Partilhar

Porque minha menstruação não para?

Por Sara Viega. Atualizado: 18 abril 2018
Porque minha menstruação não para?

Porque minha menstruação é tão longa? Esta é uma pergunta muito frequente entre as mulheres que apresentam uma menstruação prolongada que dura muitos dias. Contudo, antes de se precipitar e ter conclusões precipitadas, você deve saber que a duração da menstruação dura varia de uma mulher para outra e que os especialistas indicam que o sangramento menstrual deve ser um motivo de alarme quando dura mais de 7 dias consecutivos e em vários ciclos menstruais consecutivos. Por detrás dessa período prolongado, podem estar várias patologias e condições que comprometem a saúde sexual e reprodutiva da mulher.

Continue lendo este artigo do umCOMO para conhecer todos estes fatores que podem responder à questão "porque minha menstruação não pára?" e não hesite em agendar uma consulta com o seu ginecologista se suspeita que pode ter algum dos problemas indicados.

Também lhe pode interessar: Por que minha menstruação não desce

Quanto tempo dura a menstruação?

A duração da menstruação costuma variar consideravelmente de uma mulher para outra mas, no geral, os ginecologistas indicam que a duração normal da mesma costuma variar entre os 3 e os 7 dias.

Quando a duração da menstruação é inferior ou superior ao intervalo indicado pelos especialistas, é conveniente consultar o ginecologista para saber quual pode ser o motivo de uma menstruação demasiado curta ou, pelo contrário, demasiado longa.

É essencial saber que a menstruação é um processo natural do corpo feminino na etapa fértil da mulher, através do qual se elimina a capa do endométrio que, durante o ciclo menstrual anterior, se preparou para alojar o óvulo e fecundá-lo. Se este óvulo não é fecundado, ocorre o sangramento vaginal ou menstruação. Pode obter mais informação sobre o ciclo menstrual e o tempo normal de sangramento vaginal, consultando esse artigo que explica quanto tempo dura a menstruação.

Porque minha menstruação não para? - Quanto tempo dura a menstruação?

Características e sinais de uma menstruação prolongada

Pois bem, o que acontece quando a menstruação dura mais do que o normal e se apresenta por um tempo prolongado? Em primeiro lugar, começamos por explicar que, medicamente, um período menstrual muito intenso ou prolongado por muitos dias de um jeito anormal tem o nome de menorragia.

Em seguida, explicamos em detalhe quando se pode considerar que alguém sofre de menorragia e quando a menstruação prolongada deve ser motivo de consulta médica:

  • O sangramento menstrual tem uma duração superior a 7 dias.
  • Surge um sangramento vaginal excessivo e não habitual, que pode chegar a empapar um absorvente ou tampão em apenas uma hora.
  • Fluxo menstrual excessivo também durante a noite, o que implica ter de mudar o absorvente durante as horas de sono.
  • Presença de grandes coágulos no fluxo menstrual.
  • Sangramento menstrual que interfere na realização das tarefas quotidianas.
  • Aparecem outros sintomas como fadiga, cansaço ou falta de ânimo. Isto pode indicar que a mulher está sofrendo de anemia.

Se você percebeu que o seu caso não é de hemorragia e deseja interromper a menstruação, recomendamos o artigo Como interromper a menstruação imediatamente.

Causas da menstruação prolongada

Para responder à pergunta "porque minha menstruação não pára?", devemos começar por entender as causas da menorragia, pois existe uma série de fatores e condições que podem estar provocando a menstruação que dura mais de uma semana e que tem sangramento vaginal intenso ou abundante. Enumeramos as possíveis causas de um sangramento prolongado nas linhas seguinte:

Alterações hormonais

Quando se produzem desequilíbrios hormonais no corpo feminino, o endométrio (revestimento do útero) desenvolve de forma excessiva, provocando assim um sangramento vaginal muito abundante durante a menstruação muito abundante. Existem afeções que implicam alterações hormonais, como o hipotiroidismo, que também pode ser uma causa de menstruações com sangramentos mais abundantes e prolongados.

Falta de ovulação

Quando o processo de ovulação não se produz no ciclo menstrual, o sangramento que é expulso posteriormente durante os dias que a menstruação dura pode ser mais prolongado e abundante.

A menstruação sem ovulação é uma condição que apenas ocorre em etapas como a adolescência ou a menopausa e que se produz como consequência da falta de progesterona e a em que os estrógenos favorecem o crescimento do endométrio.

Pólipos uterinos

Os pólipos uterinos são crescimentos benignos no revestimento interno do útero que, quando aumentam de tamanho, podem provocar sintomas como sangramento vaginal anormal, menstruação abundante e prolongada, anemia, dores e dificuldade em engravidar.

Perante os sintomas anteriores, é essencial consultar um ginecologista para comprovar se é necessário que a mulher seja submetida a uma histeroscopia, uma intervenção cirúrgica feita para remover este tipo de crescimentos. Você pode conferir mais informação sobre esta condição no artigo Como tratar um pólipo uterino.

Fibromas uterinos

Os fibromas ou miomas uterinos são tumores benignos no útero comuns em mulheres na idade fértil. Não se sabe exatamente o que os provoca, mas alguns fatores de risco incluem o excesso de peso e ser de raça afro-americana.

Em muitos casos, os fibromas uterinos não provocam sintomas na mulher mas, quando provocam, podem causar menstruações prolongadas, abundantes ou dolorosas, além do sangramento vaginal intermenstrual, micção frequente, dores durante o coito, dores no fundo das costas e problemas reprodutivos. No artigo "Como detetar fibromas uterinos", você pode consultar mais informação para aprender a identificá-los.

Uso do DIU

Em alguns casos, o uso de um dispositivo intrauterino (DIU) como método anticoncepcional pode provocar alguns efeitos secundários e, entre eles, podemos encontrar a menorragia. Quando isto acontece, o melhor é consultar o ginecologista, uma vez que é provável que seja necessário retirar o dispositivo e optar pela utilização de outro método anticoncepcional.

Adenomiose

A adenomiose é o aumento do útero, algo mais comum em mulheres com mais de 40 anos que passaram por mais de um parto ou que foram submetidas a algum tipo de cirurgia uterina. Entre os principais sintomas estão as menstruações prolongadas e abudantes, períodos menstruais dolorosos e dores durante as relações sexuais.

Consumo de alguns medicamentos

A toma de alguns fármacos, como os anti-inflamatórios, os anticoagulantes ou os hormonais, também pode provocar sangramento menstrual anormal e de duração maior.

Outras doenças que podem causar menorragia

  • Doença inflamatória pélvica
  • Endometriose
  • Cistos nos ovários
  • Doenças hepáticas
  • Doenças renais
  • Câncer cervical-uterino
  • Distúrbios de coagulação do sangue
Porque minha menstruação não para? - Causas da menstruação prolongada

Quando consultar um ginecologista

Agora que já conhece todas as possíveis causas da menstruação prolongada ou de um sangramento menstrual que dura muitos dias, é importante que você consulte o seu ginecologista o mais rápido possível se:

  • As menstruações têm uma duração que supera os 7 dias.
  • Se você usa toda a capacidade de um absorvente ou tampão cada hora 2 a 3 horas seguidas.
  • Se você sente dores pélvicas, mesmo quando não está menstruando.
  • O fluxo vaginal é anormal.
  • Você apresenta sangramento vaginal entre os períodos menstruais.
  • Você tem febre.
  • Você apresenta sangramento depois da menopausa.

Veja também: Como parar a menstruação no meio do ciclo - 9 TÉCNICAS

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque minha menstruação não para?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Porque minha menstruação não para?

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
MARIA
BOM DIA DESCOBRI QUE ESTOU COM MIOMA BEM PEQUENO ,E MEU UTERO CRESCEO 3 X O TAMANHO NORMAL, ESTOU COM SANGRAMENTO, ESTOU TOMANDO DEPO PROVERA TRI MESTRAL, MAS AINDA NÃO PAROU O SANGRAMENTO QUE É BEM POUCO ESTOU NA 2 DOSE DA INJEÇÃO MAS GOSTARIA QUE PARASSE LOGO POIS ENCOMODA TENHO QUE USAR ABSORVENTE TODO DIA PARA NÃO SER PEGA DE SURPRESA. QUANDO VOU AO BANHEIRO AI APARECE UM POUCO DO SANGUE ESCURO COMO SE TIVESSE NO FIM DA MENSTRUAÇÃO
Fatima
Eu nunca tenho 43 anos fico mistruada por oito dias muito fluxo e dores fortes inclusive tôcom anemia nunca tive rrelação com ninguém gostaria de saber porque
MARIA DA CONCEIÇÃO M.
PRIMOLUTE NOR E MELHOREI MAS FIZ EXAME E DISCOBRI QUE TENHO UM MIOMA BEM PEQUENO.

Porque minha menstruação não para?
1 de 3
Porque minha menstruação não para?

Voltar ao topo da página