Partilhar

Como secar a flor de hibisco para fazer chá?

 
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 23 julho 2018
Como secar a flor de hibisco para fazer chá?

O chá de hibisco é uma bebida conhecida e usada no mundo todo que pode trazer diversos benefícios para a saúde quando tomado regularmente. Além disso, o chá de hibisco está longe de ser ruim como o que é saudável costuma ser, na verdade o sabor do chá lembra o de frutas vermelhas, assim como sua forte cor avermelhada. É possível comprar o chá de hibisco já pronto ou em sachês para fazer em casa, mas ambos os métodos costumam gerar perda das propriedades da planta, o ideal é que se faça o chá em casa. Se você quer saber como secar flor de hibisco para fazer chá em casa e as vantagens que o chá pode trazer para sua saúde, basta ler esse artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Como emagrecer com chá de hibisco

Como desidratar flores passo a passo

Existem diversas formas de secar hibisco, a escolha do método deve ser feita de acordo com tempo e disponibilidade de materiais. O resultado da secagem será o mesmo em todos os métodos, então sinta-se livre para escolher o que for mais fácil para você!

Antes de realizar a desidratação do hibisco é necessário retirar cuidadosamente as parte danificadas e lavar o hibisco com água, removendo assim as impurezas encontradas, e por fim secar bem a planta.

Como secar hibisco naturalmente

  1. Encontre um lugar seco e quente e preferencialmente escuro.
  2. Pegue uma caixa ou um saco de papel e faça furos grandes o suficiente para passar ar mas que não permitam que o hibisco saia voando em caso de ventania. É importante que o hibisco seja colocado em algum recipiente de papel para que ele absorva a água que sair da planta.
  3. Coloque o hibisco no saco ou caixa, feche e deixe de 1 até 3 semanas.
  4. Confira uma vez por semana para ver se o hibisco já está seco. Este é um método demorado mas eficaz que depende de fatores como a umidade do ar e temperatura do ambiente, por isso não existe um prazo preciso para que o hibisco esteja seco.

Como desidratar hibisco no microondas

  1. Pegue um prato grande o suficiente para colocar todo o hibisco com espaçamento, sem amontoar.
  2. Coloque uma folha de papel toalha e coloque o hibisco.
  3. Coloque outra folha de papel toalha por cima.
  4. Coloque o prato no microondas por 1 minuto e 30 segundos e confira se o hibisco está seco.
  5. Caso não esteja, coloque-o no microondas por mais 30 segundos e repita esse procedimento até a planta estar seca. O tempo necessário depende da potência de seu microondas, então tome cuidado para não queimar.
Como secar a flor de hibisco para fazer chá? - Como desidratar flores passo a passo

Chá de hibisco serve para que?

Como mencionado antes, o chá de hibisco possui propriedades incríveis para a saúde, sendo útil para diversos propósitos. Confira para que serve chá de hibisco:

  • Emagrecer: sim, chá de hibisco emagrece! A planta tem propriedades que aceleram o metabolismo, além disso, o hibisco também bloqueia parcialmente a absorção de carboidratos e gorduras no intestino, ajudando no processo de emagrecimento. Em resumo, o hibisco ajuda a processar mais rapidamente o que for ingerido e também a colocar para fora o que for nocivo para a saúde, sendo popular como chá para emagrecer. Para saber mais veja como emagrecer com chá de hibisco.
  • Reequilibrar o sistema digestivo: caso você tenha problemas de digestão ou tenha passado por problemas como uma intoxicação alimentar, o chá de hibisco ajuda na digestão, acelerando o processo de cura e restabelecendo o equilíbrio estomacal e intestinal.
  • Antioxidante: as grandes quantidades de antioxidantes no hibisco acabam com os radicais livres, o que faz o chá ser altamente recomendado para quem tem problemas no fígado e para quem deseja combater o envelhecimento precoce.
  • Anti-inflamatório: o hibisco possui função anti-inflamatória que ajuda seu corpo e se recuperar mais rapidamente sem químicos.
  • Reduzir colesterol: além de ajudar no fígado, os antioxidantes do hibisco também ajudam a reduzir o colesterol, evitando doenças do coração e também do sistema circulatório por diminuir a pressão dos vasos sanguíneos e melhorar a circulação, o que também pode ajudar a evitar varizes nas pernas.
  • Cólicas menstruais: o hibisco ajuda no reequilíbrio hormonal no período da menstruação, ajudando com a cólica e com outros sintomas incômodos da menstruação como dor nas costas e dor de cabeça.

Como fazer chá de hibisco com a flor

Para fazer chá de hibisco você precisará de:

  • 1 panela com tampa.
  • 1 litro de água.
  • 2 colheres de sopa de hibisco desidratado

Agora siga os passos:

  1. Coloque a água para ferver na panela.
  2. Assim que a água estiver fervendo, desligue o fogo.
  3. Adicione o hibisco seco e tampe a panela por, no máximo, 10 minutos.
  4. Abra a panela e coe o chá, retirando os pedaços de hibisco.

Como tomar chá de hibisco para emagrecer

O chá de hibisco é um excelente complemento para as dietas, sendo muito usado para emagrecer. O chá pode ser consumido quente ou gelado, sendo ideal para emagrecer já que ajuda a regularizar o intestino e combate a retenção de líquidos.

Você deve tomar duas a três xícaras de chá de hibisco por dia, de preferência uma pela manhã e outra após o almoço para promover uma boa digestão. Tente tomar o chá de hibisco sempre fresco, evite esquentá-lo novamente pois isso gera perda de suas propriedades. Se você não é fã do sabor, pode preparar um chá de hibisco com canela ou um chá de hibisco com gengibre, dois ingredientes termogênicos que ajudam a acelerar o metabolismo.

Além de apostar numa dieta saudável e exercícios físicos regulares, não esqueça de tomar muita água ao longo do dia, já que o chá sozinho não faz milagres.

Chá de hibisco - contraindicações e efeitos colaterais

Em algumas situações e para algumas pessoas, o chá de hibisco pode ser prejudicial à saúde. A planta está contraindicada para:

  • Gestantes
  • Lactantes
  • Pessoas que sofrem de pressão baixa
  • Pessoas que sofrem de hipertensão

Efeitos colaterais do chá de hibisco

  • Desidratação: Quando consumido em excesso, pode resultar em desidratação pelo seu efeito diurético.
  • Hipoglicemia: como reduz os níveis de açúcar no sangue, pessoas diabéticas correm o risco de sofrer uma diminuição severa desses níveis.

Leitura complementar: Chá de hibisco e menstruação: 5 coisas que você precisa saber sobre essa combinação

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como secar a flor de hibisco para fazer chá?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como secar a flor de hibisco para fazer chá?

O que lhe pareceu o artigo?

Como secar a flor de hibisco para fazer chá?
1 de 2
Como secar a flor de hibisco para fazer chá?

Voltar ao topo da página