Fluxo vaginal

Como fazer chá de boldo para descer a menstruação?

Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. 17 maio 2018
Como fazer chá de boldo para descer a menstruação?

O ciclo menstrual feminino é algo muito incerto, qualquer alteração de humor, hormonal e até mesmo a alimentação podem desregulá-lo e causar muita preocupação, principalmente em mulheres que costumavam ter o ciclo regulado, já que assim fica muito difícil estipular o período fértil, causando medo de gravidez e de doenças como a endometriose. Existem diversos chás naturais que podem fazer com que a menstruação desça mais rápido, ajudando também a regular o ciclo, se você quer saber como fazer chá de boldo para descer a menstruação, leia esse artigo do umCOMO e aprenda também a detectar a causa de sua menstruação irregular.

Também lhe pode interessar: Remédio caseiro para a menstruação descer

Índice

  1. Como fazer chá de boldo
  2. Como fazer a menstruação descer o mais rápido possível
  3. Outras propriedades do chá de boldo
  4. O que pode causar menstruação desregulada?

Como fazer chá de boldo

Para fazer o chá de boldo para tentar fazer a menstruação descer mais rápido você precisa de:

  • 1 xícara de chá de água potável;
  • 1 colher de folhas de boldo cortadas.

Agora siga os passos:

  • Coloque a água em uma panela e esquente até ferver;
  • Coloque a água já fervida na xícara;
  • Adicione as folhas de boldo e deixe descansando por 10 minutos.
  • Caso seja do seu gosto, adicione açúcar ou mel.

As folhas do boldo podem ser compradas já desidratadas e prontas para uso, o procedimento de desidratação das folhas não faz com que percam suas propriedades, apenas aumenta sua vida útil.

Dica: nunca coloque as folhas de boldo para ferver com a água pois isso pode gerar um gosto amargo bastante desagradável em seu chá.

Entenda: Chá de boldo faz a menstruação descer mais rápido? - Quando tomar

Como fazer a menstruação descer o mais rápido possível

Se você quer saber como fazer a menstruação descer na hora, saiba que existem muito métodos para acelerar o processo, sendo eles naturais ou não e que nunca garantem ofeito. Os melhores métodos para tentar fazer a menstruação descer imediatamente são:

  • Chá de canela: o mais conhecido dos chás para descer a menstruação mais rápido é certamente o chá de canela, que funciona incentivando contrações uterinas que fazem com que a menstruação desça. O chá de canela é bastante potente, então, antes de tomá-lo certifique-se de que a razão do atraso da menstruação não é uma gravidez pois o chá de canela pode ser abortivo ou causar grandes complicações na gravidez e até mesmo má formação do feto.
  • Chá de orégano: se você quer fazer a menstruação descer urgente, essa não é uma boa opção. Ao contrário do chá de canela, a eficácia do chá de orégano não tem comprovação científica, sendo assim, a resposta pra 'chá de orégano faz a menstruação descer em quantos dias?' é muito incerta, mas há quem diga que funciona bem.
  • Chá de cravo da Índia: assim como o chá de canela, o cravo da Índia também estimula contrações uterinas e ajuda bastante para fazer a menstruação descer, fazendo uso dessa substância também é recomendável que se confira previamente a possibilidade de gravidez.
  • Primosiston: o Primosiston é um remédio de farmácia para descer a menstruação, na verdade esse remédio é indicado para interromper sangramentos uterinos com o objetivo que a paciente não perca muito sangue, entretanto, quando usado adequadamente pode também servir para fazer a menstruação descer. Para saber mais sobre esse medicamento, veja suas recomendações de uso.

Há quem diga que limão faz a menstruação descer, mas não há nenhuma comprovação científica e muito menos propriedades do limão que indiquem sua eficácia.

Outras propriedades do chá de boldo

A folha do boldo têm diversas propriedades medicinais que podem nos ajudar sem termos que recorrer aos medicamentos de farmácia. A folhas do boldo servem também como:

  • Laxante: combate prisão de ventre e inchaços abdominais;
  • Digestivo: regula o sistema digestivo e controla prisão de ventre;
  • Diurético: combate a retenção de líquidos;
  • Calmante: sendo uma ótima escolha para se acalmar antes de dormir;
  • Antioxidante: pode ajudar no tratamento estético para evitar marcas da idade;
  • Anti-inflamatório e antibactericida: ajuda a combater infecções e a recuperar o fígado.

O que pode causar menstruação desregulada?

O ciclo menstrual costuma durar de 21 até 35 dias e só é considerado, de fato, regular quando dura exatos 28 dias, por isso é esse tempo exato do ciclo regulado pela pílula anticoncepcional. Apesar do período ideal de duração do ciclo menstrual, é sabido que o ciclo de 28 dias é quase um mito, visto que quase nenhuma mulher o tem, mesmo assim, ainda é esperada certa regularidade do ciclo menstrual e, caso ele seja muito incerto, é provável que a mulher esteja com algum problema.

As principais causas da menstruação irregular são:

  • Irregularidade hormonal: os hormônios controlam nosso ciclo menstrual, sendo assim, quando há alteração na regularidade dos hormônios há também necessariamente uma alteração no ciclo menstrual. Existem algumas doenças que podem causar irregularidade hormonal, sendo as mais comuns: Síndrome do Ovário Policístico (SOP), hipotireoidismo e hiperprolactinemia. Com essas doenças é comum que também se sinta alteração na libido e que haja queda na fertilidade.
  • Uso de métodos contraceptivos hormonais: por vezes o corpo da mulher acaba não se adaptando muito facilmente ao método contraceptivo hormonal escolhido, além disso, há um período aceitável de até 3 meses para que o corpo de ajuste e regule o ciclo. Sendo assim, nos primeiros meses após o início do uso, é normal que mulheres tenham o ciclo desregulado, caso esse período passe sem grandes avanços ou então com efeitos colaterais perceptíveis, é necessário retornar ao ginecologista para que outro método seja recomendado.
  • Má alimentação: quando se tem uma alimentação insuficiente sob o ponto de vista nutricional, o corpo acaba evitando a menstruação para não perder sangue e energia, é um modo do seu corpo de se preservar. A má alimentação costuma gerar uma menstruação irregular principalmente em mulheres que estejam muito abaixo do peso, para saber se você está nessa categoria, veja como calcular o peso ideal.
  • Estresse: o estresse em excesso causa alteração em hormônios que não estão diretamente ligados ao sistema reprodutor mas que causam tensão muscular e podem tanto adiantar quanto atrasar a menstruação.
  • Período pós gravidez: logo após o parto os hormônios no corpo da mulher ainda estão instáveis e desregulados, por isso é muito comum que mulheres que acabaram de gerar um bebê tenham grandes alterações no ciclo menstrual, mas isso não é motivo de preocupação e naturalmente o corpo de reajustará.
  • Exercícios físicos: atletas profissionais ou mulheres que praticam muito exercício físicos podem sentir alterações no ciclo menstrual pois exercícios podem aumentar a produção de outros hormônios que interagem com os hormônios ligados ao sistema reprodutor e acabam atrasando ou impedindo a menstruação.

Veja mais em: 15 chás para descer a menstruação atrasada (com receitas)

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer chá de boldo para descer a menstruação?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Emanuele
Eu tomei bastante chá de boldo ontem a noite, vou continuar tomando, mas gostaria de saber quanto tempo leva em média para descer?
Como fazer chá de boldo para descer a menstruação?