Outros benefícios das ervas

Quais os benefícios da aroeira

Quais os benefícios da aroeira
Imagem: belezadacaatinga.blogspot.pt

Está procurando saber quais os benefícios da aroeira? Neste artigo de umComo vamos explicar para você as propriedades desta planta bem como os modos de uso. A aroeira, conhecida também como aroeira mansa, aroeira vermelha, aroeira-brasileira ou aroeira-da-praia, é uma árvore de porte pequeno que tem frutos pequenos, arredondados e vermelhos. Esta planta nativa do Brasil conta com várias propriedades medicinais, ela é diurética, anti-inflamatória, antiespasmódica, cicatrizante, adstringente, balsâmica, afrodisíaca, laxante, entre outras. Continue lendo e conheça mais sobre esta planta medicinal!

Índice

  1. Benefícios da aroeira
  2. Modos de uso da aroeira
  3. Contra-indicações

Benefícios da aroeira

Apesar de ser uma árvore de porte pequeno, a aroeira conta com um montão de propriedades terapêuticas, por isso ela ideal para o tratamento das seguintes condições:

  • Ajuda a baixar a febre;
  • Auxilia no tratamento do reumatismo;
  • Devido às suas propriedades cicatrizantes, a aroeira é uma ótima aliada para curar feridas;
  • Doenças do trato urinário, pois esta planta conta com propriedades diuréticas;
  • Ínguas, leucorreia e sífilis;
  • Ajuda a amenizar a dor de dente;
  • Infecções genitais;
  • Infecções cutâneas causadas por bactérias;
  • Diarreia;
  • Problemas menstruais, como excesso de sangramento;
  • Bronquite;
  • Úlceras;
  • Distensão dos tendões;
  • Azia e gastrite.
Quais os benefícios da aroeira - Benefícios da aroeira
Imagem: zanattalauro.blogspot.pt

Modos de uso da aroeira

As folhas e frutos da aroeira podem ser utilizados em extratos e óleos essenciais. As cascas e folhas secas podem ser usadas em forma de chá. Os usos mais comuns da planta são em forma de infusão e banhos.

Para fazer o chá de aroeira vai precisar de um litro de água e de 100 g de folhas secas da planta. Ferva a água juntamente com as folhas e, deixe repousar por cerca de 5 minutos. Se quiser pode adoçar com açúcar ou adoçante. Deverá tomar entre 3 a 4 colheres de sopa de chá de aroeira por dia. Caso prefira, o chá de aroeira pode ser tomado gelado. Ao invés do chá, também pode fazer a decocção. Para isso, ferva em um litro de água, cerca de 20 ou 30 g de casca de aroeira por 15 minutos. Depois coloque na geladeira e beba frio durante o dia.

Os banhos de aroeira são indicados principalmente para quem sofre de problemas de pele e reumatismo. Para isso, deverá cozinhar um litro de água com 25 g de cascas de aroeira. Depois deverá tomar um banho com essa mistura o mais quente que conseguir durante cerca de 15 minutos.

O fruto da aroeira também é bastante utilizado na cozinha como especiaria. Com um sabor leve e ligeiramente apimentado, a aroeira pode ser utilizada na preparação de vários pratos em forma de grãos inteiros ou moída.

Quais os benefícios da aroeira - Modos de uso da aroeira
Imagem: jornallivre.com.br

Contra-indicações

O uso da aroeira é contra-indicado a pessoas com a pele sensível, uma vez que pode causar reações alérgicas na pele e mucosas. Durante a gravidez ou em período de amamentação, é recomendável consultar primeiro o seu médico antes de usar aroeira.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios da aroeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
ana cristina
Pode-se tomar o chá feito com a folhas. quantas xícaras por dia ? Só esse chá serve pra que ?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! O recomendável é tomar 3 a 4 colheres de sopa de chá de aroeira por dia. Se desejar pode beber o chá gelado. Este chá pode ser utilizado para tratar as condições que referimos no artigo, apenas no caso de reumatismo e problemas de pele é que os banhos de aroeira são mais indicados. Obrigada pelo seu comentário e espero ter esclarecido suas dúvidas :)
Imagem: belezadacaatinga.blogspot.pt
Imagem: zanattalauro.blogspot.pt
Imagem: jornallivre.com.br
1 de 3
Quais os benefícios da aroeira