Partilhar

Como tomar prímula para regular a menstruação

Por Sara Viega. Atualizado: 6 abril 2018
Como tomar prímula para regular a menstruação

A prímula é uma planta que se conhece como "a planta da mulher" já que entre as suas múltiplas propriedades, muitas delas tratam do ciclo menstrual: desde os sintomas pré-menstruais até aos efeitos da menopausa. São muitas as mulheres que optam por tomar prímula para regular a menstruação e poder ter ciclos mais controlados e frequentes; neste artigo de umComo contamos a você como tomar prímula para regular a menstruação.

Também lhe pode interessar: Menstruação adiantada pode ser gravidez?
Passos a seguir:
1

Os ciclos habituais da menstruação encontram-se entre os 20 e 24 dias, se não se estiver dentro destes limites é recomendável consultar um especialista para examinar a origem da irregularidade. Uma das formas que existem para regular o ciclo menstrual é através das pérolas de óleo de prímula, um remédio natural que consiste no óleo que sai da semente desta planta.

2

O motivo pelo qual a prímula funciona perfeitamente para tratar a menstruação é que está formada por óleos essenciais como os ácidos linoleico e ácido gama-linoleico. Estes dois componentes colaboram para que o sistema hormonal se regule, assim como os processos de coagulação do sangue. A prímula também contribui para que se crie um hormônio com efeito inflamatório, algo que consegue reduzir os efeitos da síndrome pré-menstrual como a dor de barriga, o inchaço, a inflamação dos seios, etc.

Como tomar prímula para regular a menstruação - Passo 2
3

A forma que existe para tomar prímula é na forma preparada que encontrará em muitas lojas de produtos naturais. Nestas lojas poderá adquirir pérolas de óleo de prímula que ajudarão você a regular a menstruação e a diminuir os transtornos prévios do ciclo. A dose exata deve ser recomendada por um médico porque dependerá sempre da concentração de prímula que tenham as cápsulas, assim como de vitamina E. Como regra geral, não se costuma recomendar mais de 1000 miligramas de prímula por dia, mas a quantidade exata tem que ser indicada por um especialista.

4

Além de incorporar óleo de prímula no seu dia a dia, também é importante que, se você quiser regular a menstruação, siga uma dieta com pouco açúcar e gordura já que a alimentação é muito importante para poder ter ciclos normais. Também devemos evitar viver momentos de estresse ou nervosismo, algo que também consegue desestabilizar a menstruação.

Como tomar prímula para regular a menstruação - Passo 4
5

O óleo de prímula, além de servir para regular os ciclos menstruais, também costuma ser receitado para tratar outros desequilíbrios que vêm dados pela saúde sexual da mulher; assim, é habitual que se tratem os sintomas pré-menstruais, os sintomas dos ovários policísticos ou os afrontamentos que procedem da menopausa.

Leia também: Como fazer a menstruação descer imediatamente - É possível?

6

Ainda que seja conhecida como "a planta das mulheres", a prímula também serve para outros fins como, por exemplo, para proteger o estômago ou prevenir e tratar doenças gastrointestinais. Também é um bom aliado para ajudar a reduzir o colesterol ruim ou ajudar a combater as dores da artrite por suas propriedades anti-inflamatórias. Neste artigo de umComo contamos a você quais são os benefícios do óleo de prímula.

Como tomar prímula para regular a menstruação - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar prímula para regular a menstruação, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como tomar prímula para regular a menstruação

O que lhe pareceu o artigo?

Como tomar prímula para regular a menstruação
1 de 4
Como tomar prímula para regular a menstruação

Voltar ao topo da página