Partilhar

É normal a pomada ginecológica sair?

Por Patricia Gebara. Atualizado: 28 junho 2018
É normal a pomada ginecológica sair?

As pomadas ginecológicas são usadas para tratar doenças e ajudar a aguentar sintomas como coceira e desconforto na região. Normalmente, são inseridas dentro do canal vaginal. Isso pode causar muitas dúvidas nas mulheres, já que é uma região úmida e com dificuldade de acesso. Por isso, neste artigo, nós do umCOMO respondemos se é normal a pomada ginecológica sair, além de responder a outras perguntas sobre o assunto: dor e ardência, tomar álcool, atraso menstrual por causa do creme vaginal e outros temas relacionados.

Também lhe pode interessar: Rohypnol - Indicações, uso e efeitos

Como usar a pomada ginecológica

A pomada ginecológica é indicada para tratar alguns tipos de infecções vaginais, causadas por fungos ou bactérias. Necessitam a prescrição médica por se tratarem de antibióticos e antifúngicos.

Alguns sintomas da infecção vaginal são coceira, corrimento vaginal anormal, vermelhidão, dor na relação sexual e inchaço. As infecções mais comuns são vaginose, gonorreia, candidíase e clamídia.

O tratamento feito com a pomada ginecológica não pode ser interrompido, mesmo que os sintomas diminuam. Veja como usar a pomada ginecológica:

  1. Para que o creme fique na parte inferior da bisnaga, bata ela levemente em uma superfície plana com a tampa para cima.
  2. Tire a tampa e rompa o lacre da bisnaga com o verso dela. Depois, encaixe o aplicador no bico e aperte bem devagar até que o aplicador fique firme e travado.
  3. Coloque o aplicador com creme na vagina com muito cuidado e aperte para liberar o medicamento.
  4. O mais indicado é que isso seja feito no período da noite, já que o corpo fica mais imóvel, fazendo com que o contato do medicamento com a vagina seja bem maior.

Não é normal sentir dor ao aplicar pomada ginecológica. Se você sentiu se a pomada ginecológica arde, é importante investigar pois deve ser sintoma de outro problema. O artigo sobre fisgadas na vagina pode te ajudar a ter alguma ideia sobre o que pode ser.

Útil: Como usar pomada Nistatina

É normal a pomada ginecológica sair?

É normal que o creme vaze um pouco, já que está dentro da vagina, uma mucosa. Porém, se você começar a sentir muito desconforto, fale com o seu médico ginecologista. Ele pode dar dicas de aplicação e explicar melhor o motivo da pomada ginecológica sair. No umCOMO já falamos qual é a melhor pomada para candidíase.

É normal a pomada ginecológica não sair?

É normal que a pomada ginecológica não saia. Tudo depende do seu corpo e como ele reage ao medicamento. O normal é que o corpo absorva a pomada durante seu tempo de uso. Há quem ache que o creme saia durante a noite e há quem ache que não. O que importa é observar se o tratamento está funcionado e quantidade de pomada vazando. Caso você sinta que a pomada ginecológica não está tendo mais efeito, fale com o médico que a receitou.

Leia também: Posso usar pomada ginecológica menstruada? - Esta e outras dúvidas comuns

Eu estou usando pomada ginecológica - posso ter relações?

Você não pode ter relações sexuais durante um tratamento com pomada ginecológica. A atividade sexual pode mudar a quantidade de medicamento que fica no interior da vagina. Isso pode comprometer o tratamento e sua eficácia, já que é necessário que a mucosa da vagina esteja livre de secreções, inflamações ou escoriações.

Outro problema é que a maioria dos cremes de tratamento têm uma base oleosa, que reage com o látex da camisinha e aumenta o risco dela estourar. Além disso, ao ter relações sexuais usando uma pomada ginecológica o medicamento pode interagir com o órgão sexual do parceiro e ter efeitos colaterais.

Sugestão: aprenda como fazer banho de assento para corrimento.

É normal a pomada ginecológica sair? - Eu estou usando pomada ginecológica - posso ter relações?

Tive relação usando pomada ginecológica, e agora?

Se você teve uma relação sexual usando pomada ginecológica, o indicado é continuar o tratamento. Porém, se você sentir alguma mudança, vá ao médico. Fique de olho, também, na saúde do seu companheiro ou companheira. Ao entrar em contato com o medicamento, ele também corre risco de ter efeitos colaterais indesejados.

Pomada ginecológica corta o efeito do anticoncepcional?

Por ser um medicamento que tem anti-inflamatórios, antibióticos ou antifúngicos, há pessoas que acham que a pomada ginecológica afeta a eficácia da pílula anticoncepcional. Como o creme tem ação local, isso não acontece, mas é sempre necessário consultar o ginecologista sobre o uso do medicamento. A mesma resposta vale para casos de anticoncepcionais injetáveis.

Sugestão: Quais os remédios que cortam o efeito do anticoncepcional - Lista

É normal sangrar usando pomada ginecológica?

Se você está usando pomada ginecológica e está saindo sangue, saiba que não é normal sangrar usando pomada ginecológica. Fique atenta se este problema não é por conta da menstruação ou alguma escoriação na vagina. Caso isso aconteça e você não esteja menstruada, vá ao médico imediatamente. Este sintoma pode indicar alguma sensibilidade do seu corpo à pomada ou ela pode não ter cumprido o efeito desejado.

A pomada ginecológica é usada para tratar infecções e outros problemas na vagina, então o sangramento também pode ser um sintoma da doença. Mesmo assim, o mais prudente é consultar um médico para um diagnóstico completo. Usar a pomada ginecológica não causa sangramento.

Saiba mais: Como ter uma vagina saudável

Pomada ginecológica atrasa menstruação?

A priori, a pomada ginecológica não atrasa menstruação. Não há nenhuma relação comprovada quando aos compostos dos principais cremes vaginais com o atraso menstrual. Se a sua menstruação está atrasada, é muito improvável que seja por causa do tratamento. Será imprescindível fazer um teste de gravidez e considerar todas as causas possíveis. Para te ajudar, sugerimos a leitura do artigo sobre o que pode atrasar a menstruação além da gravidez.

Posso beber usando pomada ginecológica?

É importante consultar essa informação na bula do medicamento, mas nas pomadas vaginais mais conhecidas não costumam haver contraindicações quanto ao consumo de álcool. O ideal é que seja consumido com moderação.

Leia também: O que acontece se eu tomar ibuprofeno e beber álcool

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É normal a pomada ginecológica sair?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre É normal a pomada ginecológica sair?

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Vakescka
Também queria saber... no meu caso, está saindo rosa. Não acredito que seja sangue, e sim algum tipo de reação do fungo com o creme..
Gina
Estou usando pomada ginecológica e além dela sair no outro dia começou uma dor nas costas na altura das cadeiras é normal? O que pode ser?
camila
E normal a pomanda sair no outro dia com alguns pontinhos vermelhos? ?
Patricia
Uso pomada a noite e de manhã vou faze xixi sai ...quando passo o papel para limpa sai junto com a pomada unas listra bem fina de sangue ....acho q é sangue e bem mais finondonq fio de cabelo
Rebeca
então estou usando a pomada como a medica me falou ontem fiz tudo direitinho so que hoje de manha fui no banho fazer xixi e doeu um pouco e uma sensação estranha e saiu um pouco de sangue
Josefa Silva de Jesus
Uso a pomada a noite quando viu a banheira no outro dia sair um pouco da pomada e Norma
Jamile
Eu to usando a pomanda vaginal a noite mas quando vou n banheiro fazer xixi d manhã ela sair e normal sair?
Patricia
Pessoal hoje só vou fica com a pomada ginicologica por 2 horas Ser a que vai ter efeito , pq trabalho a noite só amanhã a noite vai ficar mais tempo É uma bagunça

É normal a pomada ginecológica sair?
1 de 2
É normal a pomada ginecológica sair?

Voltar ao topo da página