Partilhar

Xarelto - Indicações, uso e efeitos

Xarelto - Indicações, uso e efeitos
Imagem: hhrlaw.com

Quer saber mais sobre o Xarelto? Em umComo explicamos as indicações, efeitos colaterais, posologia, contra-indicações e outras informações do Xarelto. Este medicamento pertence ao grupo de medicamentos denominados de agentes antitrombóticos, impedindo um coágulo de sangue no interior do vaso sanguíneo. Xarelto é um medicamento de uso oral que contém como substância ativa rivaroxabana.

Também lhe pode interessar: Zovirax - Indicações, uso e efeitos

Indicações

Xarelto é indicado para o tratamento e prevenção de trombose venosa profunda (TVP) e embolia pulmonar que torna a aparecer após TVP. Como é um medicamento antitrombótico, Xarelto é utilizado na prevenção de derrame cerebral, conhecido também como acidente vascular cerebral (AVC) e embolia sistêmica, a formação de coágulos em outros vasos sanguíneos.

Posologia

O modo de usar Xarelto vai depender da condição a tratar. Deve seguir sempre as orientações do seu médico no que diz repeito à dose e duração do tratamento. O medicamento deve ser tomado sempre com água e com os alimento, respeitando sempre o mesmo horário, pois isso vai ajudá-lo a se lembrar da próxima toma. Nunca interrompa o tratamento com Xarelto sem informar o seu médico.

Para a prevenção de derrame cerebral (AVC) e embolia sistêmica, a dose recomendada é de 20 mg ao dia, administrados em dose única. Casos em que os rins do paciente não estejam funcionando normalmente, a dose pode ser reduzida para 15 mg ao dia. Estas são as doses máximas.

Para o tratamento da trombose venosa profunda e embolia pulmonar, a dose inicial recomendada é de 15 mg duas vezes ao dia durante as três primeiras semanas. Após as três semanas e para continuação do tratamento e prevenção, deve-se aumentar a dose para 20 mg uma vez ao dia.

Xarelto - Indicações, uso e efeitos - Posologia
Imagem: webmd.com

Efeitos colaterais

Como qualquer outro medicamento, Xarelto pode causar reações adversas como sangramento, que pode levar a anemia ou queda de pressão arterial, sangramento menstrual prolongado e/ou volumoso, tontura, fraqueza, dor de cabeça, palidez, dificuldade para respirar, dor, inchaço, formigamento ou paralisia dos músculos dos braços e pernas e mau funcionamento dos rins após sangramento. Se sentir alguma destas reações, informe o seu médico.

Contra-indicações

Você não deve usar este medicamento se for hipersensível à rivaroxabana ou a qualquer outro componente da fórmula do Xarelto. Pacientes com sangramento excessivo, como hemorragia gastrintestinal ou intracraniana, não devem tomar o medicamento pois correm o risco do sangramento aumentar. Em pacientes com doença do fígado grave, a administração de Xarelto também é contra-indicada.

Xarelto não deve ser utilizado durante a gravidez ou durante o período de amamentação, pois a substância ativa pode ser excretada para o leite materno. Caso haja a possibilidade de gravidez, deve utilizar um método contraceptivo durante o tratamento com o medicamento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Xarelto - Indicações, uso e efeitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Se se esquecer de tomar uma tomar uma dose de Xarelto, seja de 15 ou 20 mg, deve tomar assim que se lembrar e continuar a tomar normalmente. Nunca deve tomar uma dose a dobrar para compensar uma dose perdida.

Escrever comentário sobre Xarelto - Indicações, uso e efeitos

119 comentários
A sua avaliação:
Maria Penha
oxalato de escitalopram 10 mg pode inibir o efeito do xarelto 20 mg
A sua avaliação:
Marco Cezar Rodrigues Borges
Tomo xarelto a 6 meses por alguns problemas deixei de tomar por 6 dias como retomar o tratamento sem problemas.Obrigado
Micheli De Oliveira Rodrigues
Olá, eu estou no momento com trombose venosa profunda, e comecei a tomar o anticoagulante xarelto, quanto tempo ele leva pra fazer algum efeito para que eu possa voltar a andar???
susana santos
gostava de ser informada, que estou a tomar Xarelto 10mg e aspririna 100mg se tem efeitos colaterais.
Elisangela Soares Pereira
Olá Boa noite minha sogra toma xarelto a mais de 5 anos as reação estão mais aparentes há um ano está com roxidao nas pernas asma sangramento urinário inchaço nas mãos úlceras no corpo...no entanto o médico não suspende a médicao pois ela tem trombose na perna...o que fazer nesse caso? Nós ajude por favor...obgd desde já.
Marta Maria Oliveira Souza
Tomo xarelto de 15 mg 2 vezes ao dia ,mais sinto muito sono, será normal.
Luan Pereira da Silva Rocha
Estou tomando xarelto 20 mg uma vez ao dia, e ultimamento venho apresentando tonturas, dores de cabeça, e enjoos. Sabe se é por causa do remédio?
Roberto P.
Estou usando o Xarelto à 5 anos devido a TVP e tambem a uma retrombose um ano após a TVP. Recentemente a 5 meses, fui diagnosticado com uma Esteatose hepática de grave para moderada, da qual estou em tratamento até então, mas o progresso com o uso do medicamento orlistat, esta estavel ou muito lento. Será que depois desses anos todos posso ir reduzindo a utilização do XARELTO, até deixar de utilizar o mesmo? Não gosto de ser dependente de medicamentos, e devido ao diagnostico de esteatose, tenho modo de vida de exercicios diarios e alimentação saudavel e balanceada. Agradeceria seus conselhos Atenciosamene. Roberto P.
A sua avaliação:
Franciele DELABARI JANDREY
Quanto tempo leva para o xarelto20mg fazer efeito?
sônia Maia
Minha mãe toma xarelto, e caiu e o pé está muito inchado, só que está com medo de tomar analgésicos porque o cardiologista a proibiu, agora, o que ela pode fazer, o pé está doendo muito, e inchado, e ela não quer ir no médico do PS com medo de este receitar algo que vá fazer mal.
ibraim almeida
COMO SUSPENDER O USO DE XARELTO 20MG PARA REALIZAR DRENAGEM DE DERRAME PLEURAL

Xarelto - Indicações, uso e efeitos
Imagem: hhrlaw.com
Imagem: webmd.com
1 de 2
Xarelto - Indicações, uso e efeitos

Voltar ao topo da página