PARTILHAR

Como aliviar as náuseas na gravidez

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 15 fevereiro 2021
Como aliviar as náuseas na gravidez

A náusea é um dos principais sintomas que sofrem muitas mulheres grávidas, especialmente no primeiro trimestre de gestação e ainda que não se saiba cientificamente o que a provoca, tudo indica que se deve às importantes mudanças hormonais que se têm nesta etapa. É uma condição muito angustiante para a futura mamãe que afeta de forma relevante seu bem-estar tanto físico como mental, por isso, além das recomendações médicas para acalmá-la existem alguns hábitos diários que podem ser úteis para reduzi-la. No seguinte artigo de umComo explicamos como aliviar as náuseas na gravidez.

Também lhe pode interessar: Como aliviar os enjoos na gravidez
Passos a seguir:
1

Algo fundamental para aliviar as náuseas na gravidez é facilitar o processo de digestão realizando várias refeições ao dia e evitando que sejam muito abundantes. Faça cinco refeições diárias para que o estômago nunca fique vazio e tente também mastigar devagar os alimentos.

2

Assim, há certos alimentos que ajudam a manter uma dieta saudável durante a gravidez e reduzir as náuseas. Inclua em sua alimentação diária ingredientes leves como vegetais, frutas, peixe fresco, leite, iogurte e cereais, pois todos eles são ideais para regular o trânsito intestinal e facilitar a digestão.

Por outro lado, evite o consumo excessivo de alimentos enlatados, frituras e doces. Também não se recomenda ingerir as comidas muito quentes, são preferíveis em uma temperatura morna.

Amplie esta informação no artigo Como comer durante a gravidez.

Como aliviar as náuseas na gravidez - Passo 2
3

Durante a gravidez é normal que seus sentidos estejam bem mais sensíveis e determinados cheiros ou sabores possam induzir as náuseas e aumentar seu mal-estar. É por isso que você deve evitar aquelas comidas muito condimentadas ou com aromas fortes que lhe sejam desagradáveis.

4

As náuseas em muitas ocasiões são mais intensas e frequentes ao acordar pela manhã e para as aliviar nesta hora do dia, aconselha-se comer algum carboidrato antes de sair da cama. Você pode comer, por exemplo, bolachas, torradas ou cereais e repousar deitada 15 minutos antes de se levantar.

5

Beber muita água é imprescindível para evitar a desidratação e aliviar sua garganta que pode estar irritada pelas náuseas e ácidos estomacais. Tente beber aos poucos com pequenos goles e sem se exceder. Evite aquelas bebidas gasosas, alcoólicas ou com cafeína e os sucos de frutas muito ácidas.

6

Uma grande forma de aliviar as náuseas na gravidez é tomar ar fresco regularmente. Passeie e respire ar puro para reduzir as tonturas e o mal-estar corporal geral.

Como aliviar as náuseas na gravidez - Passo 6
7

As náuseas podem ser agravadas quando não se descansa ou dorme o suficiente, por isso deite-se e relaxe sempre que tiver sono ou estiver cansada. Deite-se de lado e evite adotar uma posição completamente horizontal.

8

Além destes conselhos para aliviar as náuseas, em umComo você também pode ver como acalmar outros incômodos típicos da gravidez:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar as náuseas na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como aliviar as náuseas na gravidez
1 de 3
Como aliviar as náuseas na gravidez

Voltar ao topo da página ↑