PARTILHAR

Rohypnol - Indicações, uso e efeitos

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 12 junho 2020
Rohypnol - Indicações, uso e efeitos
Imagem: tradeget.com

O Rohypnol pertence a um grupo de medicamentos chamados benzodiazepínicos, famosos depressores do SNC e neste caso é indicado para casos graves de insônia, que deixam o individuo descapacitado ou extremamente desconfortável. O Rohypnol é indicado para tratamentos de curta duração da insonia, uma vez que ele é um medicamento forte e que pode causar dependência. Após o uso para dormir, o despertar não apresenta "ressacas", porém, ele não elimina a causa da insônia, apenas faz o paciente dormir.

Neste artigo, umComo te apresenta Rohypnol - Indicações, uso e efeitos.

Também lhe pode interessar: Zovirax - Indicações, uso e efeitos

Rohypnol - Indicações

O Rohypnol é um medicamento de tarja preta, ou seja, para adquiri-lo é necessário realizar um exame diagnóstico e obter a aprovação do seu médico para o uso. Lembrando que os médicos só receitam este tipo de medicamento para pessoas que realmente necessitam, em casos extremos de insônia.

O sono induzido pelo Rohypnol é normal, pode se sentir a sua ação em cerca de 20 minutos após a ingestão. O sono é profundo e restaurador durante as primeiras vezes, reduzindo também a frequência e permanência de sono no paciente.

Rohypnol - Uso e podologia

  • Dosagem para adultos

A Dose padrão do Rohypnol costuma ser reduzida no começo da administração, cerca de 0,5 à 1 mg por dia. Em casos excepcionais a dosagem pode ser aumentada para 2 mg, porém, a dosagem máxima nunca deve ser excedida.

O tratamento, de preferência, deve ter uma curta duração, de alguns dias à no máximo 4 semanas. Caso o tratamento seja duradouro, o paciente pode apresentar dependência física ao Rohypnol. O tratamento pode ainda ser estendido, porém, com uma profunda avaliação do quadro do paciente pelo médico. Para encerrar o tratamento nestes casos, a redução da dose deve ser gradual e o paciente deve ser alertado sobre a possibilidade de insônia rebote, desta forma, minimizando a surpresa quando o sintoma aparecer.

A abstinência de medicamentos benzodiazepínicos pode aparecer mesmo após uma curta duração do tratamento, o intervalo depois do uso de cerca de doze doses já pode causar abstinência. Principalmente em caso de abusos da dosagem.

  • Dosagem para idosos

Para idosos ou jovens, a dosagem recomendada é ainda mais reduzida. Para idosos por causa do seu metabolismo naturalmente mais baixo e menor atividade do SNC. A dosagem recomenda é 0,5 mg, para circunstancias especiais ela pode ser de 1 mg, sem exceder esta quantidade.

Não deve ser utilizada em pacientes idosos caso eles apresentem insuficiência hepática, alteração da função hepática (estes devem receber uma dose reduzida) ou insuficiência respiratória.

Rohypnol - Superdosagem

A superdosagem de benzodiazepínicos é comum, mas não pelas pessoas que buscam o tratamento da insônia por estes tipos remédios e sim, na maioria dos casos, por jovens inconsequentes. Independente de quem for, saiba os riscos da superdosagem do Rohypnol:

Geralmente os primeiros sintomas são a elevada sonolência, ataxia, nistagmo e disartria. A superdosagem do Rohypnol, se for ingerida isoladamente, raramente levará o paciente ao óbito. Entretanto, deve ser evitada e caso ocorra, o paciente deve ser imediatamente socorrido. Se prolongado o estado de superdosagem do Rohypnol o indivíduo pode entrar em estado de coma, que inicialmente tem duração reduzida mas se nada for feito a respeito este quadro pode piorar.

Os efeitos depressores do Rohypnol são agravados caso ele seja misturado com outras substâncias depressoras, como o álcool. Neste caso fica mais fácil de se atingir a superdosagem e caso ocorra, o quadro é muito mais perigoso e o paciente deve ser imediatamente socorrido. O tratamento desta ingestão mista consiste em lavagem gástrica, porém, esta medida não deve ser considerada em primeiro caso, ainda mais se o paciente tem um histórico de caso semelhante ocorrido.

Rohypnol - Efeitos colaterais e contra-indicações

Contra-indicações para a administração do Rohypnol:

  • Hipersensibilidade conhecida à substância activa, às benzodiazepinas ou a qualquer um dos excipientes do Rohypnol;
  • Miastenia grave;
  • Insuficiência respiratória grave;
  • Síndroma de apneia do sono Crianças;
  • Insuficiência hepática grave.

O Rohypnol deve ser administrado de forma cautelosa para pacientes com histórico de abuso de drogas ou álcool.

Efeitos colaterais

Nas doses recomendadas, o Rohypnol é tolerado pelo corpo, desta forma os efeitos adversos surgem com doses mais elevadas. Alguns deles são:

  • Cansaço excessivo;
  • Perda de memória recente caso o paciente desperte antes de 6 à 8 boas horas de sono;
  • Relaxamento muscular.

Em pacientes mais idosos pode ocorrer confusão ou excitação paradoxal.

Veja também:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Rohypnol - Indicações, uso e efeitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Rohypnol - Indicações, uso e efeitos
Imagem: tradeget.com
Rohypnol - Indicações, uso e efeitos

Voltar ao topo da página ↑