A digestão

Quais são os sintomas de uma paragem de digestão

Quais são os sintomas de uma paragem de digestão
Imagem: saludpasion.com

Paragem de digestão é o termo popular que utilizamos para fazer referência ao que os experientes denominam síncope ou desmaio por hidrocussão. Define-se como a paragem súbita do processo de digestão que se origina quando ocorre uma mudança brusca da temperatura corporal ao entrar em contato, por exemplo, com água fria. Perante tal situação, o sangue que durante a digestão está concentrado no aparelho digestivo, vê-se obrigado a ser distribuído por todo o corpo, o que pode originar a chamada paragem de digestão. Os casos de síncope por hidrocussão costumam ocorrer na época estival, pois as probabilidades aumentam depois de tomar sol com altas temperaturas ou suar de forma abundante após comer. Se quer saber quais são os sintomas de uma paragem de digestão, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como evitar paragem de digestão

Passos a seguir:

1

Os sintomas de uma paragem de digestão muitas vezes podem ser confundidos com os sintomas de uma indigestão comum. Por isso é importante permanecer atento perante a manifestação dos sinais que lhe mostramos a seguir.

2

A pessoa que sofre uma paragem de digestão sente um mal-estar generalizado, acompanhado de dor de estômago e possíveis torções.

3

Também, devido a uma diminuição muito brusca da tensão arterial, o paciente começa a sentir-se enjoado, apresenta uma pele muito pálida, visão turva, sudorese intensa, calafrios e um pulso fraco. Todos são sintomas que nos ajudarão a diferenciar entre uma paragem de digestão e uma indigestão normal.

4

Além disso, a queda da tensão arterial pode desencadear a perda ou diminuição do nível de consciência, por isso é possível que a pessoa afetada sofra de uma lipotimia.

5

Ainda que raras vezes ocorra, nos casos mais graves os sintomas de uma paragem de digestão podem levar o paciente a sofrer uma arritmia grave ou uma paragem cardiorrespiratória. Segundo os experientes, a probabilidade de que estas condições ocorram estará determinada por uma série de fatores associados ao paciente, como sua temperatura corporal, idade ou quantidade de comida ingerida, bem como também a temperatura da água.

6

Em qualquer caso, perante a manifestação destes sinais ou sintomas é imprescindível solicitar assistência médica para evitar problemas mais graves de saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas de uma paragem de digestão, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Ricardo Matos
Boas. Ontem à noite tive uma suposta paragem de digestão que me levou a ter suores e consequente desmaio. Somente quando recuperei os sentidos e tive força suficiente fui dar uma volta e acabei por regurgitar bocados de duas fatias de pizza que tinha comido à cerca de oito a dez horas atrás. De referir que bebi duas cervejas a acompanhar as duas fatias de pizza. Este tipo de paragem já é a segunda que me acontece. A primeira aconteceu à cerca de dois anos atrás. Este tipo de paragem de digestão acontece ou devo ficar preocupado? Muito obrigado
David Ferreira
nada por isso Sara Viega, vim p'ra ficar.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Muito bom saber isso David :)
David Ferreira
apreciei muito vossa explanaçao sobre uma paragem de digestao! tenho aconselhado meus amigos a nao consumir liquidos frescos na hora das refeiçoes ou preferencialmente, nao tomar liquidos com refeiçoes solidas. mas ha pessoas teimosas!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá David, que bom saber que você gostou ;) Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando!
Gilson Sarturi de Melo
Olá ! Assim que começo a me alimentar , tenho a sensação de que comi caco de vidros ,começa a sensação de cortar meu estômago , incha de uma forma a parte superior do abdomem , não consigo me mexer ,mal respiro ,tenho sensação de que vou infartar ,entro em pãnico ,a única coisa que me alivia é quando eu consigo eliminar gases (arrotar), mas enquanto isso não acontece demora horas para passar a dor e a ansiedade .
David Ferreira
evite alimentos com gases, fritos, refrigerantes. seja como o japones, nao precisa te sentir repleto quando come,de preferencia porçoes moderadas. beba agua 15 ou 20 minutos antes das refeiçoes; e so volta a beber agua 2 horas depois, refiro me principalmente no cafe da manha e no almoço, no jantar so precisa de beber agua antes. crie o habito de beber 2 copos com agua assim que acorda, antes de escovar, agua natural ou morna, nunca gelada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá David, muito obrigada por partilhas essas dicas conosco ;)
Imagem: saludpasion.com
Quais são os sintomas de uma paragem de digestão