Partilhar

Como fazer a menstruação descer o mais rápido possível

Você pode até encontrar pela internet promessas de truques para fazer a menstruação descer quando quiser, mas o que você precisa se lembrar antes de sair testando tudo o que vê por aí é que o nosso corpo não é uma máquina e que a menstruação atrasada pode ser sinal de algo sério ou mais importante. O corpo humano é algo tão complexo que a própria ciência não garante nenhuma técnica que faça a menstruação descer no mesmo dia. É por isso que neste artigo do umCOMO nós falamos sobre como fazer a menstruação descer o mais rápido possível, e quando é que você pode ou não colocar em prática essas tentativas sem oferecer riscos à sua saúde. Entenda abaixo.

Por que você precisa fazer a sua menstruação descer urgente?

A urgência de fazer com que a menstruação desça imediatamente é algo sério que precisa ser analisado antes de sair testando as técnicas da internet:

Adiantar a menstruação

Se você precisa fazer a menstruação descer o mais rápido possível com a intenção de adiantá-la, saiba que essas técnicas só têm chances de funcionar se você está próxima à data em que costuma menstruar. Caso contrário, é impossível que você menstrue no meio do seu ciclo, por exemplo. Ou seja, métodos que prometem fazer a menstruação descer em até 30 minutos não têm fundamentos a não ser a combinação do efeito de potencializadores das contrações uterinas com a mera coincidência.

Uma opção para quem deseja fazer isso por conta de algum evento ou viagem, por exemplo, é se programar para atrasar a menstruação intencionalmente com anticoncepcional. Se este é o seu caso, sugerimos que você se informe com seu médico e dê uma lida no artigo sobre como atrasar a menstruação com anticoncepcional.

Atraso menstrual

Já para quem está preocupada com um atraso menstrual, neste caso é ainda mais importante analisar as possibilidades. Se existir a chance de uma gravidez, você não deve tentar nenhum tutorial de como fazer a menstruação descer mais rápido sem antes conversar com um médico e fazer um teste de gravidez.

As principais causas para menstruação atrasada são:

  • Gravidez;
  • Estresse e ansiedade;
  • Alterações de peso;
  • Problemas na tireoide;
  • Menopausa;
  • Infecções;
  • Efeito colateral de medicamentos;
  • Menopausa prematura;
  • Insuficiência ovariana prematura;
  • Cisto no ovário;
  • Abuso de álcool e cafeína.

Entenda com detalhes todas essas causas no artigo: Por que minha menstruação não desce?

Calor para fazer a menstruação descer o mais rápido possível

Se o seu caso é daqueles em que você sente a cólica, sabe que está próxima ao período, mas a menstruação não vem, experimente aplicar calor sobre o ventre. Isso favorece um relaxamento muscular e a dilatação dos vasos sanguíneos, fazendo com que a menstruação venha mais rápido e até melhorando sintomas como a cólica.

Uma bolsa de água quente sobre o ventre é a opção mais simples e eficaz. Se você não tiver uma em casa, soluções como um cobertor, uma blusa e até um banho quente já podem ajudar.

Chá de canela e menstruação

É muito provável que você tenha visto o chá de canela dentre os truques 'milagrosos' da internet que prometem fazer menstruação descer quando quiser. Não existe nenhum chá tiro e queda para a menstruação descer, mas é verdade que a canela pode ajudar acelerar a menstruação devido a algumas propriedades que aumentam a pressão sanguínea e, consequentemente, as contrações uterinas, fazendo com que a menstruação venha mais rápido.

A infusão deve ser preparada na proporção de 1 xícara de água para 2 paus de canela e ser tomada até 3 vezes por dia. Se você tem dúvidas quanto à preparação, confira a receita no artigo sobre como fazer chá de canela.

Como fazer a menstruação descer o mais rápido possível - Chá de canela e menstruação

Chá de boldo para 'forçar' a menstruação

O chá de boldo chileno, além de ser conhecido por todas as funcionalidades digestivas, também pode ter o mesmo efeito que o chá de canela ao estimular contrações uterinas e fazer com que o sangramento aconteça antes.

Para fazer o chá de boldo para tentar fazer a menstruação descer mais rápido, use 1 colher (sopa) de folhas de boldo secas ou verdes para cada xícara de água. Em excesso o boldo pode causar intoxicações graves, não se deve tomar mais do que 3 xícaras por dia.

Vale lembrar que o boldo é uma das plantas consideradas abortivas e, como já observado aqui, não deve ser consumido sob suspeita de gravidez. Entenda melhor neste post sobre chá de boldo e aborto.

Chá de orégano para menstruação irregular

Ainda falando sobre sabedoria popular, outra alternativa comentada é o chá de orégano, já que ele é conhecido por ser um dos remédios caseiros para menstruação irregular. Assim como todas as alternativas naturais que prometem fazer a menstruação descer, o chá de orégano não tem a sua eficácia confirmada pela ciência, mas não deve ser consumido sob suspeita de gravidez ou em excesso, podendo causar reações alérgicas.

Para preparar o chá de orégano, ferva uma xícara de água para cada duas colhes (sopa) de orégano e deixe em infusão por 3 minutos. A infusão de orégano pode ser tomada até 4 vezes por dia.

Saiba mais em: Chá de orégano faz a menstruação descer em quantos dias?

Como fazer a menstruação descer o mais rápido possível - Chá de orégano para menstruação irregular

Chá de hibisco e menstruação

Apesar dos já conhecidos benefícios do chá de hibisco há controvérsias quanto os seus efeitos em relação ao ciclo menstrual e fertilidade. Há pesquisas que afirmam que o hibisco tem substâncias que atingem os níveis de estrogênio no corpo e podem fazer com que o fluxo sanguíneo aumente e a menstruação venha mais rápido.

Grávidas e mulheres com suspeitas de gravidez devem evitar o chá de hibisco, enquanto mulheres em idade fértil não devem exagerar na dose: até duas xícaras por dia são o ideal. Siga as instruções deste post: para secar a flor e preparar o chá de hibisco corretamente.

Chá de cravo pode ajudar a menstruação a descer

Pelas suas propriedades que estimulam o fluxo sanguíneo, o chá de cravo também figura entre os chás que podem ajudar a menstruação a descer, já que seus efeitos também podem afetar as contrações uterinas. Isso também faz dele um chá considerado abortivo e contraindicado para grávidas e mulheres com suspeita de gravidez.

Para fazer e tomar chá de cravo, prepare a proporção de 1 colher (sopa) de cravo para cada litro de água fervente e tome no máximo 3 xícaras por dia. Você também pode conferir outras receitas no artigo sobre chá de cravo para menstruação.

Outros chás para fazer a menstruação descer o mais rápido possível

Além das opções comentadas aqui, você pode optar por alguma das outras infusões indicadas no artigo sobre 15 chás para descer a menstruação atrasada, são eles:

  • Chá de arapuê (Agoniada);
  • Angélica (erva-de-espírito-santo);
  • Arruda;
  • Artemísia;
  • Açafrão;
  • Manjericão;
  • Macela;
  • Salsa;
  • Hortelãzinho (Poejo);
  • Sálvia;
  • Uxi Amarelo.

Sugestão: Como fazer a menstruação descer imediatamente - É possível?

Existe algum remédio para fazer a menstruação descer rápido de farmácia?

Sim, existem medicamentos que podem ser encontrados na farmácia e têm como objetivo regular a menstruação. Um deles é o fitoterápico Regulador Xavier 2, que é conhecido há muito tempo (desde 1930). No caso de Regulador Xavier 2, ele promete ajudar quem sofre com a escassez de menstruação ou fluxos irregulares.

Sua fórmula, natural, contém viburno, cloreto de cálcio, algodoeiro e beladona, substâncias que teoricamente favorecem os movimentos uterinos e a vinda da menstruação. Apesar de ser vendido sem receita, o Regulador Xavier 2 não deve ser consumido por mulheres grávidas, lactantes, pessoas com problemas renais e crianças, pois contém 14% de álcool em sua fórmula.

Leia mais sobre em: Como o Regulador Xavier 2 faz a menstruação descer

Acetoflux

O Acetoflux é um medicamento usado no tratamento de amenorreia secundária, que é a ausência de menstruação por um longo período de tempo (3 meses) e em algumas terapias hormonais. Com acompanhamento médico para o uso correto da medicação ele pode fazer a menstruação descer, sim.

Entretanto, só um bom diagnóstico e acompanhamento pode garantir a eficácia do remédio. Ele é contraindicado para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez.

Água inglesa

A Água inglesa é um fitoterápico à base de calumba, camomila, carqueja, quina amarela e losna, conhecido por ajudar na limpeza uterina e promover uma desintoxicação do organismo. Essa purificação, por sua vez, pode fazer a menstruação descer, já que um dos seus efeitos é também aumentar o fluxo menstrual e regular possíveis desequilibrios.

Embora seja um fitoterápico, a água inglesa é contraindicada para mulheres grávidas ou com suspeitas de gravidez, lactantes, crianças, pessoas com problemas estomacais, úlceras e síndrome do intestino irritável. Como todo medicamento, o ideal é que o consumo de água inglesa seja sempre acompanhado por um médico.

Leia mais em: Água inglesa faz a menstruação descer?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a menstruação descer o mais rápido possível, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como fazer a menstruação descer o mais rápido possível

1 de 3

Voltar ao topo da página