Partilhar

Como parar a menstruação no meio do ciclo - 9 TÉCNICAS

Por Sara Viega. Atualizado: 18 abril 2018
Como parar a menstruação no meio do ciclo - 9 TÉCNICAS

Anticoncepcional, Primosiston e limão são alguns dos métodos conhecidos. Neste artigo do umCOMO vamos comentar quais são as formas seguras de parar a menstruação e tudo o que você precisa saber sobre o que dizem por aí. Para a menstruação no meio do ciclo até pode ser possível, contanto que você entenda algumas coisas. Informe-se com as 9 técnicas para parar a menstruação no meio do ciclo.

Também lhe pode interessar: Porque minha menstruação não para?

O que é bom para parar a menstruação? - Medicamentos

As técnicas conhecidas para interromper temporariamente o ciclo menstrual são as mesmas para parar a menstruação imediatamente e a sua eficácia nunca é 100% garantida e, muito menos comprovada. Trata-se de sabedoria popular que a ciência não explica. Se você precisa parar a menstruação que já desceu, o mais indicado sempre é conversar com o seu médico para que ele te apresente a solução mais adequada.

O que é realmente eficaz para não ter a menstruação em um dia importante é conseguir se programar com alguma antecedência. Dessa forma, você pode utilizar medicamentos que, de fato, são indicados para adiantar ou atrasar a menstruação e as chances de eles funcionarem são maiores. Como sempre, um médico sempre deveria estar ciente.

1. Não parar de tomar a pílula

Emendar a cartela de anticoncepcionais, se você toma, é uma das maneiras mais seguras de adiar a menstruação. Tudo o que você precisa fazer é não deixar de tomar a pílula no período da pausa. Passado o momento em que a menstruação já deveria ter descido, você pode suspender a pílula ou continuar cartela e pará-la no próximo mês como faria normalmente. É importante considerar que essa técnica pode implicar em mudanças temporárias no seu ciclo, como sangramento de escape, adiantamento ou atraso na próxima vez.

Quem não toma a pílula normalmente também pode 'cancelar' a menstruação com anticoncepcionais, contanto que tenha certeza que não faz parte do grupo de contraindicações do anticoncepcional. Para atrasar a menstruação com anticoncepcional, recomenda-se que você comece a tomar a pílula pelo menos 7 dias antes da data que está prevista para a menstruação descer.

2. Medicamentos antiespasmódicos para a menstruação que já desceu

Em alguns casos os medicamentos antiespasmódicos, que estão entre os indicados para diminuir a dor da cólica, podem ajudar a diminuir o fluxo e até cessá-lo para mulheres que têm pouco sangramento ou estão no final do período.

Esse tipo de remédio é usado no tratamento de espasmos musculares, diminuindo as contrações uterinas e, consequentemente, amenizando a liberação do sangue. Isso explica porque dizem que o Ibuprofeno e Buscofem serve para interromper a menstruação, ele pode ajudar. Como qualquer medicamento, eles devem ser indicados por um médico já que podem desencadear efeitos colaterais e têm grupos de riscos. Os antiespasmódicos mais indicados no período menstrual são:

3. Primosiston para cortar a menstruação

Se a sua menstruação não para uma das formas mais efetivas de cortar a menstruação com acompanhado médico é Primosiston, receitada em casos de hemorragia interna. O seu médico decerá decidir se essa é a melhor opção para o seu caso, assim como a posologia. O Primosiston é contraindicado para grávidas e lactantes.

4. Regulador Xavier 1 para interromper o ciclo

Apesar de não ter eficácia científica comprovada, o Regulador Xavier 1 é um fitoterápico que existe desde os anos 30 e se vende como medicamento fitoterápico para regular a menstruação, podendo diminuir ou cortar o fluxo.

Remédios caseiros para cortar a menstruação

No desespero de parar a menstruação antes do tempo, muita gente recorre aos remédios caseiros que estão na boca do povo e não têm efeito comprovado. As técnicas caseiras mais conhecidas para parar a menstruação depois que ela já desceu são:

5. Limão para cortar a menstruação

Embora algumas pessoas indiquem o limão como verdadeiro milagre para suspender o período menstrual, a única explicação possível para esse efeito não comprovado é a concentração de ácido ascórbico presente na fruta, que tem a propriedade de contrair os vasos sanguíneos diminuindo então o fluxo.

Se você quiser testar o limão interromper temporariamente o ciclo menstrual, recomenda-se tomar o suco de um limão espremido ou chupar um limão.

6. Como parar a menstruação com vinagre

Outro truque cuja fonte unicamente são os relatos online e pouco se fala sobre a sua eficácia científica é o de cortar a menstruação com vinagre. Se você deseja tentar, misture 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã em um copo de água e tome. Não recomenda-se tomar essa mistura repetidamente pelos altos níveis de acidez do vinagre, que podem causar problemas estomacais e queimaduras na garganta.

Chás para cortar a menstruação no meio ciclo

A garantia do funcionamento dos chás para cortar a menstruação é a mesma dos remédios caseiros: nada garante. Ainda assim, não há problemas em tentar já que eles não oferecem riscos à saúde:

7. Infusão de casca de laranja para interromper temporariamente o ciclo menstrual

A laranja é rica em bioflavonoides, pigmentos vegetais, que têm a contenção de hemorragias como uma das propriedades naturais. Para fazer o chá, basta ferver a casca de 3 laranjas para 1 litro de água durante 5 minutos. Passado o tempo, coe o o chá e consuma-o no decorrer do dia.

8. Chá de casca de cebola

A infusão de casca de cebola é um dos truques que prometem parar a menstruação imediatamente que ficou famoso na internet, mas a verdade é que pouco se sabe porque ele supostamente tem ese efeito. Para prepará-lo, você precisa ferver a casa de 1 cebola (quantidade de água que cubra ela) por 2 minutos e deixar repousar até que atinja uma temperatura boa para consumo (cerca de 8 minutos), misturar açúcar opcionalmente, e tomar a infusão a cada duas horas até que a menstruação pare ou diminua.

Água fria corta a menstruação?

A água fria pode ajudar a parar a menstruação temporariamente, mas isso não é uma regra. Baixas temperaturas contraem os vasos sanguíneos e isso por um curto período de tempo pode diminuir o fluxo menstrual ou até mesmo interrompê-lo por alguns minutos. Mas é uma solução a curto prazo que pode ser usada para quem quer interromper o fluxo para transar, por exemplo.

Para tentar a água fria para interromper a menstruação, tome um banho gelado ou um mergulhe em água fria. Se a dúvida ou a intenção era por ir a praia ou nadar, informe-se no artigo 'É possível menstruação vazar na piscina?'.

Por que você quer fazer a menstruação parar 'urgente'?

Já há um senso coletivo de que os dias em que estamos menstruadas definitivamente não são os mais agradáveis do mês. Mesmo assim, tentar parar a menstruação urgente é jogar na loteria. É preciso sempre refletir o motivo de querer fazer isso e se questionar se realmente é preciso e vale a pena. Priorize sempre uma ida ao médico antes de tomar qualquer decisão ou testar todos os métodos que você vê por aí.

Lembre-se que estamos no século 21 e já há alternativas e quebra de tabus para fazer praticamente tudo menstruada:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como parar a menstruação no meio do ciclo - 9 TÉCNICAS, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como parar a menstruação no meio do ciclo - 9 TÉCNICAS

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Sonia Marcia
É mesmo possível parar a menstruação imediatamente com esse processos?

Como parar a menstruação no meio do ciclo - 9 TÉCNICAS
Como parar a menstruação no meio do ciclo - 9 TÉCNICAS

Voltar ao topo da página