Partilhar

Como secar plantas medicinais

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como secar plantas medicinais

Algumas ervas medicinais crescem ou florescem apenas durante determinados meses, e por isso é necessário conservá-las corretamente para poder aproveitar os seus benefícios durante o ano todo. Desta forma, é possível secar ou desidratar as ervas aromáticas para manter assim todas as suas propriedades e evitar que se estraguem com o tempo. Se ainda não sabe de que forma pode fazer isso, neste artigo de umComo explicamos para você como secar plantas medicinais.

Também lhe pode interessar: Como usar as plantas medicinais

Secar ervas frescas

Secar ervas frescas é um processo simples, que qualquer um pode fazer em casa e que garante uma farmácia natural bem nutrida durante todo o ano. Para secar ervas é importante considerar qual é a parte da planta (a droga natural) que vai usar em seus remédios e proceder à secagem da forma que se indica a seguir. No geral, para secar os caules, folhas e flores tenras podemos usar a técnica da pendura:

1. Cortar as ervas usando uma podadeira e colocá-las em uma cesta em posição horizontal.

2. Retirar as ervas daninhas e as folhas estragadas.

3. Juntar as ervas em ramos amarrando pela base.

4. Pendurá-las de cabeça para baixo e deixá-las secar.

Ainda que estes passos sejam genéricos para secar a maioria das ervas frescas, a seguir, especificamos os requerimentos específicos que deverá seguir segundo a parte da erva medicinal que quiser secar.

Como secar plantas medicinais - Secar ervas frescas

Secagem de caules tenros

Para secar ervas de caule tenro é fundamental contar com um espaço ventilado para que circule o ar quente. Em um lugar com estas características, ervas como a sálvia ou o alecrim - de caules tenros - liberam a água em excesso e secam de forma natural, mantendo as suas propriedades.

Você pode optar por alguma varanda ou terraço da sua casa, assim como também alguma despensa ou desvão onde o ar circule, portanto é interessante que tenha janelas.

Como secar plantas medicinais - Secagem de caules tenros

Secagem de folhas e flores

Para que sequem uniformemente, as folhas e as flores devem ser colocadas sobre grades ou gazes em estantes onde possam permanecer o dia todo e onde você possa ir variando a posição delas. As flores costumam demorar entre 3 e 8 dias a secar, enquanto as folhas precisam de 4 a 6 dias.

É lógico que este tempo varia em função da estação do ano (no verão tende a reduzir pela temperatura) e das condições da sala de secagem: nível de umidade, ventilação, etc.

Como secar plantas medicinais - Secagem de folhas e flores

Secagem de raízes

Depois de extraídas, você deve limpar cuidadosamente as raízes antes de secá-las. Para isso, umedeça com água e de seguida seque com um pano limpo. Nunca deve colocar para secar sem ter eliminado com certeza toda a terra, caso contrário, não as poderá usar depois de secas.

Deste modo, é muito comum secar as raízes para poder usá-las depois e aproveitar ao máximo os seus benefícios para a saúde.

Como secar plantas medicinais - Secagem de raízes

Ervas frescas

Algumas vezes, as capacidades terapêuticas que procura nas plantas só podem ser obtidas quando as ervas estão frescas. Nestes casos é preferível colher em pequenas quantidades, já que as ervas frescas murcham e perdem as suas propriedades, sendo adequado usar pouco depois de colher. Para mantê-las em bom estado um pouco mais de tempo, pode guardá-las na geladeira.

Como secar plantas medicinais - Ervas frescas
Imagem: reddit.com

Recomendação geral

Proteger as plantas da luz e da umidade, evitar envolvê-las ou mudá-las de lugar em plásticos e revisá-las com frequência são alguns dos fatores que devem ser considerados para o correto armazenamento e conservação das ervas.

Além disso, destaca-se que após longos períodos de tempo podem perder uma parte ou a totalidade do seu poder medicinal e propriedades curativas, portanto devem ser consumidas antes que isto aconteça.

Como secar plantas medicinais - Recomendação geral

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como secar plantas medicinais, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como secar plantas medicinais

O que lhe pareceu o artigo?

Como secar plantas medicinais
Imagem: reddit.com
1 de 7
Como secar plantas medicinais

Voltar ao topo da página