menu
Partilhar

Prozac - Indicações, uso e efeitos

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Prozac - Indicações, uso e efeitos
Imagem: mims.com

O Prozac é um medicamento com o princípio ativo fluoxetina que é indicado para o tratamento de transtornos psiquiátricos, nomeadamente depressão, distúrbios de ordem obsessiva-compulsiva e bulimia nervosa. Ao contrário do que acontece com o Diazepam, o Prozac é considerado um antidepressivo "confortável" dado que não cria dependência. De qualquer forma é importante conhecer as indicações, usos e efeitos do Prozac, sendo esses os aspectos que apresentamos neste artigo umComo.com.br. Continue lendo para ficar sabendo!

Também lhe pode interessar: Lexapro - Indicações, uso e efeitos

Advertências e precauções

O Prozac é um medicamento que deve ser administrado de acordo com indicação médica para o tratamento da bulimia nervosa, depressão, Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM), Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), irritabilidade e mal-estar derivado de ansiedade.

A toma deste medicamento é contra indicada a pacientes que apresentam hipersensibilidade à fluoxetina, utilizadores de inibidores da monoaminoxidase (IMAO), grávidas de risco C e lactantes. Foram observados casos de hipoglicemia em pacientes com diabetes que estavam tomando Prozac, e hiperglicemia após a suspensão da toma.

Existe relato de ideação e comportamentos suicidas durante o tratamento com Prozac, sobretudo entre jovens abaixo dos 25 anos, no entanto ainda não foi estabelecida uma relação causal entre o medicamento e a indução de tais comportamentos.

Prozac - Indicações, uso e efeitos - Advertências e precauções
Imagem: dietpillstruth.org

Reações adversas e efeitos colaterais

O tratamento com Prozac pode apresentar as seguintes reações adversas e efeitos colaterais comuns, ocorridos em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento:

  • Diarreia;
  • Fadiga ou sonolência;
  • Perda ou diminuição da força muscular;
  • Insônia;
  • Náuseas;
  • Tremores;
  • Dores de cabeça;

Em casos raros, ocorridos entre 1% a 10% dos pacientes, observaram-se palpitações, alteração do paladar, erupções na pele, sensação de lentidão de raciocínio e movimentos (letargia), diminuição do desejo sexual, vertigens, distúrbio de atenção, entre outros.

Indicações terapêuticas e posologia

O Prozac não deve ser administrado a pacientes com idade inferior a 18 anos. Deve ser tomado por via oral e independentemente do horário das refeições, de acordo com o quadro clínico avaliado por um médico ou as seguintes doses recomendadas tendo em conta o transtorno:

  • Depressão: 20 mg por dia;
  • Bulimia nervosa: 60 mg por dia;
  • Transtorno Obsessivo Compulsivo: de 20 a 60 mg por dia;
  • Transtorno Disfórico Pré-Menstrual: 20 mg por dia administrados durante todos os dias do ciclo menstrual ou com início 14 dias antes do início previsto da menstruação até ao primeiro dia do fluxo menstrual; a dose deverá ser repetida a cada novo ciclo menstrual.

A dose diária pode ser aumentada ou diminuída de acordo com orientação médica.

Prozac - Indicações, uso e efeitos - Indicações terapêuticas e posologia
Imagem: healthbreakthroughs.org

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Prozac - Indicações, uso e efeitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Este medicamento não deve ser mastigado, partido nem aberto.
  • Guarde o Prozac longe da luz, calor e umidade, a uma temperatura entre 15 a 30ºC.
  • Não realize automedicação, consulte seu médico antes de começar a tomar Prozac.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Prozac - Indicações, uso e efeitos
Imagem: mims.com
Imagem: dietpillstruth.org
Imagem: healthbreakthroughs.org
1 de 3
Prozac - Indicações, uso e efeitos

Voltar ao topo da página