Partilhar

Quantos dias depois da menstruação posso ter relação?

 
Por Nathália Oliveira. 24 julho 2018
Quantos dias depois da menstruação posso ter relação?

A menstruação é um grande símbolo da fertilidade feminina. Acompanha a mulher durante a maior parte de sua vida e está totalmente interligada a todos os processos do sistema reprodutor feminino. Conhecê-la minuciosamente em cada detalhe é fundamental para conseguir identificar todos os acontecimentos atípicos de seu corpo, quais merecem uma atenção e cuidado especial ou não e quando se preocupar. Se você deseja saber "quantos dias depois da menstruação posso ter relação?", continue lendo esse artigo do umCOMO para entender um pouco mais sobre o ciclo menstrual e suas etapas.

Quando a menstruação acaba pode ter relação?

Uma dúvida muito recorrente entre as mulheres é se quando a menstruação vai embora pode ter relação. É necessário saber que o risco de engravidar perdura mesmo próximo ao período de ovulação. Pode-se ter relações, mas os métodos contraceptivos devem ser usados pois tem risco de engravidar após a menstruação. Entenda neste outro artigo do umCOMO quais são os métodos contraceptivos.

Quantos dias após a menstruação é o período fértil?

No caso de mulheres com ciclo menstrual regular de 28 dias, é possível precisar um pouco mais quantos dias após a menstruação é o período fértil. O período fértil se inicia no 11º dia depois da menstruação e dura até o 17º dia, sendo essa época a melhor para engravidar.

Alguns "sintomas" se manifestam e ajudam a identificar o período fértil:

  • Muco vaginal com aspecto parecido com clara de ovo e em quantidade maior que a habitual;
  • Pequeno aumento na temperatura corporal;
  • Aumento do apetite sexual;
  • Possível desconforto no baixo ventre.

Ciclos irregulares

Pode ser difícil estimar que exista um intervalo entre a menstruação e o período de ovulação para algumas mulheres, uma vez que os ciclos variam a cada corpo - existem mulheres com ciclos menores (de 3 dias) ou maiores (de 7 dias), e existem mulheres que sequer possuem seus ciclos regulados. Dessa forma, é possível que uma mulher com o ciclo menstrual curto esteja em período de ovulação imediatamente após o término de sua menstruação.

Atenção: ciclos menstruais menores que 3 dias ou superiores a 7 são atípicos. Se a sua menstruação segue algum desses padrões, pode ser a hora de consultar um médico ginecologista para verificar com maior cuidado o que está acontecendo.

Leitura complementar: Quantos dias após a menstruação posso engravidar?

1 dia depois da menstruação pode engravidar?

É verdade que, durante a menstruação, é difícil engravidar. Mas assim que o sangramento desaparece, o risco volta a existir. Para que a fertilização ocorra de maneira eficaz e com maior segurança, o ideal é que seja no período de ovulação, ou seja, no período fértil.

Leia também: Quais as chances de engravidar menstruada?

Como calcular o período fértil

Para calcular o seu período fértil, siga os seguintes passos:

  1. Descubra quantos dias duram o seu ciclo menstrual. Se é de 21, 26, 28 ou 30 dias, por exemplo. Esse cálculo é feito baseado no primeiro dia da menstruação até o início da menstruação seguinte. O ciclo regular das mulheres é de 28 dias, mas esse número pode variar. Caso a sua menstruação seja irregular, será necessário fazer anotações por cerca de três a seis meses até ser possível tirar uma média.
  2. Sabendo a duração do seu ciclo, subtraia esse número por 14 e você terá em mãos o dia de sua ovulação.
  3. Com a data obtida no passo anterior, subtraia por 5 e você terá o seu período fértil. Ele é um intervalo de seis dias que acaba no dia da ovulação.

Porque é importante saber a data do seu período fértil

Descobrir a data do seu período fértil pode ser útil de diversas maneiras, tanto para mulheres que desejam engravidar quanto para aquelas que não o desejam. A partir desse cálculo, é possível entender melhor os processos que seu corpo está passando em cada período do mês, podendo até mesmo antecipá-los. Isso pode ser especialmente útil se alinhado à sua rotina sexual, independente de estado civil.

Mulheres com ciclo de 25 dias ou menos possuem seu período de ovulação muito próximo à menstruação, o que pode ser um perigo para não pretende engravidar. Mulheres com ciclo de 28 dias podem ter um intervalo de 2 a 5 dias não-férteis antes da ovulação, e nas mulheres com ciclos de 30 dias esse intervalo é maior ainda: até 8 dias. Por isso, calcular o período fértil é um jeito rápido, fácil e prático para quem deseja saber quantos dias após a menstruação se pode ter relações sexuais.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantos dias depois da menstruação posso ter relação?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Quantos dias depois da menstruação posso ter relação?

O que lhe pareceu o artigo?

Quantos dias depois da menstruação posso ter relação?
Quantos dias depois da menstruação posso ter relação?

Voltar ao topo da página