Fluxo vaginal

Como atrasar a menstruação com limão - cuidados naturais!

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 10 abril 2018
Como atrasar a menstruação com limão - cuidados naturais!

Atrasar a menstruação pode ser o superpoder que muitas mulheres desejam, já que de vez em quando nós sabemos que ela vai descer bem naqueles dias em que já temos um plano de sair com o gato ou fazer aquela viagem para a praia. Dentre as técnicas comentadas, uma delas é utilizar o limão. Mas funciona mesmo? O umCOMO reuniu informações e responde agora como atrasar a menstruação com limão.

Também lhe pode interessar: Limão faz a menstruação descer?

Índice

  1. Suco de limão atrasa a menstruação?
  2. Como atrasar a menstruação com alimentos
  3. Como atrasar menstruação naturalmente
  4. Objetivo: atrasar menstruação para viajar

Suco de limão atrasa a menstruação?

Não existem estudos conhecidos que afirme categoricamente as propriedades do limão com o intuito exato de atrasar a menstruação. Mesmo assim, trata-se de uma prática conhecida pela sabedoria popular e confirmada por mulheres que já utilizaram. Inclusive, essa é uma das técnicas indicadas no artigo do umCOMO sobre Como atrasar a menstruação.

A explicação mais plausível para essa relação entre limão e menstruação assimila a concentração de ácido ascórbico e todas as propriedades da fruta, de uma maneira em que os vasos sanguíneos se contraem e a menstruação pode atrasar ou até ser suspensa quando já desceu.

Ainda que não haja comprovações científicas, você pode tentar atrasar a menstruação com limão da seguinte maneira:

  1. Esprema o suco de 1 limão e misture com 1 copo de água (pode ser água morna para já aproveitar os 7 benefícios de beber água com limão);
  2. Beba uma mistura como essa todos os dias ao acordar 1 semana antes da sua menstruação descer;
  3. Algumas pessoas relatam ter conseguido atrasar a menstruação por 1 ou 2 dias fazendo isso.

Como atrasar a menstruação com alimentos

A teoria dos alimentos que atrasam a menstruação tampouco tem fundamentos científicos e também vem da sabedoria popular, que ainda recomenda começar incluindo os alimentos na dieta pelo menos duas semanas antes e acompanhados de muita água. Ainda assim, os alimentos conhecidos por atrasarem a menstruação são:

  • Melancia
  • Pepino
  • Limão
  • Leitelho
  • Chá de salsa
  • Sopa de lentilhas

Alimentos que podem adiantar a menstruação

Em contrapartida, também dizem que alguns alimentos e condimentos conhecidos por acelerar o metabolismo devem ser evitados quando você quer atrasar a menstruação, já que eles podem adiantá-la. São eles:

  • Gengibre
  • Pimenta
  • Alho
  • Papaia
  • Gergelim
  • Canela

Veja mais em: Limão faz a menstruação descer? - Verdades e receitas

Como atrasar a menstruação com limão - cuidados naturais! - Como atrasar a menstruação com alimentos

Como atrasar menstruação naturalmente

Além do limão e dos alimentos já comentados, existem outros métodos da crença popular que prometem atrasar a menstruação de forma natural.

Vinagre para retardar a menstruação

O vinagre é uma das técnicas mais conhecidas e que ainda não tem uma explicação oficial e científica para o seu funcionamento. Apesar da sua acidez que pode ser prejudicial para o estômago e para a garganta, há quem afirme que consumir o vinagre dias antes do período pode atrasar o fluxo.

O ideal é misturar com água e consumir moderadamente para evitar a acidez no estômago:

  1. Dilua 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã em 1 copo de água;
  2. Faça isso 1 ou 2 dias antes do esperado para que a sua menstruação desça;
  3. O atraso deverá ser de 1 dia

Exercícios físicos

A prática de exercícios físicos aumenta os níveis de estrogênio no corpo e isso funciona como um sinal para que a menstruação não venha logo. Portanto, vale investir em exercícios que te deixem cansada como correr, ou pegar um pouquinho mais pesado na academia.

Água fria

As mesmas crenças populares observaram que os banhos de água fria são uma maneira de provocar o metabolismo com a temperatura corporal e, consequentemente, atrasar a menstruação.

Objetivo: atrasar menstruação para viajar

Se o seu objetivo é atrasar a menstruação por conta de uma viagem, você pode se planejar com um pouco de antecedência e ao invés de arriscar as técnicas naturais que não têm uma eficácia 100% garantida, receber a assistência de um ginecologista. A técnica mais comum recomendada por eles é o uso de anticoncepcionais, já que é possível controlar o dia em que a menstruação vai descer.

Lembre-se que cada caso é um caso e cada mulher tem um anticoncepcional mais indicado. Assim, só um ginecologista poderá indicar o anticoncepcional mais adequado. Nunca tome hormônios por conta própria.

Vale afirmar que não há motivos para pânico se a menstruação vier mesmo assim. Isso significa que o seu corpo está funcionando bem e você não precisa deixar de fazer nada só porque está menstruada. Estas são algumas soluções que você pode usar na sua viagem caso a menstruação venha mesmo assim:

Como atrasar a menstruação com limão - cuidados naturais! - Objetivo: atrasar menstruação para viajar

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como atrasar a menstruação com limão - cuidados naturais!, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • Nenhuma técnica natural para atrasar a menstruação é 100% garantida. O ideal é sempre consulta um ginecologista.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como atrasar a menstruação com limão - cuidados naturais!