Benefício dos remédios à base de plantas

Quais os benefícios da planta acácia

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 4 fevereiro 2021
Quais os benefícios da planta acácia

A acácia, ou angico, é uma planta medicinal de uma árvore relativamente pequena nativa da África do Sul que tem a madeira muito usada para extração de celulose, móveis e construções. Além do uso da madeira, também tem benefícios para diversos aspectos da saúde. Ela pode ser usada em forma de infusão ou compressas. Entretanto, deve ser ministrada com parcimônia para que não desencadeie efeitos colaterais desagradáveis como náuseas e alucinações. Para saber quais os benefícios da planta acácia, confira as informações que o umCOMO reuniu.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios da aroeira
Passos a seguir:
1

O benefício mais conhecido da planta acácia é no combate contra a bactéria Streptococcus faecalis, que se aloja no trato gastrointestinal e pode causar complicações de intestino e infecções. O chá de acácia tem efeito de antibiótico natural e pode atuar contra essa e outras bactérias.

2

Doenças das vias respiratórias, como rinite e sinusite, tiveram uma melhora notada com o uso da planta pelas suas propriedades adstringentes. Seu consumo forma uma espécie de película protetora que acalma as vias e, por consequência, diminui sintomas respiratórios como tosse, dor de garganta e catarro.

3

Entre os benefícios da planta acácia está o de desinfetante e cicatrizante para cortes, feridas e machucados. Para esse efeito, é preciso fazer uma compressa de acácia sobre o local, deixar por 10 minutos e então lavar normalmente.

4

A compressa explicada anteriormente também pode ser feita com a função de hidratante natural, já que a planta consegue renovar a pele pois remove impurezas e camadas mortas da derme.

Quais os benefícios da planta acácia - Passo 4
5

Apesar de não ser seu uso mais comum, as sementes da acácia têm uma propriedade que ajuda a tratar inflamação nos olhos. Os pioneiros desse uso foram os camponeses, eles colocavam as sementes da planta sobre as áreas inflamadas dos olhos. Hoje em dia, há quem afirme que a acácia também pode ser usada para tratar conjuntivite.

6

Outro aspecto que foi notado com o consumo de chá de acácia é o combate à falta de apetite. Ela estimula a vontade de comer, o que é um dos benefícios da planta acácia para quem está doente e sofre com esse sintoma ou tem raquitismo.

7

Também se notou melhora em casos diarreia e disenteria com o consumo de infusões de acácia. O progresso foi atribuído, novamente, em função das propriedades adstringentes da planta.

8

Os benefícios da acácia também são conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias. Dessa forma, o consumo da planta também é indicado para aliviar dores e incômodos.

Quais os benefícios da planta acácia - Passo 8
9

Tanto o chá (infusão), quanto a compressa de acácia, são feitos com a casca da árvore. No caso da infusão, não é recomendando tomar quando não se está doente, nem mais que duas vezes ao dia, pois pode causar náuseas e alucinações.

Como fazer infusão de acácia

  1. Prepare 1 xícara com 1 colher de casca de acácia;
  2. Complete com água fervente;
  3. Deixe esfriar um pouco
  4. Use uma peneira para coar
  5. Consuma até 2 vezes por dia

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios da planta acácia, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • O chá de acácia não é recomendado para crianças menores de 12 anos

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quais os benefícios da planta acácia