10 primeiros sintomas de gravidez
Tão logo a mulher engravida começam a surgir os sinais de que a gestação se inicia. Para identificar se você se tronará mamãe daqui a nove meses, o umComo.com.br separou os 10 primeiros sintomas de gravidez para esclarecer as suas dúvidas.
Passos a seguir:
O enjoo é um sintoma bem típico do início da gravidez. Porém, existem mulheres que durante toda a gestação não sentem náuseas, embora seja pouco comum. O surgimento dos primeiros enjoos também varia bastante, podendo aparecer apenas depois de algumas semanas do início da gravidez ou mesmo antes da menstruação atrasar.
O atraso da menstruação é um dos sinais mais evidentes para muitas mulheres de que elas estão grávidas, inclusive, para quem possui ciclos menstruais bem regulares e sabe exatamente quando vai menstruar. Por isso, é também um dos sinais que mais garante o começo da gestação.
Quem costuma ficar com os seios inchados e doloridos durante a menstruação é provável que também tenha essas sensações no início da gravidez. Por isso mesmo, não é um dos sintomas de gravidez mais evidentes. No entanto, agora os seios podem doer um pouco mais, o que tende a passar assim que o organismo se adaptar às mudanças hormonais.
Os seios também ficam com os bicos mais escuros, na pele da aréola, em torno do mamilo, e as veias mais aparentes. Mas são sintomas que podem confundir, pois podem sinalizar alterações hormonais não necessariamente de uma gravidez.
É comum que os primeiros sintomas de gravidez também sejam o cansaço em demasia e ter mais sono do que o normal. Isso tem uma explicação, é a alta concentração de progesterona no organismo, que nas mulheres pode causar exaustão.
No início da gravidez a mulher pode ter sangramentos irregulares e cólicas, mais um sintoma que é confundido com a menstruação. Porém, nesse caso, significa que o óvulo recém-fertilizado está se abrigando no endométrio, a camada de sangue que reveste o útero, a mesma que é eliminada na menstruação.
Saiba mais sobre este tema no artigo "quanto tempo dura o sangramento de nidação?"
Se a mulher não costuma acordar de noite para fazer xixi e agora sim, então é bem provável que esse seja um sinal de que esteja grávida. A vontade de fazer xixi a toda hora já começa no início da gestação, porque quando o embrião se implanta ele começa a produzir o HCG, gonadotropina coriônica humana, o hormônio que provoca as frequentes idas ao banheiro.
Mesmo que alguns achem que é mito, entre os primeiros sintomas de gravidez um deles é a vontade de comer fora de hora, inclusive, alimentos diferentes. Embora não seja um sinal muito seguro, a fome pode aparecer na madrugada, como um buraco no estômago que precisa ser preenchido.
Outro sintoma da gravidez são as alterações no paladar ou no olfato, manifestadas por um gosto metálico que surge na boca. É comum também que um alimento que a mulher goste não seja mais suportado, além de sentir cheiros que não percebia antes.
Por fim, o décimo dos primeiros sintomas de gravidez vai dar a certeza de que a gestação iniciou. É o teste de farmácia positivo, feito com a urina e que detecta a presença do HCG no organismo, produzido apenas em caso de gravidez.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a 10 primeiros sintomas de gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.