Os primeiros sinais da gravidez

Quanto tempo é preciso esperar para fazer teste de gravidez

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 17 novembro 2017
Quanto tempo é preciso esperar para fazer teste de gravidez

Quando descobrimos que estamos com um atraso menstrual o nervosismo se apodera de nós. Seja porque queremos um bebê ou não, desejamos saber o quanto antes se realmente existe uma gestação para esclarecer o panorama e organizar a situação. Mas neste caso fazer o teste cedo pode não ser o ideal, esperar é importante para garantir um resultado confiável na hora de fazer o teste de gravidez. Se estiver se perguntando quanto tempo é preciso esperar para fazer o teste de gravidez continue lendo, porque em umComo.com.br explicamos para você.

Também lhe pode interessar: Como usar um teste de gravidez

Índice

  1. Por que deve esperar para fazer o teste de gravidez?
  2. Quanto tempo é preciso esperar para fazer teste de gravidez
  3. Quando NÃO devemos fazer o teste de gravidez

Por que deve esperar para fazer o teste de gravidez?

Saber exatamente como funciona o nosso corpo é importante para entender por que devemos esperar para fazer o teste de gravidez. O que indica que estamos grávidas, tanto através da urina como por meio de uma análise de sangue, é a presença de um hormônio chamado HCG; que é o mesmo produzido pela placenta quando ocorre a gestação, com o objetivo de garantir os níveis adequados de estrogênio e progesterona, hormônios fundamentais na gravidez.

Este hormônio começa a ser segregado pelo nosso corpo 15 dias após a fecundação do óvulo, nunca antes disso. O que isso quer dizer? Que se fizer o teste de gravidez antes dos 15 dias, corre o risco de obter um falso negativo, e quando o assunto é gravidez o melhor é não correr o risco e estar 100% segura.

Quanto tempo é preciso esperar para fazer teste de gravidez

A confiabilidade do teste de gravidez dependerá não só de ter esperado o tempo adequado, mas de como são os nossos ciclos menstruais. Existem muitos testes de gravidez que garantem resultados desde o primeiro dia de atraso, no entanto estes testes podem dar muitos falsos negativos porque se os níveis de HCG não forem suficientemente elevados, não poderão ser detectados pelo teste.

Por tudo isso os médicos recomendam:

  • Fazer o teste de gravidez quando tiver 7 dias de atraso no caso de mulheres regulares ou que tomem anticonceptivos hormonais, portanto, que tenham bem clara a data de sua próxima menstruação. Depois de uma semana de atraso os níveis de HCG estarão no ponto adequado para serem detectados.
  • Se escolher fazer o teste de gravidez no primeiro dia de atraso e o mesmo der negativo, então deverá esperar a menstruação. Se a menstruação não vier, terá que repetir o teste de gravidez 5 dias depois, pois é possível que tenha sido um falso negativo.
  • No caso de mulheres com ciclos menstruais irregulares, o teste de gravidez deve ser feito 18 dias após a relação sexual de risco em que poderia ter engravidado.

Dica: Acesse também esse artigo para saber se teste de gravidez caseiro com pinho sol funciona.

Quanto tempo é preciso esperar para fazer teste de gravidez - Quanto tempo é preciso esperar para fazer teste de gravidez

Quando NÃO devemos fazer o teste de gravidez

Depois de explicar tudo isso, fica muito claro que para oferecer um resultado confiável o teste de gravidez deve ser feito de forma adequada. Por isso nunca deve:

  • Fazer o teste de gravidez no mesmo dia da relação sexual sem proteção ou no dia seguinte;
  • Fazer o teste sem ter um atraso menstrual;
  • Fazer o teste sem ler as instruções, pois poderia obter um resultado errado.

Apesar dos testes de gravidez caseiros poderem dar falsos negativos não dão falsos positivos, exceto em casos de gravidez ectópica ou gestação sem embrião; um resultado positivo significa que existe uma gravidez.

Se finalmente o resultado for negativo e não quiser ter um filho neste momento, convidamos você a ler detalhadamente nosso artigo como evitar uma gravidez não desejada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo é preciso esperar para fazer teste de gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Emili Reis Ferreira
Eu estou com a menstruacao atrasada ha 2 meses , 7 semanas e 1 dia sera que eu estou gravida ?
Editor umComo.com.br
1 de 2
Quanto tempo é preciso esperar para fazer teste de gravidez