Outros Saúde na mulher

Por que minha menstruação não desce

Por que minha menstruação não desce

A ausência da menstruação é uma das situações mais estressantes pelas quais podemos passar. Descartando imediatamente a possibilidade de uma gravidez, seja porque não teve sexo ou porque os resultados dos testes são negativos, existe uma grande quantidade de motivos pelos quais a sua menstruação pode não aparecer. Perante esta situação sempre devemos consultar o ginecologista, principalmente quando a ausência ocorrer por um ou mais meses. No entanto, em umComo.com.br esclarecemos o panorama com algumas causas frequentes desta condição. Descubra por que sua menstruação não desce e visite seu especialista para um diagnóstico correto e definitivo.

Também lhe pode interessar: Porque minha menstruação não para?

Índice

  1. Mudanças em seu peso
  2. Efeito colaterais dos anticoncepcionais
  3. Excesso de exercício
  4. Cistos nos ovários
  5. Problemas endócrinos
  6. Menopausa prematura
  7. Insuficiência ovariana prematura
  8. Ingestão de drogas ou medicamentos
  9. Por que é importante ir ao ginecologista?

Mudanças em seu peso

Se a menstruação não descer e não estiver grávida, então é hora de pesquisar a fundo as possíveis causas desta ausência.

O nosso corpo funciona como um relógio suíço, e qualquer mudança radical pode fazer com que nossos ciclos se alterem e a menstruação não apareça. Se tiver perdido peso muito rápido por uma dieta extrema ou uma cirurgia estomacal, então é muito possível que esta seja a causa da ausência da menstruação. Da mesma forma, quem engorda muito em pouco tempo também pode deixar de menstruar.

Isso acontece porque a zona do nosso cérebro responsável por regular o ciclo menstrual deixa de funcionar adequadamente devido a estas condições extremas. As pessoas com um índice de gordura muito baixo e com transtornos alimentares como anorexia e bulimia também podem deixar de ter a menstruação.

Por que minha menstruação não desce - Mudanças em seu peso

Efeito colaterais dos anticoncepcionais

Em alguns casos o uso de algum método anticoncepcional pode causar mudanças em seu ciclo, conduzindo inclusive a que sua menstruação não desça. Se for a primeira vez que usa um método anticoncepcional específico, é muito importante estar atenta às instruções e estar completamente certa de que está fazendo tudo correto, principalmente no caso das drágeas.

Se for a primeira vez que tem uma ausência ou se for a primeira vez que toma esses comprimidos ou que usa esse anticoncepcional específico, a primeira coisa a fazer e mais importante é descartar uma possível gravidez. No nosso artigo como interpretar um teste de gravidez explicamos a você, com detalhes, o que deve saber para evitar falsos negativos. Se não estiver grávida deverá consultar o seu ginecologista para determinar por que o anticoncepcional está causando este efeito e se é necessário trocar.

Por que minha menstruação não desce - Efeito colaterais dos anticoncepcionais

Excesso de exercício

O excesso de exercício também pode afetar as funções do hipotálamo para regular o ciclo menstrual, fazendo com que a menstruação não desça. É importante lembrar que a atividade física, ainda que benéfica, deve ser realizada também com moderação para evitar lesões e problemas de saúde.

Não é bom treinar todos os dias nem se obcecar com a atividade física ou acabará afetando o seu bem-estar. No nosso artigo quanto exercício fazer por semana explicamos com detalhes os dias de descanso necessários e a quantidade de atividade a realizar segundo as suas metas físicas.

Por que minha menstruação não desce - Excesso de exercício

Cistos nos ovários

Outra das razões pelas quais a menstruação não desce pode corresponder à presença de cistos nos ovários, um problema comum que muitas mulheres apresentam. Os sintomas dos ovários policísticos caracterizam-se por ciclos menstruais irregulares e ausência de menstruação durante meses inclusive; esta condição requer atenção médica com o objetivo de regular o ciclo e evitar complicações para reproduzir no futuro.

Por que minha menstruação não desce - Cistos nos ovários

Problemas endócrinos

Diversas condições de caráter endócrino podem afetar o ciclo menstrual fazendo com que a menstruação não desça. Problemas com a tireoide, diversas condições hormonais como o excesso de prolactina no sangue ou desequilíbrios com os estrógenos podem conduzir à ausência da menstruação.

Se tiver outros sintomas, como perda ou aumento de peso sem causa aparente, mudanças de humor, cólicas menstruais muito dolorosas, dores na barriga e nos ovários e alterações na pele, como acne, urticária, etc., é importante consultar o seu ginecologista o quanto antes.

Por que minha menstruação não desce - Problemas endócrinos

Menopausa prematura

A menopausa prematura é um problema que aparece antes dos 40 anos, trazendo como consequência a suspensão da menstruação. Os sintomas que se apresentam são similares aos da menopausa clássica e é necessário consultar um ginecologista para conseguir um diagnóstico correto.

Insuficiência ovariana prematura

Também conhecida como falência ovariana precoce ou FOP, acontece quando os ovários deixam de funcionar de forma adequada antes dos 40 anos ou da idade na qual naturalmente se atinge a menopausa. A ausência da menstruação é um dos sintomas desta condição, no entanto a diferença da menopausa prematura é que quem sofre dela pode continuar tendo menstruações ocasionais.

Para seu diagnóstico é necessária a atenção ginecológica.

Ingestão de drogas ou medicamentos

O consumo de drogas ou a ingestão de certos medicamentos, principalmente quando os mesmos não foram recomendados por um especialista, também podem afetar o nosso ciclo menstrual fazendo com que a menstruação não desça.

Evitar a ingestão de medicamentos sem receita e descartar o consumo de estupefacientes é a melhor forma de prevenir estes riscos.

Por que minha menstruação não desce - Ingestão de drogas ou medicamentos

Por que é importante ir ao ginecologista?

Como pode ver, são muitas as causas pelas quais é possível que sua menstruação não esteja descendo, algumas delas podem ser resolvidas com mudanças simples e outras precisam de exames médicos e tratamentos mais complexos. No entanto, em todos os casos é fundamental o diagnóstico de um ginecologista, que depois de uma revisão médica completa e realização dos exames oportunos, poderá determinar a causa da ausência e os passos a seguir.

Não tenha medo de ir ao médico, esta é a única forma de saber o que acontece com o seu ciclo menstrual.

Veja também: 9 truques para a menstruação descer

Por que minha menstruação não desce - Por que é importante ir ao ginecologista?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que minha menstruação não desce, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Mellll
Minha menstruaçao não desce a 1 mês e 26 dias mas ela é irregular
A sua avaliação:
juliana
Pq minha mestroacao nao baixa meu filho tem 1 e 2 meses e ate agora nao desceu. Uns 3 meses me venho um sinal rosado e agora esse mês me venho uma borra de café .... O qui pode ser bao tomo anti .... Dou o peito pro meu filho
Editor umComo.com.br
Oi Juliana! O artigo indica as possíveis causas de menstruação atrasada. De qualquer forma, recomendamos que você consulte o sue médico para que ele possa te aconselhar melhor sobre o seu caso.
Silvana
Olá minha mestruacao está atrasado a 2meses tenho cisto não tomo nenhum médicamento pois quero engravidar já fiz exame e deu negativo sinto algo mexendo na minha barriga .oque tevo fazer ?quais as possibilidades?
Karine
Minha menstruação ainda não desceu
Editor umComo.com.br
A sua avaliação:
Valéria
Olá boa tarde, eu tomei por mais de sete anos a injeção trimestral e já parei de tomar a um ano e três meses. Já fui no ginecologista e ele me receitou vários tipos de medicação e ate agora nada, fiz vários exames e está tudo normal .
luzia
Olá boa tarde. . minha bebe tem 5 meses e mama so no peito. E minha menstruação desceu dia 8do mes passado e esse mês ainda não desceu ja ta com 4 dias atrasada.. To morrendo de medo de está gravida.. So que meu marido ejaculou fora.
1 de 8
Por que minha menstruação não desce