Fluxo vaginal

Como tomar Primosiston para cortar a menstruação

Como tomar Primosiston para cortar a menstruação

Às vezes, parece que realmente a menstruação escolheu os dias mais inconvenientes para descer. Seja durante uma reunião importante de trabalho, um encontro romântico ou uma viagem à praia, por exemplo, existem dias em que estar menstruada é um desconforto impossível de aguentar. Nessas horas, recorremos a quaisquer dicas ou truques que prometam interromper o sangramento o mais rápido possível.

O Primosiston é um remédio indicado para interromper sangramento vaginal anormal causado por hemorragia, muito utilizado para atrasar ou antecipar o fluxo menstrual. Neste artigo do umCOMO sobre como tomar Primosiston para cortar a menstruação reunimos informações para você discutir com seu médico se esse é um medicamento que pode ser utilizado para cortar a menstruação no seu caso. Continue lendo para saber mais.

Índice

  1. Primosiston corta a menstruação?
  2. Primosiston - posologia indicada
  3. Primosiston corta o efeito do anticoncepcional?
  4. Possíveis causas de hemorragia uterina

Primosiston corta a menstruação?

Cortar a menstruação é apenas um dos usos do Primosiston. Ele também pode ser utilizado para antecipar o fluxo sanguíneo, além de ser indicado em casos de hemorragia que causa sangramento vaginal fora do comum.

Primosiston corta a menstruação imediatamente?

Não. O tratamento com Primosiston deve ser feito de maneira contínua, pelo tempo recomendado pelo médico. Não se deve ministrar Primosiston esperando que a menstruação pare de vir no mesmo dia do início do tratamento.

Primosiston corta a menstruação já iniciada?

Sim, mas não imediatamente. Os efeitos já podem começar a ser sentidos desde o primeiro dia de tratamento, mas a menstruação não é suspensa no mesmo dia. Ao longo deste artigo, traremos informações sobre a posologia indicada.

Primosiston corta a menstruação em quanto tempo?

Geralmente, a menstruação é suspensa após 3 a 5 dias do início do tratamento com Primosiston. Enquanto o remédio não faz efeito, não desanime nem suspenda a medicação: siga tomando pelo tempo indicado, pois ele não tem efeito instantâneo. Primosiston não corta a menstruação no mesmo dia.

Sugestão: Regulador Xavier 2 faz a menstruação descer?

Primosiston - posologia indicada

Os principais usos do Primosiston, sempre com acompanhamento médico, são:

Para interromper sangramento causado por hemorragia uterina

Tome 1 comprimido 3x ao dia durante 10 dias. Se a hemorragia não está sendo causada por alguma lesão no útero, ela deve cessar em cerca de 1 a 4 dias.

Como tomar Primosiston para antecipar a menstruação

Tome 1 comprimido 3x ao dia durante 8 dias. Primosiston deve ser tomado a partir do 5º dia do ciclo menstrual, contando o primeiro dia da menstruação como primeiro dia do ciclo. A menstruação deve parar cerca de 2 a 3 dias após a suspensão do remédio.

Como tomor Primosiston para atrasar a menstruação

Tome 1 comprimido 3x ao dia durante 10 a 14 dias. O primeiro comprimido deve ser ministrado 3 dias antes da data prevista da sua próxima menstruação. Não se esqueça de descartar a possibilidade de gravidez antes de iniciar o tratamento com Primosiston nesse caso, uma vez que o medicamento é contraindicado para grávidas e lactantes.

Primosiston corta o efeito do anticoncepcional?

Primosiston é um medicamento composto por hormônios similares ao anticoncepcional. Por isso, é contraindicado seu uso concomitante com anticoncepcionais, pois pode sobrecarregar o corpo da mulher pela alta taxa hormonal e acabar provocando consequências como desregulamento da menstruação, enjoo, vômitos, dores de cabeça, espinha, retenção de água, ganho de peso, dores abdominais e cansaço. O uso de Primosiston juntamente com pílula do dia seguinte também é contraindicado.

No entanto, apesar dos malefícios causados ao se misturar os dois remédios, frisamos que Primosiston não corta o efeito do anticoncepcional nem da pílula do dia seguinte.

Se você faz uso de anticoncepcional e está com a menstruação desregulada a ponto de precisar fazer uso de outra medicação para regulá-la, talvez seja a hora de conversar com o seu ginecologista e trocar de anticoncepcional. Lembre-se que uma das funções do anticoncepcional, dentre tantas, é justamente regular o ciclo menstrual para que ele venha sempre na mesma quantidade, frequência e nos mesmos dias. Vale discutir com o médico a necessidade de uma investigação mais profunda a respeito das causas que estão desregulando a sua menstruação, mesmo com o uso do anticoncepcional.

Leitura complementar: O que pode cortar o efeito do anticoncepcional

Possíveis causas de hemorragia uterina

A hemorragia uterina deve ser cogitada quando a menstruação está perdurando por mais de uma semana. Primosiston deve ser ministrado nesses casos para evitar que a paciente perca muito sangue. Confira abaixo algumas possíveis causas de hemorragia uterina:

  • Aborto, espontâneo ou não, pode gerar ferimentos no útero, causando sangramento excessivo. A paciente deve visitar um médico imediatamente para que o sangramento seja estancado;
  • Uso de anticoncepcionais cujos compostos não se adaptaram perfeitamente ao corpo da paciente. O ideal é voltar ao ginecologista e buscar outra medicação que não traga efeitos colaterais graves
  • Gravidez;
  • Problemas de coagulação;
  • Desequilíbrios hormonais que podem ter diversas explicações, inclusive estresse;
  • Síndrome do ovário policístico;
  • Infecções no útero, que costumam vir acompanhadas de sintomas como corrimentos de odor fétido, dor ao urinar e durante relações sexuais. Podem ser decorrentes de alguma doença sexualmente transmissível.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Primosiston para cortar a menstruação, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Denise
Bom dia, já estou a 30 dias mestruada, já to na segunda caixa de ácido tranexâmico,tomando de 6 em 6 horas, to tomando anticoncepcional e não para o sangramento, alguem pode me ajudar em que devo fazer. Obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Denise, neste caso o ideal é você consultar um médio especialista, só ele/a será capaz de avaliar o seu caso e verificar o melhor tratamento, caso seja necessário. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
A sua avaliação:
Tabita
De quanto em quanto tempo tem que tomar para retardar a menstruação?
A sua avaliação:
ckaudia
faz 15 dias tomando ate agora nao parou hemorragia que fazer
Como tomar Primosiston para cortar a menstruação