Os primeiros sinais da gravidez

Quantos dias após a nidação o exame dá positivo?

Quantos dias após a nidação o exame dá positivo?

A gravidez é um processo que causa diversas alterações no corpo da mulher desde seu início, tendo como um dos principais sintomas iniciais a nidação, que consiste em um pequeno sangramento de cor rosada. A nidação é razão de preocupação de diversas mães já que sangramentos são por vezes relacionados a problemas como abortos espontâneos, entretanto, o sangramento deve ser visto mais como um sinal de confirmação da gravidez do que de perigo. Se você procura saber quantos dias após a nidação o exame dá positivo para poder confirmar a gestação, leia esse artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Nidação dura quantos dias?

Índice

  1. O que é a nidação?
  2. Quantos dias depois da nidação o beta dá positivo?
  3. Depois da nidação, quais os sintomas?

O que é a nidação?

A nidação ou implantação é um pequeno sangramento natural que acontece logo no início da gravidez, dias após a fecundação do óvulo e que é causado pela fixação do óvulo no no endométrio, tecido localizado nas parede do útero. A boa fixação do óvulo fecundado, chamado de blastocisto, é essencial para evitar que haja deslocamento do óvulo, o que pode gerar um aborto espontâneo, além de ser necessário para um estabelecimento de um contato entre o blastocisto e o organismo da mulher, sua fonte de nutrientes.[1]

Em razão da grande quantidade de sangue que irriga o tecido endometrial, a fixação do blastocisto pode causar não apenas o sangramento de nidação como cólicas similares às sentidas durante a menstruação.

Veja também quais são os sintomas de nidação.

A nidação dura quantos dias?

O sangramento da nidação costuma durar em média 3 dias e surgir em pequena quantidade. Caso a nidação esteja durando muito tempo, causando muitas dores ou vindo em grande quantidade, é recomendável marcar uma consulta com um ginecologista de confiança.

Para saber mais, veja quanto tempo dura o sangramento de nidação.

Quantos dias depois da nidação o beta dá positivo?

Ainda que a nidação seja um dos primeiros sinais de gravidez, quando suspeitamos estar grávidas o ideal é não nos perguntarmos "quantos dias depois da nidação posso fazer o beta?" ou "quantos dias após a nidação o exame dá positivo?" mas sim nos guiarmos pelo atraso menstrual. A partir do primeiro dia de atraso da menstruação, espere aproximadamente 1 semana para realizar o teste e obter um resultado confiável, caso contrário, você correrá o risco de obter um resultado negativo apenas porque seu corpo ainda não produziu quantidades suficientes do hCG, ou seja, do hormônio produzido durante a gravidez que é perceptível aos testes e que permite um resultado positivo.

Se você fará um teste de gravidez de farmácia, olhe a embalagem, pois existem testes mais ou menos sensíveis que pedem prazos diferentes, sendo alguns capazes de detectar a gravidez antes mesmo do atraso, enquanto outros exigem aguardo de até 10 dias. Tanto para o exame de gravidez beta hCG quanto para o teste de farmácia, caso o resultado dê negativo e você ainda desconfiar que esteja grávida, espere de 2 a 3 dias para refazer, afinal, o hormônio hCG começa a ser produzido logo após a nidação[1]e chega a triplicar de um dia pro outro no início da gravidez.

Vale dizer que não existem testes que errem dando um resultado positivo falso, sendo assim, se você fez o exame e conseguiu um teste de gravidez positivo, é certeira a gravidez. O mesmo não vale para testes negativos, afinal, um teste negativo pode estar errado.

Nidação: quantos dias depois da relação?

Considerando que a fecundação ocorre em até 3 dias após a relação e que a nidação demora em média 6 dias para ocorrer após a fecundação[1], o usual é que a nidação corra em até 9 dias após a relação sexual. Sendo assim, não se pergunte quantos dias antes da menstruação a nidação corre mas sim quantos dias após a relação.

Depois da nidação, quais os sintomas?

Pouco tempo após a nidação o corpo feminino começa a sentir outros sintomas da gravidez, sendo os mais comuns:

  • Atraso na menstruação;
  • Inchaço e sensibilidade nos seios;
  • Fatiga ou cansaço;
  • Nausea matinal;
  • Dor nas costas;
  • Alta produção de urina;
  • Desejos alimentares.[2]

Vale dizer que os sintomas de gravidez variam não apenas de mulher para mulher mas também em cada gestação, ou seja, uma mulher pode sentir sintomas diferentes em cada gestação caso tiver mais de um filho. Para saber mais, veja os 10 primeiros sintomas da gravidez.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantos dias após a nidação o exame dá positivo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Referências
  1. Hernandes, L.. Implantação ou nidação: Segunda semana de desenvolvimento. Disponível em: http://www.dcm.uem.br/Implantacao-2012.pdf. Acesso em: 17/03/2019.
  2. Crow, Scott J., et al. "Eating disorder symptoms in pregnancy: a prospective study." International Journal of Eating Disorders 41.3 (2008): 277-279.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Vera
Olá boa tarde. Estou com um atraso de 3 dias . No 1 dia de atraso saiu-me tipo bora de cafe. Depois nada . Quando posso fazer um teste de gravidez?
Quantos dias após a nidação o exame dá positivo?