PARTILHAR

Como reconhecer a TPM

Marina Vieira
Por Marina Vieira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como reconhecer a TPM
Imagem: elhombre.com.br

Muitas mulheres passam por momentos difíceis durante a famosa tensão pré-menstrual. Porém, é importante saber que nem todas as mulheres manifestam da mesma forma os sintomas da TPM. Cada mulher possui sentimentos e reações diferentes durante este período que antecede o ciclo menstrual. Hoje você irá conhecer vários tipos de TPM diferentes, e aprenderá a reconhecer qual o tipo de TPM que está afetando a mulher próxima a você. Deseja saber como reconhecer a TPM? Nós em umComo.com.br podemos te ajudar!

Também lhe pode interessar: Como saber se sou fértil - homem e mulher

Entendo a TPM

Se todo o mês você fica irritada, inchada e tem diversos sintomas, não fique assustada pois trata-se da famosa tensão pré-menstrual. A TPM vitimiza milhares de mulheres pelo mundo, e também é chamada de Síndrome pré-menstrual (SPM), e acontece normalmente antes de 10 dias antes do início do ciclo menstrual.

Um dos fatores mais marcantes da TPM é a irritabilidade, várias mulheres são classificadas pela fúria que apresentam durante esse período tão sensível. Isso acontece porque o corpo está se preparando para a chegada de um possível bebê no útero, e isso pode causar uma mudança abrupta no nível hormonal de uma mulher, ocasionando diversos sintomas.

Existem vários tipos de TPM, dentre eles: A, C, D, H e O, e cada um desses tipos pode causar sintomas diferentes nas mulheres, por isso nós aqui em umComo.com.br podemos ajudar você a conhecer esses sintomas.

Como reconhecer a TPM - Entendo a TPM
Imagem: aosanjos.blogspot.com

TPM tipo A e TPM tipo C

Essa TPM tem como foco principal a ansiedade. Se você costuma ter dificuldades para dormir, sentir uma tensão insuportável, ficar irritada ao extremo e ter alterações de humor 10 dias antes de menstruar, pode ter certeza que você sobre de tensão pré-menstrual tipo A. Além desses sintomas já citados, algumas mulheres com esse tipo de TPM ficam mais desatentas e até mesmo mais atrapalhadas.

Porém, se o seu problema está ligado a alimentação, e você começa a sentir uma vontade enorme de consumir alimentos antes do ciclo menstrual, isso significa que sua TPM é do tipo C! A TPM tipo C é voltada ao desejo, compulsão alimentar, apresentada pela mulher nesse período. O "C" que classifica o nome dessa síndrome, vem de "craving" que significa desejo. Além disso, essa TPM também pode vir acompanhada de dores fortes na cabeça, e uma vontade imensa de comer doces e outras guloseimas.

Como reconhecer a TPM - TPM tipo A e TPM tipo C
Imagem: guriait.com.br

TPM tipo D

Um dos sintomas da tensão pré-menstrual é a diminuição do famoso hormônio da felicidade, a serotonina. Na TPM tipo D, o corpo das mulheres começa a ter uma resposta diferente frente a esse hormônio, então a depressão é um dos focos dessa síndrome.

Você já sentiu uma enorme baixa estima, e uma raiva sem razão antes do seu ciclo menstrual? Pode ser um forte indício de TPM tipo D, essas características estão muito presentes em mulheres com essa síndrome, e vários ginecologistas recomendam o uso de antidepressivos e dieta equilibrada nessa fase, para que a mulher possa se sentir melhor consigo mesma nessa fase.

Como reconhecer a TPM - TPM tipo D
Imagem: amulherequemanda.sapo.pt

TPM tipo H e TPM tipo O

Toda mulher incha um pouco antes, e até durante o período menstrual; porém na TPM tipo H a mulher começa a reter muito líquido e sentir o seu corpo muito mais inchado que o normal, esse inchaço pode estar nas mamas, nas mãos, nos pés e principalmente na região abdominal. Durante esse período a mulher com TPM tipo H, pode até aumentar de peso!

Já na TPM tipo O, os sintomas podem ser diferentes, essa tensão pré-menstrual pode causar alterações intestinais e na frequência urinária, além de cólicas, acnes, reações alérgicas e até mesmo infecções do trato respiratório. Nessa TPM, alguns ginecologistas até recomentam o uso de anti-inflamatórios antes do ciclo menstrual, para ajudar a diminuir os sintomas.

TPM pode ser doença?

Se você tem uma dor insuportável e nenhum remédio resolve, é aconselhável procurar um ginecologista, pois algumas mulheres não possuem apenas tensão pré-menstrual e sim desordem disfórmica pré-menstrual, isso faz com que as mulheres se sintam tão mal, que não conseguem nem levantar da cama devido ao excesso de dor.

Para evitar dores de cabeças desnecessárias, é recomendado que você consulte um ginecologista sempre, dessa forma ele poderá informar á você quais são as medidas que podem ser tomadas para prevenir mal-estar excessivo no período pré-menstrual.

Algumas mudanças de hábitos também podem ajudar a amenizar os sintomas de qualquer tipo de TPM como: exercícios físicos, alimentação balanceada, consumir pouco sódio e se necessário utilizar anti-inflamatórios.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reconhecer a TPM, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Conseguimos te ajudar a entender a TPM? Comente, iremos adorar saber a sua opinião sobre este assunto!

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Natália Tajes
Eu rio e choro ao msm tempo, tenho muita vontade de comer doce, e tbm sinto dor abaixo do umbigo, mas eu ainda não mentruei. Pd ser sintomas da menstruação?
Como reconhecer a TPM
Imagem: elhombre.com.br
Imagem: aosanjos.blogspot.com
Imagem: guriait.com.br
Imagem: amulherequemanda.sapo.pt
1 de 4
Como reconhecer a TPM

Voltar ao topo da página ↑