PARTILHAR

Keflex - indicações, uso e efeitos

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 6 março 2020
Keflex - indicações, uso e efeitos
Imagem: dokteronline.com

Keflex é um antibiótico cuja substância ativa é a cefalexina e que pertence ao grupo das cefalosporinas. Este antibiótico é indicado para o tratamento de infecções causadas por micro-organismos que sejam sensíveis à cefalexina. Através da sua ação bactericida, ele consegue destruir as bactérias que causaram a infecção. Se quer saber mais sobre o Keflex, as suas indicações, posologia, efeitos colaterais e contra-indicações, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Zovirax - Indicações, uso e efeitos

Indicações Keflex

Dada a sua bactericida, o Keflex é indicado para o tratamento de infecções causadas por bactérias que sejam sensíveis à substância ativa do antibiótico, a cefalexina. Sendo assim, este antibiótico pode ser usado para tratar sinusites, otite média, ou seja, quando ocorre uma inflamação do ouvido médio, infecções do trato respiratório e geniturinário, infecções dentárias, infecções ósseas e infecções de pele e tecidos moles. Dependendo do histórico clínico do paciente, poderá ser necessário realizar testes de sensibilidade à cefalexina.

Posologia Keflex

Keflex está disponível em forma de drágeas e líquido. A dose recomendável de Keflex para adultos varia entre 1 a 4 g diárias consoante o tipo de infecção a tratar, sendo que o habitual é tomar 250 mg de 6 em 6 horas. Para o tratamento de infecções de pele e estruturas de pele, faringites estreptocócicas e cistites, a dose recomendável para pacientes com mais de 15 anos de idade é de entre 500 mg a 1 g a cada 12 horas. No caso de cistite, o tratamento pode durar entre 7-14 dias. Em situações de infecções do trato respiratório causadas por S. pyogenes e S. pneumoniae, a dose recomendável é de 500 mg a cada 6 horas. Caso seja necessário, estas doses podem ser aumentadas, mas sempre sob supervisão e orientação médica.

Para crianças, a dose recomendável diária é de entre 25 a 50 mg/kg. No tratamento de infecções de pele e estruturas de pele, faringite e infecções do trato urinário leve, a dose diária para pacientes com mais de um ano poderá ser dada a cada 12 horas.

Este antibiótico deve ser administrado em jejum e com líquido. Caso se esqueça de tomar uma dose, deverá tomá-la assim que se lembrar. Nunca tome mais Keflex do que a dose diária indicada pelo seu médico.

É muito importante seguir sempre as orientações do seu médico no que diz repeito a doses, horário e duração do tratamento com Keflex.

Keflex - indicações, uso e efeitos - Posologia Keflex
Imagem: topwatches2you.com

Efeitos colaterais Keflex

Assim como qualquer outro medicamento, também Keflex pode causar efeitos indesejáveis. A diarreia é um dos efeitos colaterais mais frequentes, embora raramente seja grave. Outros efeitos secundários relatados são:

  • Enjoos e vômitos;
  • Inflamação do intestino grosso (colite), que pode ocorrer durante e após o tratamento;
  • Indigestão;
  • Dor abdominal;
  • Gastrite;
  • Icterícia;
  • Inflamação do fígado transitória;
  • Prurido anal e genital;
  • Candidíase genital;
  • Vaginite;
  • Corrimento vaginal;
  • Tonturas;
  • Fadiga;
  • Dor de cabeça;
  • Confusão e agitação.

Reações alérgicas em forma de erupções cutâneas com coceira, vermelhidão, angioedema e síndrome de Stevens-Johnson, também podem ocorrer. Estas reações costumam desaparecer com a suspensão do medicamento.

Diante qualquer um destes sintomas, o melhor é consultar sempre o seu médico.

Contra-indicações Keflex

O Keflex é contra-indicado a pacientes que sejam hipersensíveis ao grupo das cefalosporinas. Por isso é que é importante fazer um estudo previamente quanto a reações anteriores de hipersensibilidade às penicilinas e cefalosporinas. A administração de antibióticos deve ser sempre feita cuidadosamente em pacientes que tenham apresentado anteriormente reações de alergia a drogas.

Durante a gravidez, a cefalexina só deverá ser usada caso seja necessário. Mulheres em período de amamentação deverão tomar Keflex com cuidado, uma vez que a substância ativa pode ser excretada no leite materno.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Keflex - indicações, uso e efeitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Keflex drágeas não deve ser partido ou mastigado.
  • Nunca tome Keflex sem antes consultar o seu médico. É importante que siga à risca as suas recomendações no que diz respeito a doses, horários e duração do tratamento.
  • Nunca deixe de tomar Keflex sem o conhecimento do seu médico.
  • Se suspeita de gravidez, informe o seu médico.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Keflex - indicações, uso e efeitos
Imagem: dokteronline.com
Imagem: topwatches2you.com
1 de 2
Keflex - indicações, uso e efeitos

Voltar ao topo da página ↑