Partilhar
Partilhar em:

Limão faz a menstruação descer? - Verdades e receitas

A menstruação pode ser um verdadeiro inconveniente quando cai em um dia inesperado ou quando já temos algum compromisso marcado - parece até mesmo que ela escolhe os dias mais impróprios para dar as caras, quando estamos mais indispostas para lidar com o fluxo e com as alterações hormonais que ele acarreta. Se fosse possível atrasá-la apenas um pouco, até passar o dia de ir à praia ou aquele encontro especial marcado há tanto tempo, ia ser de grande ajuda, não é mesmo?

Com esta finalidade, existem várias dicas e truques caseiros que podem ajudar. Eles não necessariamente possuem uma comprovação científica, mas sua eficácia é reiterada pela sabedoria popular. No artigo de hoje em umCOMO, falaremos sobre o uso do limão para fazer a menstruação descer e qual a forma certa de utilizá-lo. Continue lendo!

Limão faz a menstruação descer mesmo?

Não se pode afirmar. Apesar de estar enraizado na cultura popular, não há nenhum estudo científico que comprove que limão faz a menstruação descer. O que é sabido é que o consumo regular de vitamina C ajuda na produção de estrogênios, que podem contribuir para a contração das paredes uterinas e fazer a menstruação descer no período regular. Dessa forma, o mais saudável é inclui alimentos ricos em vitamina C na dieta do dia-a-dia. Mas, se mesmo assim você quiser arriscar a sabedoria popular, é importante não exagerar na quantidade para evitar problemas com a acidez.

Limão atrasa mesmo a menstruação?

Há também quem afirme que o limão pode cessar a menstruação. Como dito, é difícil fazer essa afirmativa com total certeza. Isso porque não existem estudos científicos que comprovem e relacionem as propriedades do limão com o atraso da menstruação.

Contudo, essa é uma técnica que existe há anos, passada de geração para geração, reiterada pela sabedoria popular e pelos inúmeros relatos positivos de mulheres que já a usaram e que podem afirmar que ela funciona. Não custa tentar e verificar você mesma se essa dica funciona. Outra variável pertinente é que cada organismo funciona de maneira diferente, ou seja, o que não surtiu efeito para uma pessoa pode surtir para você, e vice-versa.

Por que dizem que o limão 'para' a menstruação?

Para explicar essa fama de que o limão corta a menstruação, a hipótese mais aceita hoje em dia se dá por conta de sua alta concentração de ácido ascórbico, a famosa vitamina C, fazendo os vasos sanguíneos se contraírem de forma que a menstruação pode atrasar ou até mesmo ser "interrompida" quando a mesma já desceu.

A vitamina C é famosa por ajudar a regular o período menstrual. Ou seja, para além do limão, você pode buscar outras fontes desse nutriente, como a laranja, salsa, cranberry, toranja, goiaba e manga, por exemplo. Existem outras inúmeras fontes de vitamina C que podem ser utilizadas e podem proporcionar resultados semelhantes!

Relatos de mulheres em fóruns pela Internet indicam que é possível atrasar a menstruação com limão em até 1 ou 2 dias.

Como tomar limão para atrasar a menstruação

A maneira correta de ministrar o limão para este fim é utilizando o suco de 1 limão para 1 copo de água. Beba essa mistura todos os dias durante uma semana antes da data prevista para a sua menstruação descer, preferencialmente, ao acordar e ainda em jejum. Lembrando que, caso o seu ciclo seja irregular e seja difícil precisar que dia exatamente a sua menstruação virá, o truque com limão pode não funcionar da maneira esperada. Se esse é o seu caso, confira em nosso outro artigo Como tomar prímula para regular a menstruação. Uma vez com o ciclo regulado, você pode se sentir mais segura para testar o limão para atrasar o ciclo!

Além do benefício de atrasar o ciclo, as vantagens de tomar o limão em jejum são inúmeras! Ele diminui o estresse, possui efeito diurético, estimula o sistema imunológico, possui antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce e sua fibra pectina ajuda, ainda, na perda de peso e na promoção do emagrecimento. Para conferir mais benefícios, acesse nosso outro artigo 7 benefícios de beber água com limão.

Mais formas de utilizar o limão para atrasar a menstruação

Além de poder utilizar o suco do limão na água para beber em jejum, existem outras formas de aproveitar e usufruir da fruta com o objetivo de regular a menstruação.

É comum ver depoimentos de mulheres que fizeram uso de limão com sal para a menstruação descer ou até mesmo chuparam limão para a menstruação descer mais rápido. Novamente, não existe comprovação científica que embase essas declarações, ficando por conta da sabedoria popular. No entanto, é mais comum ver o limão ligado à receitas que atrasem a menstruação, não que a adiantem. Para não correr o risco de buscar um resultado e acabar por obter outro completamente diferente, o ideal seria buscar outras dicas mais confiáveis que já são famosas por ajudar a descer a menstruação. Dessa forma, o umCOMO preparou um guia de 15 chás para descer a menstruação atrasada (com receitas). Assim, você aumenta suas chances de conseguir o resultado adequado para a finalidade que deseja!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Limão faz a menstruação descer? - Verdades e receitas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Limão faz a menstruação descer? - Verdades e receitas