Partilhar

Quais são os sintomas da gastrite

Quais são os sintomas da gastrite
Imagem: terapiasnaturalesenvalencia.com

A gastrite é uma condição muito frequente que acontece quando há uma inflamação da mucosa ou revestimento interno do estômago. Essa doença pode ser causada por diversos fatores, entre os mais comuns encontramos as infecções por bactérias (Helicobacter pylori), maus hábitos alimentares, consumo inadequado ou excessivo de fármacos, consumo excessivo de álcool, problemas hepáticos e renais ou casos de estresse fisiológico. Neste artigo de umComo mostramos-lhe detalhadamente quais são os sintomas da gastrite para que você saiba diagnosticá-la por si mesmo e vá ao seu médico para receber o tratamento apropriado.

Também lhe pode interessar: Como evitar os sintomas da gastrite
Passos a seguir:
1

A gastrite é uma doença que pode aparecer de forma repentina e durar só um curto período de tempo, o que se denomina gastrite aguda, ou, pelo contrário, perdurar no tempo, o que chamaríamos de gastrite crônica. Esta última não é muito comum mas se não for tratada adequadamente, podem aparecer deteriorações importantes na mucosa gástrica além de sangramento.

2

Em muitos casos, os pacientes com gastrite não apresentam nenhum tipo de sintoma e é muito frequente o diagnóstico ao realizar uma endoscopia devido a outro motivo. É provável que exista inflamação da mucosa do estômago sem que os sintomas se manifestem.

3

Os sintomas gerais da gastrite são os seguintes:

  • Mal-estar ou dor na zona superior do ventre ou abdômen.
  • Náuseas e vômitos
  • Sensação de estar cheio ou de ardor no estômago
  • Arrotos e diminuição do apetite.
4

Caso exista sangramento devido à inflamação, também podem aparecer outros sintomas como vômitos com sangue de cor escura ou evacuações negras e com presença de sangue vermelho. Esta condição ocorre quando acontece a denominação técnica "gastrite erosiva", na qual úlceras ou erosões graves são produzidas na mucosa do estômago.

5

O tratamento da gastrite dependerá de cada caso do fator ou fatores que a tenham causado. Há determinadas gastrites que podem ser curadas de forma espontânea, mas sempre é recomendável ir ao médico perante a manifestação de qualquer dos sintomas anteriormente citados.

6

Normalmente, o diagnóstico da gastrite realiza-se mediante a análise dos sintomas do paciente com um exame físico completo. Além disso, para detectar essa doença, o médico pode recomendar que você faça alguns exames como uma endoscopia, um exame de sangue ou exame de fezes.

Dica: Esse artigo detalha todos os alimentos que fazem mal para gastrite.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da gastrite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Alcione pereira dos santos
Gostei muito tirei algumas duvidas ..bom no meu caso sinto dores costantes no lado direito do peito por baixo do peito quando tomo um analgésicos depois de um tempo passa mais fico com a minha barriga toda dolorida.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alcione! Antes de mais, gostaria de agradecer o seu comentário. Quanto aos incômodos que sente, a minha recomendação é que consulte um médico para saber do que se trata.
jose duarte
E também arroto bastante além dos sintomas atrás descritos.
jose duarte
O meu refluxo deixa subir a garganta um sabor intensamente doce, e tendo uma sensação de enfartamento, por isso nenhum desses sintomas se encaixa no meu problema, o que poderá ser isto podem dizer-me? Obrigado.

Quais são os sintomas da gastrite
Imagem: terapiasnaturalesenvalencia.com
Quais são os sintomas da gastrite

Voltar ao topo da página