PARTILHAR

Limão faz a menstruação descer?

Limão faz a menstruação descer?

A menstruação pode ser um verdadeiro inconveniente quando cai em um dia inesperado ou quando já temos algum compromisso marcado - parece até mesmo que ela escolhe os dias mais impróprios para dar as caras, quando estamos mais indispostas para lidar com o fluxo e com as alterações hormonais que ele acarreta. Se fosse possível atrasá-la apenas um pouco, até passar o dia de ir à praia ou aquele encontro especial marcado há tanto tempo, ia ser de grande ajuda, não é mesmo?

Com esta finalidade, existem várias dicas e truques caseiros que podem ajudar. Eles não necessariamente possuem uma comprovação científica, mas sua eficácia é reiterada pela sabedoria popular e pela experiência de muitas mulheres. No entanto, é essencial ter em conta que cada corpo é diferente, assim como a reação a cada técnica para Neste artigo do umCOMO respondemos se o limão faz a menstruação descer e o quais as ideias relacionadas.

Limão faz a menstruação descer?

Não se pode afirmar. Apesar de estar enraizado na cultura popular, não há nenhum estudo científico que comprove que limão faz a menstruação descer. O que é sabido é que o consumo regular de vitamina C ajuda na produção de estrogênios, que podem contribuir para a contração das paredes uterinas e fazer a menstruação descer no período regular.

Limão corta a menstruação: mito ou verdade?

Há também quem afirme que o limão pode cessar a menstruação. Como dito, é difícil fazer essa afirmativa com total certeza. Isso porque não existem estudos científicos que comprovem e relacionem as propriedades do limão com o atraso da menstruação.

Contudo, essa é uma técnica que existe há anos, passada de geração para geração, reiterada pela sabedoria popular e pelos inúmeros relatos positivos de mulheres que já a usaram e que podem afirmar que ela funciona. Não custa tentar e verificar você mesma se essa dica funciona. Outra variável pertinente é que cada organismo funciona de maneira diferente, ou seja, o que não surtiu efeito para uma pessoa pode surtir para você, e vice-versa.

Por que dizem que o limão 'para' a menstruação?

Para explicar essa fama de que o limão corta a menstruação, a hipótese mais aceita hoje em dia se dá por conta de sua alta concentração de ácido ascórbico, a famosa vitamina C, fazendo os vasos sanguíneos se contraírem de forma que a menstruação pode atrasar ou até mesmo ser "interrompida" quando a mesma já desceu.

A vitamina C é famosa por ajudar a regular o período menstrual. Ou seja, para além do limão, você pode buscar outras fontes desse nutriente, como a laranja, salsa, cranberry, toranja, goiaba e manga, por exemplo. Existem outras inúmeras fontes de vitamina C que podem ser utilizadas e podem proporcionar resultados semelhantes!

Relatos de mulheres em fóruns pela Internet indicam que é possível atrasar a menstruação com limão em até 1 ou 2 dias.

Como fazer a menstruação descer mais rápido com limão

A maneira correta de ministrar o limão para este fim é utilizando o suco de 1 limão para 1 copo de água. Beba essa mistura todos os dias durante uma semana antes da data prevista para a sua menstruação descer, preferencialmente, ao acordar e ainda em jejum. Lembrando que, caso o seu ciclo seja irregular e seja difícil precisar que dia exatamente a sua menstruação virá, o truque com limão pode não funcionar da maneira esperada. Se esse é o seu caso, confira em nosso outro artigo Como tomar prímula para regular a menstruação. Uma vez com o ciclo regulado, você pode se sentir mais segura para testar o limão para atrasar o ciclo!

Além do benefício de atrasar o ciclo, as vantagens de tomar o limão em jejum são inúmeras! Ele diminui o estresse, possui efeito diurético, estimula o sistema imunológico, possui antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce e sua fibra pectina ajuda, ainda, na perda de peso e na promoção do emagrecimento.

Mais formas de utilizar o limão para atrasar a menstruação

Além de poder utilizar o suco do limão na água para beber em jejum, existem outras formas de aproveitar e usufruir da fruta com o objetivo de regular a menstruação.

É comum ver depoimentos de mulheres que fizeram uso de limão com sal para a menstruação descer ou até mesmo chuparam limão para a menstruação descer mais rápido. Novamente, não existe comprovação científica que embase essas declarações, ficando por conta da sabedoria popular. No entanto, é mais comum ver o limão ligado à receitas que atrasem a menstruação, não que a adiantem. Para não correr o risco de buscar um resultado e acabar por obter outro completamente diferente, o ideal seria buscar outras dicas mais confiáveis que já são famosas por ajudar a descer a menstruação.

Dicas para a menstruação descer mais rápido

Como mencionado antes, a eficácia dessas dicas para a menstruação descer mais rápido variam de mulher para mulher. Enquanto que algumas pessoas defendem afincadamente que funcionam, outras dizem não passar de um mito. Como cada caso é um caso, cada mulher deve testar os truques e descobrir o que funciona com o seu corpo:

Truques para a menstruação descer

  • Se você já sente a cólica e a inflamação clássicas da chegada da menstruação, aplique calor na zona várias vezes ao dia. Concentre a água quente no ventre na hora do banho ou use uma bolsa de água quente na barriga.
  • Como indicado antes, um truque saudável é incluir alimentos ricos em vitamina C na dieta do dia-a-dia.
  • Tomar aspirina pode fazer com que o sangue fique mais fino e leve, ajudando a menstruação quando já se sentem cólicas e inflamação. Para isso, triture duas aspirinas e dissolva num copo de água. Adicione um pouco de mel ou açúcar para a mistura não ficar tão amarga e beba uma vez por dia. Contudo, tenha atenção: pessoas com problemas de coagulação não devem usar esse método!

Remédios caseiros para a menstruação descer

Além dos truques mencionados, existem alguns chás para menstruação descer mais rápido que se provaram eficazes em muitos casos:

Canela

A infusão de canela é a mais popular para fazer a menstruação descer. Entre nesse artigo e descubra como acelerar a menstruação com canela.

Arruda

Para tomar arruda e fazer menstruação descer, ferva uma colher de folhas de arruda por cada xícara de água. Coloque no fogo até ferver, deixe esfriar e tome a sua infusão de arruda depois de coar as folhas.

Artemísia

O chá de artemísia para descer menstruação deve ser consumido precisamente do mesmo jeito que a arruda, uma colher de sopa para cada xícara.

Sálvia

Para descer menstruação com chá de sálvia e aliviar a cólica, ferva uma colher de sopa de sálvia em meio litro de água. Leve ao fogo e, quando ferver, retire e deixe repousar (tampado) por 10 minutos antes de coar e beber. Se você preferir, pode adicionar um pouco de mel para adoçar.

Açafrão

Prepare esse chá para descer menstruação usando uma grama de açafrão para um litro de água. Misture bem, leve ao fogo e deixe ferver por 5 minutos. Deixe esfriar antes de tomar e, se for necessário adoçar, junte um pouco de mel e/ou limão.

Cravo-da-Índia

O cravo-da-Índia pode baixar menstruação quando é usado na proporção de 1 grama para cada xícara de água. Coloque a água no fogo e, quando ferver, junte os cravos. Desligue o fogo e deixe repousar por 10 minutos antes de coar e beber.

Manjericão

Prepare o chá de manjericão com folhas secas ou frescas, usando uma colher de sopa para cada xícara de água. Ferva a água, desligue o fogo e junte as folhas. Tampe a panela, deixe por 10 minutos e adoce a gosto antes de beber.

Confira mais opções e conheça as propriedades de cada substância no artigo 15 chás para descer menstruação atrasada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Limão faz a menstruação descer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Enia
Obrigad pelas dicas
A sua avaliação:
Veronica Alves
Chá de limão faz a menstruação descer também?
Limão faz a menstruação descer?
Limão faz a menstruação descer?

Voltar ao topo da página ↑