Partilhar
Partilhar em:

Como fazer a menstruação descer imediatamente - É possível?

Existem técnicas para fazer a menstruação descer o mais rápido possível, mas é importante que a pessoa esteja dentro do período esperado e nas condições normais de seu ciclo. Caso contrário, será preciso avaliar todas as circunstâncias junto a um ginecologista. Se você precisa fazer a menstruação descer imediatamente, o umCOMO discorre sobre o tema neste artigo e mostra tudo o que pode ser feito para te ajudar.

É possível fazer a menstruação descer no mesmo dia?

Sim, mas nem sempre. Se você tem o ciclo menstrual regular e ele 'religiosamente' chega nos dias esperados, caso você não esteja grávida, sua menstruação pode estar atrasada por fatores psicológicos (veja em: o que pode atrasar a menstruação além da gravidez). Portanto, a resposta para essa pergunta é positiva se o atraso for pouco e a causa não estiver relacionada a nenhuma patologia.

No entanto, apesar de ser possível. Esse efeito nunca é garantido, já que depende de uma infinidade de fatores que vão desde a causa do atraso até o funcionamento do organismo. Ou seja, as técnicas para fazer a menstruação descer imediatamente têm muito mais chances de funcionarem se você está no período do seu ciclo.

Se você não conhece muito bem o seu ciclo, vale a pena dar uma lida no artigo sobre como calcular o seu ciclo menstrual.

Lista de chás que ajudam a fazer a menstruação descer 'urgente'

É impossível e irresponsável afirmar que exista algum chá 'tiro e queda' para fazer a menstruação descer, por duas explicações simples:

  1. Se existem patologias relacionadas a este atraso, elas devem ser avaliadas por um médico;
  2. Se o motivo do atraso é uma gravidez, os chás, apesar de serem considerados abortivos, não abortam e sim oferecem riscos à saúde do feto e da mãe. É por isso que sob qualquer suspeita de gravidez, as técnicas para fazer a menstruação descer não devem ser consideradas e sim um teste de gravidez.

Chás que ajudam a baixar a menstruação

Descartadas as hipóteses de patologias e gravidez, existe sim uma variedade infusões e chás com propriedades que estimulam as contrações uterinas e podem dar uma forcinha para que a menstruação desça algumas horas ou até alguns dias antes do esperado. De acordo com o artigo dos 15 chás para descer a menstruação atrasada (receitas no link), são eles:

  • Agoniada
  • Angélica
  • Arruda
  • Artemísia
  • Açafrão
  • Boldo chileno
  • Canela
  • Cravo-da-Índia
  • Manjericão
  • Macela
  • Salsa
  • Orégano
  • Poejo
  • Salsa
  • Uxi amarelo

Importante: não se deve tomar mais do que 3 xícaras ao dia, nem misturar os chás pois há risco de intoxicação.

Sugestão: Chá de orégano faz a menstruação descer em quantos dias?

Simpatias para a menstruação descer 'ainda hoje' funcionam?

A ciência não reconhece a eficácia das simpatias para a menstruação descer rápido, mesmo assim, há quem prefira tentar a fé da cultura popular. Embora não haja nenhuma evidência que orações e simpatias funcionem, elas podem ser uma maneira de deixar a pessoa mais tranquila. Se a causa do atraso for um estresse ou ansiedade, por exemplo, tentar e acreditar nas simpatias não faz mal nenhum.

Café faz a menstruação descer?

Não existem evidências de que café normal ou café amargo faça a menstruação descer. Trata-se de um mito popular. Confira a explicação no artigo 'Café amargo faz a menstruação descer?'.

Limão faz a menstruação descer?

A ingestão de vitamina C pode contribuir para a produção de estrogênios e para uma consequente contração da parede do útero, que provoca o sangramento da menstruação. Mesmo assim, não há garantia da eficácia imediata dessa técnica. O ideal é consumir alimentos ricos em vitamina C regularmente para que não haja deficiências de vitaminas no seu organismo.

Veja mais em: Limão faz a menstruação descer? - Verdades e receitas

Remédios que fazem a menstruação descer rápido

Todos os remédios que prometem fazer a menstruação descer 'urgente' devem ser indicados por um médico. Os mais conhecidos são o Regulador Xavier 2 (regulador menstrual) e o Acetoflux, que costuma ser indicado em casos de amenorreia secundária (mais de 3 meses sem menstruar). Nenhum deles deve ser usado sob suspeita de gravidez.

Já o Misoprostol, ou Cytotec, não deve ser tomado em hipótese alguma sem o acompanhamento médico.

Fonte: Acervo Instituto Durango Duarte

E se a menstruação não descer?

Se já passou da hora que era para ter vindo e a menstruação ainda não desceu, faça um teste de gravidez de farmácia para acabar com a suas dúvidas. Sendo o resultado positivo ou negativo, você precisa procurar um médico já que a menstruação atrasada pode ser sintoma de problemas de natureza hormonal, psicológica ou estar relacionada a outras patologias.

Se o motivo pelo qual você gostaria de fazer a menstruação descer imediatamente não era um atraso e sim um adiantamento e ela não veio, lembre-se que a menstruação não deve te impedir de fazer nada. Hoje em dia o que não falta são alternativas para que os desconfortos da menstruação sejam os menores possíveis. Pensemos em algumas possibilidades:

  • Se você deseja fazer menstruação descer antes porque vai para a piscina ou praia, considere utilizar um absorvente interno ou dê uma lida nas dicas do post sobre como nadar menstruada;
  • Se um encontro é o motivo que te faz querer ter a menstruação antes, saiba como transar menstruada;
  • Se você vai praticar esportes ou alguma atividade em que a menstruação possa atrapalhar, informe-se sobre o coletor menstrual.

Afinal, respeitar e cuidar do seu corpo está acima de tudo. Ao perceber qualquer anormalidade no seu ciclo, procure um médico. Não encare a menstruação como um problema ou algo que possa te impedir de fazer algo. Fazer com que a menstruação desça imediatamente, pode até acontecer para algumas pessoas, mas o mais importante é entender que ela não deve nos impedir de seguir a rotina e que a sua ausência exige a avaliação de um médico.

Veja também: 9 truques para a menstruação descer - Melhores chás e dicas

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer a menstruação descer imediatamente - É possível?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como fazer a menstruação descer imediatamente - É possível?

1 comentário
Ivony
Faltam 12 dias pra minha menstruação descer mas preciso adianta- lo até mesmo pra regular qual chás devo tomar
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi, Ivony. Você só consegue adiantar a menstruação para alguns dias antes do período e nem sempre isso é possível. O ideal é sempre consultar um ginecologista. Sugerimos a leitura do artigo sobre os 15 chás para descer a menstruação atrasada: https://saude.umcomo.com.br/artigo/15-chas-para-descer-menstruacao-atrasada-com-receitas-28554.html

Fonte: Acervo Instituto Durango Duarte
1 de 3