Partilhar
Partilhar em:

Como calcular o seu ciclo menstrual

Passo a Passo
Avaliação: 3,7 (636 votos)
43 comentários
5 vezes partilhado
 
Como calcular o seu ciclo menstrual
Fonte: mamaes.net

O método de calcular o ciclo menstrual é utilizado para saber qual o momento em que a mulher está mais fértil para conceber um bebê. O ciclo menstrual é o período de tempo que começa no primeiro dia da menstruação e acaba no dia antes do inicio da próxima menstruação. Deve perceber como funciona o seu ciclo menstrual e utilizar essa informação para conseguir o que tanto deseja, um bebê. Ao saber qual o seu período fértil, também poderá utilizar este método no caso de não querer engravidar. Se não sabe como calcular o seu ciclo menstrual, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fica o ciclo menstrual após a gravidez
Instruções:
1

Deverá anotar num calendário todos os primeiros dias em que se menstruou e todos os últimos dias da menstruação. Deverá fazer este processo pelo menos durante 6 meses.

2

Calcule o tempo que dura o seu ciclo menstrual, contando desde o primeiro dia da menstruação até ao primeiro dia da sua menstruação seguinte. Um ciclo menstrual normal durará entre 28 e 32 dias. Durante o período de seis meses, a duração de cada ciclo poderá variar alguns dias, não se preocupe é completamente normal.

3

De seguida, pegue no seu ciclo mais curto e subtraia 18. Obterá assim o dia de inicio do seu período fértil. A título de exemplo imagine que o seu ciclo mais curto é de 27 dias. Fazendo 27 - 18 = 9.

4

Depois, pegue no seu ciclo mais longo e subtraia 11. O resultado será a data de fim do seu período fértil. Imaginando que o seu ciclo mais longo é de 34 dias. Fazemos 34 - 11 = 23. Neste caso, o seu período fértil seria a partir do 9º dia até ao 23º dia de cada ciclo menstrual. Estes resultados podem não corresponder necessariamente aos dias do calendário.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como calcular o seu ciclo menstrual, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Se não quiser engravidar, não deverá ter relações sexuais durante o período fértil do seu ciclo menstrual.
Comentários (43)

Escrever comentário sobre Como calcular o seu ciclo menstrual

43 comentários
ANA BEATRIZ FIDELIS BARROS DA SILVA
como sabe meu ciclo menstrual
Editor umComo.com.br
Oi Ana! Basta seguir as indicações do texto.
ANA KARINA
COMO CALCULAR MINHA PROXIMA MESTRUAÇAO
Editor umComo.com.br
Oi Ana Karina! Por favor, siga as instruções do artigo.
A sua avaliação:
Nanda
ola por favor .. tenho uma duvida no mes de out/16 desceu pra mim dia 2 agora no mes de nov veio dia 30 .. gostaria de saber qual é o meu ciclo menstrual e se esta regular ou irregular .. e tbm perebi que meu fluxo esta pouco .... me ajudem por favor .. desde ja agradeço fico no aguardo .. abraço vlwww
Vanessa Lopes
Oi Nanda! Para calcular o seu ciclo basta seguir as indicações acima, depois você vai perceber se é regular ou irregular. Quanto ao fluxo, se você está notando diferenças ou incômodos, o melhor é mesmo consultar o seu ginecologista para saber se está tudo bem. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
eli
minha menstruação esta atrasada, posso está grávida era pra ter vindo no dia 25 de setembro
Vanessa Lopes
Oi Eli! Se você teve relações desprotegidas, pode estar grávida sim, deve fazer um teste de gravidez para confirmar.
A sua avaliação:
Artiaga
mi envolve sem camisinha dois dias depois do periodo fertil termina sera que estarei gravida?
Vanessa Lopes
Oi Artiaga! Sempre que você tiver relações sexuais desprotegidas, sem qualquer tipo de método anticoncepcional, corre o risco de engravidar. Para confirmar, o melhor é fazer um teste de gravidez.
A sua avaliação:
Lucia Jacquelyne
Minha Mestruação veio dia 10 de Junho e até agora ainda não desceu? é Normal ? Até que dia é considerado Normal? Posso Estar Grávida?
Suelen
Com eu sei o meu ciclo menstrual,não consigo fazer o cálculo e estou com medo de estar grávida X No mês de maio tive relação dia 21 e a minha menstruação venho no dia 27 e durou 7 dias, e no mês de junho minha menstruação venho no dia 15 e foi até o dia 19 e eu tive relação no dia 19 eu posso estar grávida?
Rosalina Castro de Castro
Minha última menstruação foi dia 28 de maio como posso saber quando vai começar meu período fértil? E como faço pra saber de quanto tempo leva o meu ciclo menstrual?
Paula Bernardo
Gostaria que me ajudassem a calcular o meu ciclo menstrual.
Aline Mirian Da Silva
Eu não sei não veio mansturçao tbm foi ante 26/03/2016 agora 21/04/2016 me pregunta como responder pra mim

Como calcular o seu ciclo menstrual
Fonte: mamaes.net
Como calcular o seu ciclo menstrual