Partilhar

Como calcular o seu ciclo menstrual

Como calcular o seu ciclo menstrual
Imagem: mamaes.net

O método de calcular o ciclo menstrual é utilizado para saber qual o momento em que a mulher está mais fértil para conceber um bebê. O ciclo menstrual é o período de tempo que começa no primeiro dia da menstruação e acaba no dia antes do inicio da próxima menstruação. Deve perceber como funciona o seu ciclo menstrual e utilizar essa informação para conseguir o que tanto deseja, um bebê. Ao saber qual o seu período fértil, também poderá utilizar este método no caso de não querer engravidar. Se não sabe como calcular o seu ciclo menstrual, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fica o ciclo menstrual após a gravidez
Passos a seguir:
1

Deverá anotar num calendário todos os primeiros dias em que se menstruou e todos os últimos dias da menstruação. Deverá fazer este processo pelo menos durante 6 meses.

2

Calcule o tempo que dura o seu ciclo menstrual, contando desde o primeiro dia da menstruação até ao primeiro dia da sua menstruação seguinte. Um ciclo menstrual normal durará entre 28 e 32 dias. Durante o período de seis meses, a duração de cada ciclo poderá variar alguns dias, não se preocupe é completamente normal.

3

De seguida, pegue no seu ciclo mais curto e subtraia 18. Obterá assim o dia de inicio do seu período fértil. A título de exemplo imagine que o seu ciclo mais curto é de 27 dias. Fazendo 27 - 18 = 9.

4

Depois, pegue no seu ciclo mais longo e subtraia 11. O resultado será a data de fim do seu período fértil. Imaginando que o seu ciclo mais longo é de 34 dias. Fazemos 34 - 11 = 23. Neste caso, o seu período fértil seria a partir do 9º dia até ao 23º dia de cada ciclo menstrual. Estes resultados podem não corresponder necessariamente aos dias do calendário.

Leia também: Como 'forçar' a menstruação descer - É possível?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular o seu ciclo menstrual, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Se não quiser engravidar, não deverá ter relações sexuais durante o período fértil do seu ciclo menstrual.

Escrever comentário sobre Como calcular o seu ciclo menstrual

64 comentários
Adna
Oi Mim Ajuda A Minha Menstruação Está Atrasada Tem 7 Dias,Ela Costuma Descer No Dia 28 Mas Não Desceu e Eu Tive Relação Sem Camisinha Mas Não Aconteceu Dele G##* Dentro,Ela Está Atrasada Faz 7 Dias Hj. Oque Pode Ser? E O Que Devo Fazer??
Adna
A Minha Menstruação Está Atrasada Faz 7 Dias, Oq Será Que Houve?? Oq Eu Devo Fazer??
Sandra cristina
Meu ciclo é irregular, varia de 23 a 25 dias , tenho 51 anos, minha ultima menstruaçao foi dia 21/11 e gostaria de saber qual é mue dia fertil, e lembrando que o sangramento é so de 03 a 04 dias
Jurema reinhold
Duvida tomo anticoncepcional no dia 22 de setembro tive relaçao no primeiro dia da minha menstruação sem cuidados e até agora não desceu pra mim ainda .será que estou grávida?
Gisele Machado
Tive relação dois dias depois da menstruação e o preservativo estourou Posso engravidar? Ou devo tomar a pílula do dia seguinte?
Editor umComo.com.br
Oi Gisele! Apesar de ser um risco pequeno, continua a existir risco de engravidar.
Ana Mateus
No periodo fertil a mulher tem odor forte vaginal?
Editor umComo.com.br
Oi Ana! As causas do mau odor vaginal podem ser encontradas aqui: https://saude.umcomo.com.br/artigo/porque-tenho-mau-cheiro-vaginal-14556.html
miriane
o meu ciclo e 30 dia e desceu dia 02 08 2017
edervane
meus tres ultimos ciclos foram 26 de outubro 2016 ,4 de dezembro de 2016 e 14 de janeiro de 2017 ,sendo que no dia 11 de janeiro eu tomei dia d, ciclos longos ,em 16 de março descobri que estava gravida de 9 semanas qual a data mais provavel que eu possa ter engravidado ?
ANA BEATRIZ FIDELIS BARROS DA SILVA
como sabe meu ciclo menstrual
Editor umComo.com.br
Oi Ana! Basta seguir as indicações do texto.
ANA KARINA
COMO CALCULAR MINHA PROXIMA MESTRUAÇAO
Editor umComo.com.br
Oi Ana Karina! Por favor, siga as instruções do artigo.

Como calcular o seu ciclo menstrual
Imagem: mamaes.net
Como calcular o seu ciclo menstrual

Voltar ao topo da página