é o atraso menstrual?
  2. O que pode atrasar menstruação além da gravidez - 12 fatores
  3. O que pode atrasar a menstruação tomando anticoncepcional
  4. Atraso menstrual e cólicas
  5. É normal a menstruação atrasar 2 ou 3 meses?
  6. Atraso menstrual e corrimento branco

O que é menstruação? E o que é o atraso menstrual?

A menstruação é o processo de eliminação das camadas sanguíneas superficiais internas, o endométrio, membrana interna do útero quando não há fecundação do óvulo. Todo mês a mulher deveria passar por essa etapa do ciclo menstrual - a principal prova física que não há gravidez.

Esse processo ocorrer por causa de hormônios, então qualquer alteração hormonal pode levar a falhas no procedimento. Essa é a raiz de qualquer atraso menstrual, que é a falta de menstruação na época correta. Esse atraso pode ser curto ou longo, dependendo de cada caso.

Confira também: Por que minha menstruação não desce?

O que pode atrasar menstruação além da gravidez - 12 fatores

No nosso organismo, estão ocorrendo a todo o momento diversos processos químicos que dependem da ação de hormônios reguladores. Se algo acontece e desestabiliza a ação desses hormônios, o organismo fica em um estado de desequilíbrio o que pode levar a vários sintomas, entre eles: o atraso da menstruação ou até mesmo a ausência total de menstruação (amenorreia).

Aqui apresentamos uma lista com 12 fatores que podem atrasar a menstruação além da gravidez:

  • Níveis de estresse e ansiedade elevados: podem sim, alterar o ciclo menstrual, já que mexem com o equilíbrio hormonal do organismo. Se você está passando por um momento de tensão, nervosismo ou até mesmo um trauma, você pode não menstruar.
  • Infecções: estar gripada ou com alguma outra infecção pode levar a desordem da menstruação, inclusive por causa medicamentosa.
  • Mudança drástica de peso para mais ou menos: isso faz com que o nível de estrogênio se altere, interferindo no ciclo menstrual.
  • Tireoide com problema: os medicamentos para tratamento de problemas na tireoide podem interferir no ciclo menstrual.
  • Ter ovários policísticos: a síndrome dos ovários policísticos pode levar a uma menstruação irregular devido a presença em excesso de hormônios masculinos no organismo.
  • Menopausa: se você tem mais de 45 anos, você pode estar passando pelo processo de falência dos ovários, o qual desregular o ciclo menstrual.
  • Praticar exercício físico em excesso: se você anda exagerando na quantidade de horas que se exercita, isso pode interferir em seu ciclo.
  • Mudanças em horários: se o seu relógio biológico sofre alteração, pode ocorrer também um desequilíbrio hormonal, e isso leva ao atraso menstrual.
  • Amamentar: ao amamentar, o corpo da mulher produz um hormônio chamado prolactina o qual pode levar a ausência de ovulação.
  • Medicamentos: tanto os anticoncepcionais como a pílula do dia seguinte são os principais remédios que causam alterações menstruais. Se você está tomando antidepressivos, antipsicóticos, corticoides e medicamentos quimioterápicos, você também pode experimentar atraso menstrual.
  • Ter uma má alimentação: a carências de certas vitaminas e nutrientes em nosso organismo pode levar a um desequilíbrio, se a mulher está com anemia por exemplo, pode apresentar atrasos na menstruação.
  • Excesso de cafeína, álcool, drogas e cigarros: essas substâncias estimulantes podem levar o organismo a também entrar em desequilíbrio e privar a mulher de sua menstruação.

Sugestão: Confira também esse artigo que explica Que mitos existem sobre a menstruação.

O que pode atrasar a menstruação além da gravidez? - O que pode atrasar menstruação além da gravidez - 12 fatores

O que pode atrasar a menstruação tomando anticoncepcional

Quando a mulher toma anticoncepcional na verdade ela não menstrua. O sangramento que deverá ocorrer entre cartelas, é um sangramento por privação hormonal. Mesmo em mulheres que tomam anticoncepcional por muito tempo, é normal ocorrerem atrasos. Alguns anticoncepcionais podem até mesmo levar ao fim da menstruação. Quando usar um método anticoncepção, pergunte sempre ao seu ginecologista as consequências do remédio e se você irá e quando irá menstruar.

Outro fator que pode atrasar a menstruação mesmo tomando o anticoncepcional é tomá-lo incorretamente, nesse caso também pergunte sempre ao seu ginecologista como deve tomar o anticoncepcional.

Atraso menstrual e cólicas

Se você não está grávida, está com a menstruação atrasada e sentindo cólicas, você poderá:

  • Estar ainda em processo de ovulação e tendo uma liberação de óvulo dolorida.
  • Ter uma inflamação pélvica que é fruto de DST (doença sexualmente transmissível). Você deve buscar o seu ginecologista imediatamente.
  • Ter um tumor que pode ser tanto benigno como maligno. Eles só manifestam sintomas quando estão em estágio avançado. Nesse caso, você também deve buscar o seu ginecologista imediatamente.

É normal a menstruação atrasar 2 ou 3 meses?

É normal a menstruação atrasar, já que listamos 12 fatores que podem causar atraso menstrual e dentre eles alguns bem cotidianos e super recorrentes devido ao estilo de vida moderno, como estresse e má alimentação.

Não existe uma regra para saber quantos dias a menstruação pode atrasar. Mas, se você estiver sem menstruar por 2 a 3 meses, procure o seu ginecologista. Somente um diagnóstico médico, feito a partir de exames específicos, vai poder te responder com certeza o que está ocorrendo do seu organismo.

Atraso menstrual e corrimento branco

Geralmente, o corrimento branco que vem com irritação e cheio desagradável é um sinal de desequilíbrio vaginal, que pode ter vários fatores, até mesmo ser fruto de doenças. Se o corrimento branco é fino, leitoso, pastoso e em pouca quantidade e sem mau cheiro ou ardência, ele é parte normal da fisiologia da vaginal.

  • Primeiro, identifique qual é o tipo de corrimento que você apresenta.
  • Depois, procure um médico se você apresentar incômodo.

O atraso menstrual pode ou não ter relação com o corrimento branco, mas isso somente o ginecologista poderá responder com certeza.

Veja também: Acetoflux faz a menstruação descer?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode atrasar a menstruação além da gravidez?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
O que pode atrasar a menstruação além da gravidez?