Dor abdominal

Quais são as causas da queimação abdominal

Quais são as causas da queimação abdominal
Imagem: esteticaysalud.com.ve

Muitas pessoas costumam experimentar uma sensação de queimação abdominal depois de comer. Em geral este sintoma é um sinal do organismo de que o sistema digestivo ou gastrointestinal apresenta alguma dificuldade para realizar devidamente a digestão. Se quiser saber quais são as causas da queimação abdominal, preste muita atenção neste artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Quais são as causas da dor abdominal

Passos a seguir:

1

Em geral a causa mais comum da queimação abdominal é a acidez, que ocorre quando os ácidos gástricos do estômago passam para o esôfago. É comum que as pessoas tenham refluxo e queimação abdominal uma vez por mês, no entanto, quando o sintoma é recorrente é necessário procurar um especialista.

2

Entre as causas da queimação abdominal encontram-se alguns alimentos como o tomate, alho, cebolas, chocolate, café e farinhas de milho que dificultam o processo de digestão e fazem com que a pessoa sofra ardor no abdômen durante o processo.

3

A úlcera gástrica é também uma causa da queimação abdominal. Em geral a queimação abdominal causada pelas úlceras costuma aparecer três horas depois de comer e é aliviada com a ingestão de medicamentos ou antiácidos. No entanto, há quem experimente este ardor durante a madrugada.

4

As hérnias de hiato costumam ser diagnosticadas pela queimação abdominal, mas é uma dor que costuma aparecer na parte superior do abdômen e às vezes é intermitente. A hérnia não é a causa da ardência abdominal, mas sim a acidez gástrica que ela produz.

5

Existem alguns fármacos que são capazes de causar queimação abdominal, os anticolinérgicos, betabloqueadores para a pressão alta, bloqueadores dos canais de cálcio, calmantes e a dopamina utilizada para tratar o mal de Parkinson são alguns deles.

6

O consumo pouco moderado de álcool e nicotina também representa uma das principais causas da queimação abdominal. O álcool e o fumo são capazes de irritar o trato digestivo, sem falar que ambos podem fazer com que a válvula que separa o esôfago do estômago afrouxe e provoque a acidez.

7

A gastrite e a gastroenterite também são causas de queimação abdominal. No entanto, a gastrite descreve-se mais como um ardor estomacal e a gastroenterite costuma ser acompanhada de gases e evacuações frequentes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da queimação abdominal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
fernanda
Boa noite, estou com queimação como água quente que escorre do lado esquerdo do abdome essa queimação vai e volta, o que pode ser?
Liliane Lino De Oliveira
Estou assim tbm.. pode ser o que?????🤔🤔
Barbara
Oi, vc descobriu o que é?
Sinto a mesma coisa.
JORGE LUIS BATISTA
Boa tarde a vários dias sinto uma queimação horrivél do lado esquerdo da barriga, que pega debaixo da maminha e vai até a cintura, queima como fogo sem parar, tenho ponte miocardio, ulcera e érnia
jose alencastro
sinto calor interno do lado direito da barriga.parece que esta queimando com agua quente.o que pode ser. muito muito calor.se me ajudar agradesco. abracos jose.
Rivelino
Foto eu tô com queimação no pé da barriga
Vanessa
Minha queimação é no abdomem superior em cima do estomago.
José Nelson Silva santos
Minha queimação é na cintura, estômago abdômen e na urina
Imagem: esteticaysalud.com.ve
Quais são as causas da queimação abdominal