Partilhar

Dramin - Indicações, uso e efeitos

Por Nicolas Santos. Atualizado: 7 fevereiro 2017
Dramin - Indicações, uso e efeitos
Imagem: farma22.com.br

O Dramin é um medicamento à base de dimenidrinato, costuma ser encontrado em comprimidos que contém 100 mg desta substância, assim como também pode ser encontrado em soluções orais de 120 ml.

Neste artigo umComo apresenta Dramin - indicações, uso e efeitos além de outras informações que podem ser úteis caso você precise tomar Dramin. Não pretendemos, de forma alguma, substituir as orientações ou acompanhamento de um profissional médico. Este artigo serve apenas para informar, educar ou tirar algumas dúvidas sobre o uso de Dramin. Lembre-se que qualquer decisão em relação à este medicamento deve ser tomada por um profissional autorizado. Confira esta e outras informações neste artigo sobre Dramin.

Também lhe pode interessar: Zovirax - Indicações, uso e efeitos

Modo de uso do Dramin

O modo de uso do Dramin varia consoante ao tipo do medicamento, entre solução ou comprimidos.

  • Comprimidos de Dramin:

Adultos e jovens acima de 12 anos podem tomar de um a meio comprimido a cada 4 ou 6 horas, não podendo passar dos 4 comprimidos por dia (400mg).

  • Solução de Dramin:

Crianças de 2 a 6 anos podem tomar de 5 à 10 ml a cade 6 ou 8 horas, sem passar dos 30 ml por dia. Acima dos dois anos de idade a dose deve ser de 1,mg de dimenidrinato por kg de massa corporal, esta dose também não pode passar o limite diário de 30 ml (75 mg) por dia.

Indicação do Dramin

A principal indicação do Dramin é para a eliminação ou redução de náuseas e vômitos, seja em caso de gravidez, pós operatório e alguns tipos de vertigens, sendo também muito utilizado no tratamento da labirintite.

O preço do dramin varia de acordo com a solução, a de 100mg com 20 comprimidos custa entre R$: 5,00 a 7,00. Já o Dramin de Solução custa aproximadamente R$: 20,00 com 120 ml.

Efeitos adversos/colaterais do Dramin

Os efeitos colaterais do Dramin não costuma causar alerta, um deles é a sonolência e ou sedação, por isso muitas pessoas tomam Dramin para dormir, embora isso não seja nem um pouco recomendado, uma vez que ele não é um medicamento feito propriamente para causar sonolência. Os efeitos colaterais do Dramin, além deste, incluem:

  • Tontura;
  • Nervosismo;
  • Insônia;
  • Visão turva;
  • Retenção urinária;
  • Secura da garganta e boca;

Contraindicação do Dramin

As contraindicações do Dramin se limitam mais à idade ou casos de hipersensibilidade. O Dramin em comprimidos não deve ser utilizado por crianças menores de 12 anos e a solução de Dramin não deve ser utilizada em crianças menores de 2 anos.

Além disso, o Dramin não é recomendado para qualquer pessoa que possua hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula.

Gravida pode tomar Dramin?

Sim, a grávida pode tomar Dramin, desde que seja com a orientação e acompanhamento médico. O Dramin é indicado na gravidez quando é preciso tratar enjoos e vômitos, porém, só deve ser utilizado com a autorização do seu médico até o pré-natal.

O médico obstetra deve ser sempre consultado quando surgir a necessidade de utilizar medicamentos durante a gravidez.

Como é a superdosagem do Dramin

Em casos de superdosagem do Dramin, quando o paciente ingere uma dose excessiva acidentalmente, os sintomas da superdosagem de Dramin incluem:

  • Sonolência excessiva;
  • Depressão respiratória;
  • Alucinações;
  • Convulsões;
  • Dispneia;
  • Secreção brônquica;
  • Pode chegar ao coma.

Para a overdose de Dramin não se conhece antídoto eficaz, por isso as medidas adotadas nestes casos são as habituais e consistem em monitoramento das funções vitais para que os sintomas da superdosagem de Dramin possam ser contidos. A administração de oxigênio e fluídos intravenosos também faz parte deste tratamento, assim como a indução do vômito e lavagem gastro intestinal.

Em caso de intoxicações, sendo ou não uma superdosagem do Dramin, ligue para 0800 722 6001 para mais informações.

Veja também:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dramin - Indicações, uso e efeitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Dramin - Indicações, uso e efeitos

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Nathalia
Conteúdo muito bom e informativo!
Eunice Nakma
Tem um médico novato que deu superdosagem para minha filha de dramin b6 depois de 1 dia e meio minha filha ficou rouca e secreção bronquica o que fazer.

Dramin - Indicações, uso e efeitos
Imagem: farma22.com.br
Dramin - Indicações, uso e efeitos

Voltar ao topo da página