Partilhar

Como aliviar a dor abdominal na gravidez

Por Sara Viega. Atualizado: 14 março 2018
Como aliviar a dor abdominal na gravidez

As dores abdominais durante a gravidez são muito comuns e normais, já que a gestação do bebê provoca múltiplas mudanças no seu corpo que podem provocar incômodos na região abdominal. Você deve saber que existem alguns truques que ajudarão você a diminuir estas dores, mas temos sempre que verificar qual é a causa dos incômodos para poder medicar. Neste artigo de umComo.com.br vamos contar para você como aliviar a dor abdominal na gravidez e conseguir reduzir ao máximo estes incômodos.

Também lhe pode interessar: Como aliviar dor nas costas na gravidez
Passos a seguir:
1

Existem diversas causas que podem provocar os incômodos na gravidez focadas na região da barriga: desde o próprio aumento do útero, até aos movimentos do bebê ou a posição na qual estiver, as contrações de Braxton ou o estiramento dos ligamentos que sustentam o útero.

Entre todas estas, a causa mais frequente que provoca a dor abdominal na gravidez é o crescimento do útero, fazendo com que se expanda também pelas áreas laterais e aumente cada vez que o bebê cresce. Se seu filho crescer muito rápido, a sensação que terá a futura mamãe é de um estiramento muscular, sobretudo nas áreas lombar e da virilha.

2

Para aliviar as dores da gravidez no abdômen, recomenda-se que quando as sentir, sente-se em uma superfície lisa (uma cama, um sofá, etc.), eleve as pernas e relaxe. Pense que quando seu corpo descansa os músculos também relaxam e, portanto, a dor diminuirá.

Como aliviar a dor abdominal na gravidez - Passo 2
3

Outra forma de evitar a dor abdominal na gravidez é que, quando estiver descansando, evite mudar de posição bruscamente; se estiver deitada de lado e quiser se virar, faça-o pouco a pouco para fazer com que a criança se adapte também à nova postura e não se mexa ao ficar incômoda.

4

Você deve saber que ficar desidratada pode provocar as contrações de Braxton Hicks, portanto, é importante beber bastante líquido, sobretudo água, durante todo o dia para que seu organismo funcione corretamente e a dor na barriga não apareça com tanta frequência.

Como aliviar a dor abdominal na gravidez - Passo 4
5

Outra forma de reduzir a dor na barriga durante a gravidez é evitar, ao máximo, o estresse. Considere que as preocupações e os altos níveis de estresse provocam tensões em seu corpo tanto a nível mental quanto muscular, algo que pode causar a piora dos sintomas da gravidez provocando mais incômodos.

Para evitar isto é importante fazer técnicas de relaxamento como pilates ou ioga e estar bem descansada durante todo o dia.

Como aliviar a dor abdominal na gravidez - Passo 5
6

A almofada de amamentação também pode ajudar a diminuir os incômodos abdominais durante a gravidez pois, nos últimos meses do período, pode-se sentir uma forte pressão durante o descanso, algo que pode ser aliviado usando esta almofada. Dependendo das dores que sentir, você pode colocar a almofada embaixo das pernas ou embaixo das panturrilhas; neste artigo de umComo.com.br contamos como dormir com a almofada de amamentação.

Como aliviar a dor abdominal na gravidez - Passo 6
7

Os gases durante a gravidez são uma das principais causas das dores na barriga que as mulheres sentem, por isso, é importante cuidar dos seus hábitos alimentares durante este período fazendo algumas práticas simples que ajudarão você a reduzir os gases:

  • Coma durante o dia: divida as refeições em 7 ou 8 por dia, em quantidades menores, porém mais frequentes. Isto ajudará você a ter uma digestão melhor que, por sua vez, evitará que apareçam as dores.
  • Mude para uma alimentação saudável: as frutas e as verduras são ingredientes muito recomendados para este período por sua grande quantidade de nutrientes e vitaminas que ajudarão no crescimento saudável do seu filho. Deixe de lado os alimentos gordurosos e faça uma dieta saudável e com muitos alimentos verdes.
  • Uma caminhada após as refeições. É uma boa forma de conseguir digerir a comida de uma maneira saudável e evitar o acúmulo de gases no estômago.
Como aliviar a dor abdominal na gravidez - Passo 7
8

Uma boa forma de conseguir aliviar as dores abdominais na gravidez é usar bolsas térmicas. O calor aplicado na região onde se sente o incômodo pode ajudar a diminuir e a conseguir ficar mais relaxada. Por isso, você pode tomar um banho quente quando estiver sentindo esta dor ou, também pode colocar um pano limpo umedecido em água quente e deixá-lo sobre sua barriga.

9

Já referimos que a dor abdominal é normal durante a gravidez, no entanto, você deverá prestar atenção à saúde e ir ao médico se estes incômodos vierem acompanhados de outros sintomas como:

  • Sangramento
  • Febre
  • Calafrios
  • Dor insuportável no abdômen

Estes ou outros sintomas podem significar que há alguma complicação na gravidez, por isso é importante procurar de imediato o médico para que ele possa verificar o que pode estar acontecendo.

Dica: Acesse também o artigo e descubra se fazer força para evacuar prejudica o bebê.

Como aliviar a dor abdominal na gravidez - Passo 9

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar a dor abdominal na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como aliviar a dor abdominal na gravidez

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Jackeline
Olha eu tava tomando um antivoserpenal e troquei por outro noma aí acabei de t!má a primeira cartela aí aí comecei ter relações só que !eu namorado gozava fora aí já tá com 13dias aí hoje sente um enjou e uma dor no período da barriga muito forte aí ficou dolorida e o injou continua será que estou gravida

Como aliviar a dor abdominal na gravidez
1 de 7
Como aliviar a dor abdominal na gravidez

Voltar ao topo da página