Partilhar

Como parar uma hemorragia menstrual

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 17 outubro 2018
Como parar uma hemorragia menstrual
Imagem: healthadel.com

A menstruação por si só já é um momento do mês bastante incômodo para a mulher e, ainda mais quando a menstruação se torna numa hemorragia menstrual. Considera-se hemorragia menstrual quando ocorre menstruação por mais de 7 dias e de forma abundante. Mas a hemorragia também pode ocorrer fora do ciclo menstrual da mulher, o que pode se tornar em uma condição perigosa na vida da mulher. No seguinte artigo de umComo, poderá encontrar mais informações acerca da hemorragia menstrual e como parar uma hemorragia menstrual.

Também lhe pode interessar: Porque minha menstruação não para?

Sintomas da hemorragia menstrual

A hemorragia menstrual pode acontecer a qualquer mulher, no entanto existem alguns fatores que aumentam as chances de ocorrer. Portanto, mulheres que se aproximem da menopausa, adolescentes que tenham iniciado a sua menstruação entre os últimos 12-18 meses, mulheres acima do peso ideal e com antecedentes hereditários, têm mais probabilidades de ter uma hemorragia menstrual. Esta condição caracteriza-se pelos seguintes sintomas:

  • Perda de sangue pela vagina por mais 7 dias e abundante. Considera-se abundante quando a perda de sangue diária é de mais de 80 ml.
  • Presença de coágulos grandes no fluxo.
  • Inchaço abdominal e dor na região íntima.
  • Fadiga.
  • Falta de ar.

Outro sinal de hemorragia menstrual é quando a perda de sangue é tão grande que interfere com a vida normal da mulher, impedindo-a de fazer determinadas tarefas. Para além disso, ter de trocar de absorvente durante a noite também é outro dos sinais de hemorragia menstrual.

Causas da hemorragia menstrual

São várias as causas da hemorragia menstrual e podem estar relacionadas a problemas hormonais, como ausência de ovulação, hipertireoidismo ou hipotireoidismo. Complicações na gravidez, aborto espontâneo, uso de determinados contraceptivos orais, miomas uterinos, pólipos, câncer, problemas com o dispositivo intra-uterino, lesão vaginal devido a um abuso sexual e infecções também podem estar entre as causas da hemorragia menstrual.

Como parar uma hemorragia menstrual

Sempre que você estiver sofrendo com uma hemorragia menstrual deverá consultar o seu médico ou ginecologista. O tratamento para a hemorragia menstrual vai depender da causa da mesma, pelo que terá de se descobrir primeiro a causa. Por isso, se a causa for o uso de determinados medicamentos, o tratamento passará por deixar de tomá-los ou substituí-los por outros. Caso se trate de uma infecção, terá de tomar medicamentos apropriados e, em casos mais graves poderá ser necessário uma cirurgia. O tratamento da hemorragia menstrual difere bastante consoante a sua causa. A toma de ferro e ácido fólico também pode ser indicada pelo seu médico para parar a hemorragia menstrual.

Como parar uma hemorragia menstrual - Como parar uma hemorragia menstrual
Imagem: etch.com

Cuidados durante a hemorragia menstrual

Para além do tratamento médico indicado para parar e tratar a hemorragia menstrual, a mulher deverá ter alguns cuidados com a alimentação. Primeiro que tudo, você deve-se manter hidratada bebendo entre 2 a 3 litros de água por dia. Para além disso, poderá beber suco de laranja natural entre 2 a 3 vezes ao dia. O suco de laranja vai ajudar a manter controlada a pressão sanguínea, evitando possíveis tonturas ou desmaios.

Para evitar que um quadro de anemia surja é fundamental aumentar a ingestão de alimentos ricos em ferro, como a beterraba e carnes vermelhas.

Sugestão: Como atrasar a menstruação

Como parar uma hemorragia menstrual - Cuidados durante a hemorragia menstrual
Imagem: corpoeestetica.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como parar uma hemorragia menstrual, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Diante um quadro de hemorragia menstrual, deverá consultar o seu médico ou ginecologista o mais rápido possível.

Escrever comentário sobre Como parar uma hemorragia menstrual

22 comentários
Luana
Estou mestruada a três meses nao sei mais o que fazer . A menstruação ficou intensa depois que tomei a injeção De proverá
nonata
Estou com mais de 18 dias menstruada e ta vindo muito o que faço
Editor umComo.com.br
Oi Nonata! Você precisa ir no médico com urgência. Rápidas melhoras!
Marcia
Ola ja estou mestruando a 5 meses estou fazendo tratamento pra parar a um mes e nada tenho ovario policistico tenho mt dor na regiao pelvica costas e pernas estou com mt fraqueza reclamo com meu medico e ele so fala pra continuar o tratamento estou desesperada n aguento mais tanta dor oq faço?
A sua avaliação:
LAINE
EU TOMAVA MISSEGINA HA 10 ANOS DERREPENTEB COMECEI A SANGRAR POR MAIS DE 20 DIAS FIZ A TROCA POR UMA QUE DEVO TOMAR DE 3 EM 3 MESES ESTOU MESTRUADA A 6 DIAS. VEM SO AQUELE GOTA NAO SUJA O MODES MAS Q.
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Laine! Recomendamos que você consulte um médico assim que possível. Rápidas melhoras!
jania
Fiquei assim depois que tomei um anticoncepcional chamada contracepte.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Jania! Nesse caso seria bom consultar o seu médico ou ginecologista o quanto antes para lhe ser recomendado outro anticoncepcional. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
Jessica
Ola tive relacao sexual com meu marido em um dia e no outro e começou a descer um sangramento muito intenso com coagulos grandes, sinto bastante desconforto, mal consigo sair de casa, tenho que trocar o absorvente a casa 30 minutos. O sangue desce direto. O que posso fazer para parar esse sangramento? Nao aguento mais ver tanto sangue saindo de mim.
A sua avaliação:
Joana
Porque meu fluco mestrual vheira mal
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Joana! Descubra as causas do mau cheiro do fluxo vaginal aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/porque-meu-fluxo-vaginal-cheira-mal-14564.html
kamilla
Estou menstruada a 4 dias, e está saindo muitos coágulos enormes, estou com muita dor, o que faço?
Dila Vieira
Estpu mentruada desde o dia 06/03/2016 e hoje ja é dia 18/03/2016 . Ao levantar de manhã (entre 6:00 /6:30) ja estava vazando o absorvente ai tomei banho troquei deitei novamente quando foi as 10:00 hs da manhã fui levantar o sangramento foi tão grande que sujou o chão do meu quarto a cama e tudo mais to me sentindo fraca com tremedeira e muito cansada . O que eu faço?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Dila! O melhor é você ir no médico ou ginecologista, ele saberá o que é melhor você fazer.
Elaine
Olá, fiz uma curetagem em agosto, daí a menstruação veio normal até outubro, os outros 3 meses não veio, em fevereiro veio mas não quer parar, faz 20 dias , é normal? O que faço?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Elaine! Nesse caso o melhor seria mesmo ir ao seu médico para ver do que se trata.

Como parar uma hemorragia menstrual
Imagem: healthadel.com
Imagem: etch.com
Imagem: corpoeestetica.com
1 de 3
Como parar uma hemorragia menstrual

Voltar ao topo da página