Fluxo vaginal

Emendar a cartela de anticoncepcional atrasa a menstruação?

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 30 abril 2018
Emendar a cartela de anticoncepcional atrasa a menstruação?

Emendar a cartela de anticoncepcional é o caminho encontrado por algumas mulheres para não menstruar quando for conveniente. A curto prazo, o que se pode dizer é que emendar a pílula é considerado uma maneira de suspender a menstruação. Quando a pílula para de ser tomada é possível que haja um atraso no ciclo ou até uma desregulamento. Para explicar se emendar a cartela de anticoncepcional atrasa a menstruação e outras dúvidas relacionadas, o umCOMO reuniu informações sobre o tema.

Índice

  1. Como atrasar a menstruação com anticoncepcional
  2. Ao emendar cartela de anticoncepcional se pode engravidar?
  3. Emendar a cartela de anticoncepcional desregula o ciclo?
  4. Emendar a cartela de anticoncepcional: sintomas e efeitos colaterais

Como atrasar a menstruação com anticoncepcional

Sim, podemos considerar que emendar a cartela de anticoncepcional atrasa a menstruação. Mas, é preciso fazer da maneira correta para que funcione e que você não coloque a sua saúde em risco. O ideal é conversar com um ginecologista antes para que ele analise o seu caso e julgue se emendar as cartelas é realmente a solução mais adequada.

Para emendar a cartela de anticoncepcional basta não parar de tomá-la após o último comprimido. Ao invés de fazer a pausa de 4 a 7 dias ou tomar as pílulas placebos, geralmente coloridas no final da cartela, comece a tomar as pílulas de uma nova cartela.

No entanto, não é recomendado fazer disso uma rotina, a menos que o seu médico tenha indicado. A menstruação deverá descer no final da segunda cartela, ou quando você parar de tomar a pílula.

Uma alternativa para quem deseja interromper a menstruação por mais tempo é a pílula de uso contínuo, muito usada em casos de endometriose. Mesmo assim, médicos recomendam uma pausa a cada 3 meses para que a menstruação desça. Para usá-la consulte um médico que possa te indicar a mais adequada e avaliar o seu caso.

As injeções hormonais também são uma alternativa para interromper a menstruação por longos períodos. Por conter mais hormônios, é fundamental que sejam receitadas por um ginecologista já que ela não é indicada para todas as mulheres. Mulheres que já tiveram câncer, ou têm suspeita de gravidez, por exemplo, nem sempre podem tomar. Já as mulheres que têm casos de trombose na família sempre devem consultar um médico diante da ideia de tomar pílula.

Veja também: Como atrasar a menstruação com limão

Ao emendar cartela de anticoncepcional se pode engravidar?

Além de interromper a menstruação, ao emendar a cartela de pílula os efeitos contraceptivos dela continuam funcionando se ela é tomada corretamente, todos os dias e no mesmo horário. Apesar de serem muito baixas, existe um chance de cerca 2% de engravidar mesmo quando se toma anticoncepcional.

A combinação do anticoncepcional e o uso de preservativo continua sendo a maneira mais eficaz para evitar uma gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis.

Emendar a cartela de anticoncepcional desregula o ciclo?

Sim. Pode não acontecer com todas as mulheres, mas existe uma tendência à desregulagem do ciclo ao emendar as cartelas. A menstruação pode demorar um pouco para descer quando se para de tomar os comprimidos e voltar ao ciclo regular. Este é um fator que varia muito de mulher para mulher.

Além da variação quanto às datas da menstruação, podem haver alterações quanto à quantidade de fluxo sanguíneo e sua intensidade.

Veja mais em: Primosiston corta o efeito do anticoncepcional? - Recomendações de uso

Emendar a cartela de anticoncepcional: sintomas e efeitos colaterais

O organismo de cada mulher reage de maneiras diferentes aos hormônios da pílula. Mas, de forma geral os efeitos colaterais são os mesmos de quem toma a pílula com a pausa para a menstruação descer.

Quem sofre de cólica pode notar uma diminuição das dores com a pílula, mas isso não é uma regra. Se você sentir náuseas com a pílula, procure um médico, talvez seja preciso trocar de anticoncepcional.

A principal diferença relatada por mulheres que já emendaram a cartela é a possibilidade do 'escape', uma pequena quantidade de sangue que pode descer em algum dia do mês quando não se menstrua há muito tempo.

Emendar a cartela de anticoncepcional causa inchaço?

Sim, pode acontecer. A retenção de líquidos pode aparecer como efeito colateral de alguns anticoncepcionais e se prolongar quando ela é tomada continuamente. É por isso que quem planeja emendar a pílula por muito tempo deve se consultar com um médico, existem pílulas com menos hormônios que são mais indicadas para essas situações.

Os efeitos colaterais mais comuns que podem aparecer em algumas mulheres que tomam a pílula são:

  • Dor de cabeça
  • Náusea
  • Retenção de líquidos
  • Alterações de humor
  • Amenização dos sintomas da TPM
  • Alteração do flxo
  • Alterações na pele
  • Diminuição da líbido

Sugestão: É possível parar a menstruação imediatamente?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Emendar a cartela de anticoncepcional atrasa a menstruação?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Bruna
Emendo a pílula a quase 2 anos e nessa última cartela falhei algumas vezes entao resolvi parar e veio um pouquinho de menstruação escura e não durou um dia e parou já estou no 6 dia de pausa o q pode ser ?
Auzerlandia
Oi boa noite.. Emendei as cartelas do mês de setembro pro mês de outubro..
E nas minhas contas o ultimo conprimido tomei dia 14,só que minha M ñ veio ainda. Será que é normal?
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
oi, Auzerlandia. Existem muitas possibilidades, na verdade. Este artigo sobre o que pode atrasar a menstruação pode te ajudar: https://saude.umcomo.com.br/artigo/o-que-pode-atrasar-a-menstruacao-alem-da-gravidez-28245.html
Sebastiana Cosmo Da Silva
Eu emendei 2 cartelas di remédio di evita e normal atrasa um ciclo
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Sebastiana. O atraso pode acontecer, sim, mas o ideal é que você converse com seu médio e faça exames.
mel
Posso emendar também a injeção para não menstruar? Pesquisei nesse site http://cyclofemina.com.br com informações da bula mas não achei sobre esse assunto específico.
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Mel. A injeção deve ser indicada pelo seu médico, o ideal é que você pergunte a ele já que as injeções podem ser diferentes.
Emendar a cartela de anticoncepcional atrasa a menstruação?