O melhor momento para engravidar

Quantos dias depois da menstruação posso engravidar?

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 2 dezembro 2019
Quantos dias depois da menstruação posso engravidar?

A menstruação e a gravidez são alguns daqueles temas que apesar de já existirem muitas informações disponíveis sobre o assunto, sempre vão gerar dúvidas devido à importância desse acontecimento para a espécie humana. Informar-se nunca é demais, seja para quem está tentando engravidar, seja para quem quer evitar. Neste artigo o umCOMO reuniu informações para responder 'Quantos dias depois da menstruação eu posso engravidar?' e outras dúvidas relacionadas ao tema.

Índice

  1. Quantos dias após a menstruação ocorre a ovulação?
  2. Relação durante a menstruação pode engravidar?
  3. Preservativos e métodos contraceptivos
  4. O que pode e não pode engravidar

Quantos dias após a menstruação ocorre a ovulação?

A ovulação é o período do ciclo menstrual feminino em que o corpo está mais preparado para iniciar uma gravidez. Mais precisamente, a ovulação acontece quando o ovário libera o óvulo até as trompas do falópio, que é quando ele está mais suscetível a ser fecundado após o encontro com um espermatozoide.

Não é possível estabelecer um dia exato de ovulação para todas as mulheres porque nem todas têm o ciclo menstrual, que é considerado regular, de 28 dias. Mas, se considerarmos uma mulher que tenha o ciclo regular de 28 dias, a ovulação deve acontecer no 14º dia do ciclo, podendo variar até 2 dias depois. Considere sempre que o dia que a menstruação desce é o primeiro dia do ciclo.

Entretanto, essa regra do ciclo regular e 14º dia só vale para quem não toma anticoncepcional.

Calculadora de período fértil e menstruação

Hoje em dia não faltam sites e aplicativos que te ajudam a saber o seu período fértil, o meio do do seu ciclo, que é quando você está mais propensa a engravidar. Assim como a clássica tabelinha, que nada mais é saber contar os dias do ciclo. Para calcular o período fértil você precisa conhecer o seu ciclo e saberse ele é regular. Se ele não for, as chances de calcular errado são muito maiores.

O ideal é que você tenha esse controle de no mínimo os 6 meses anteriores, assim você consegue saber quantos dias dura o seu ciclo. Sabendo o dia que a menstruação desceu nos últimos 6 meses você consegue usar o nosso guia de como calcular o seu ciclo menstrual para saber o seu período fértil.

Sinais de ovulação

Além da contagem a partir do ciclo, muitas mulheres conseguem identificar o período fértil a partir de sinais do próprio corpo. Os mais conhecidos são:

  • Fluxo vaginal: o corrimento vaginal típico de quem está ovulando é apelidado de 'corrimento clara de ovo' pelo seu aspecto esbranquiçado quase transparente e uma textura consistente;
  • Dor e sensibilidade: muitas mulheres relatam dor na região do ventre e sensibilidade nos seios muito parecida aos sintomas da tensão pré menstrual (TPM);
  • Aumento da temperatura corporal: pode ser percebido um leve aumento na temperatura média corporal de até 0,5ºC.
Quantos dias depois da menstruação posso engravidar? - Quantos dias após a menstruação ocorre a ovulação?

Relação durante a menstruação pode engravidar?

Ao contrário do que a sabedoria popular diz, existem chances, sim, de engravidar durante a menstruação, embora mais escassas. Isso pode acontecer em casos de ciclo menstrual curto, quando a data da menstruação é relativamente próxima à data da ovulação, que é quando a mulher menstrua pouco tempo após ter ovulado.

Entenda. Um espermatozoide pode sobreviver dentro do corpo feminino por até 5 dias, enquanto um óvulo se mantém ativo na trompa por 24 horas. Se esse encontro acontece, é possível que a fecundação ocorra.

Quantos dias depois da menstruação posso ter relação?

Não existe certo e errado. Inclusive, transar menstruada está permitido. Mas, se a pergunta é relacionada à gravidez e o seu ciclo for regular, considere que 13 dias após a menstruação descer o seu sistema reprodutivo provavelmente já estará mais fértil do que o resto dos dias, se você não toma pílula.

Quantos dias antes de menstruar posso engravidar?

Se o seu ciclo for de 28 dias, teoricamente você está mais suscetível a engravidas 14 dias antes da menstruação descer. Mesmo assim existem chances de engravidar após o período fértil, ainda mais se ele é irregular.

Em suma, não existe um período exato já que cada mulher tem o seu ciclo, mas é época mais propensa para engravidar são 14 dias após a menstruação.

Preservativos e métodos contraceptivos

Se você chegou a este artigo com o objetivo de se informar para poder transar sem camisinha e não engravidar, saiba que os preservativos são um dos métodos mais seguros não só para evitar a gravidez, mas 95% eficazes para prevenir DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Quando usada adequadamente a camisinha, tanto masculina quanto feminina, pode te proteger de doenças como AIDS, herpes genital, gonorreia, clamídia, sífilis, tricomoníase, entre outras.

Além do preservativo, existem outros métodos contraceptivos que podem ser usados juntos. Os mais conhecidos são a pílula anticoncepcional, diafragma vaginal, espermicida vaginal, esponja contraceptiva e DIU. Mesmo assim, nenhum desses métodos te protege contra doenças sexualmente transmissíveis, apenas a camisinha.

Há quem considere o coito interrompido como um método contraceptivo. Entretanto, ele pode não ser eficaz e muitas vezes o resultado é uma gravidez indesejada. Isso acontece tanto porque o parceiro não consegue tirar o pênis a tempo, como também porque líquido pré-seminal, aquele que vem antes da ejaculação, pode conter esperma e proporcionar uma gravidez.

Entenda neste artigo porque o coito interrompido não é eficaz.

O que pode e não pode engravidar

As dúvidas mais comuns com relação ao ato sexual e gravidez são:

Sexo com camisinha

Se o preservativo for usado adequadamente, não estourar, nem estiver furado as chances de engravidar são de apenas 2%.

Coito interrompido

Nada garante a eficácia do coito interrompido (tirar o pênis antes da ejaculação).

Transar na água

O sexo na água com ejaculação dentro da mulher sem o uso de preservativo também pode resultar em gravidez.

Gozar fora na água: banheira, piscina....

Se ele gozou fora, as chances de engravidar com o esperma 'diluído' na água são praticamente nulas.

Penetração com o pênis 'sujo' de esperma

Sim, qualquer contato de esperma dentro da vagina pode engravidar.

Transar menstruada

Apesar de as chances serem mais baixas, também é possível, como explicado anteriormente.

Masturbação vaginal com o dedo sujo de esperma

Sim, existe chance de engravidar, apesar de baixa.

Amassos sem penetração

Não existe possibilidade de gravidez sem o contato do esperma dentro da vagina.

Sugestão: Tomar banho depois da relação evita gravidez?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantos dias depois da menstruação posso engravidar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
luciara rodrigues souza
oie meu nome luciara gostaria de saber se posso engravidar depois da metruaçao meu namorado gozou dentro tenho chanse de engravidar ou tenho q tar fetil
Felipson
No primeiro dia apos a menstruação terminar eu apoiei a caminha ao contrario sobre o pau, depois coloquei ela certa no mesmo, ha chances de engravidar?(devo ter demorado uns 2 min,depois de colocar a camisinha certa, antes da penetração). possivelmente meu pau poderia ter liberado liquito seminal.
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Felipson. As chances são bem baixas nesse caso, mas se houver muita dúvida, vale fazer um teste de gravidez.
A sua avaliação:
KETHLYN
Ola,eu transei com camisinha sete dias depois da minha menstruaçao vir,porem a camisinha estorou,eu posso estar gravida? Já faz exatamente 50 dias de atraso da minha menstruçao porem meu ciclo não é regular,houve uma vez um atraso de 4 meses....posso estar gravida mesmo assim?como posso saber?logo não sinto sintomas de gravidez,porem dei uma engordada,mas não sei se faz parte de uma suposta gravidez....
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Kethlyn. Sim, camisinha estourada existem riscos de engravidar. Nesse caso, o ideal é fazer um teste de gravidez para um resultado correto. Você pode conferir mais informações no artigo sobre 'Como saber se está grávida': https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-saber-se-estou-gravida-2280.html
A sua avaliação:
Soraia
quantos dias depois da menstruação posso ter relação
Jam
Oi minha menstruaçao geralmente dura 3 dias mais ñ eh regular e fica melando por alguns dias e possivel que apos os 3 dias que ela desce frequente eu tenha chancea de engravidar apos os dias que ela desce meamo estando melando
sabriiina
mantir relação sem proteção um dia depois ao termino da minha menstruação,quais são as chances de engravidar ??
angela ishikawa
menstruei dia 27 dia 01 parou transei dia 02 a possibilidade de gravidez
1 de 2
Quantos dias depois da menstruação posso engravidar?