Como saber se sou fértil - homem e mulher


O sistema reprodutor do ser humano é como uma máquina extremamente complexa na qual qualquer defeito pequeno pode gerar grandes consequências. Para que uma pessoa adulta seja fértil é necessário que todo o sistema reprodutor tenha boa formação física e também que haja produção equilibrada de hormônios e óvulos (no caso de mulheres) e esperma (no caso de homens). Quando isso não ocorre, por vezes acabamos ficando inférteis, o que significa que não podemos gerar filhos, mas existem diversos motivos para que isso aconteça, tanto motivos definitivos que impedem para sempre a fertilidade como problemas que podem ser resolvidos por meios médicos. Se você desconfia que esse seja seu caso e quer descobrir como saber se você é infértil, este artigo do umCOMO pode te ajudar.
Como saber se sou fértil: mulheres
Caso você esteja tentando engravidar e não esteja conseguindo, acalme-se, as chances disso acontecer por causa de infertilidade são baixas, existem diversos outros motivos que podem levar à dificuldade em gerar filhos. Além dos problemas que levam à infertilidade, vale lembrar que, o ser humano não é uma espécie extremamente fértil, o que pode fazer com que um casal passe meses tentando engravidar e não consiga sem nenhum motivo concreto, a verdade é que um casal tem apenas 20% de chances de engravidar a cada tentativa, ainda que a mulher esteja no período fértil.
Para saber se você é infértil é necessário realizar uma bateria de exames procurando os possíveis causadores, que podem ser:
- Má formação de alguma parte do sistema reprodutor;
- Desequilíbrio hormonal;
- Endometriose;
- Problemas de origem genética (nesse caso vale avaliar se a infertilidade é algo recorrente na família da mulher);
- Tumores produtores de hormônio;
- Hipotireoidismo;
- Doenças sexualmente transmissíveis.
Os exames pedidos são:
- Dosagem hormonal: desequilíbrios hormonais podem fazer com que a mulher não ovule e, por consequência, não tenha o período fértil ou não o tenha da forma esperada. O exame de dosagem hormonal é realizado durante todo um ciclo menstrual para contabilizar a taxa e hormônio produzida durante todo o mês e diagnosticar insuficiências. Doenças como a endometriose podem interferir no ciclo menstrual e ter relação com problemas hormonais.
- Histeroscopia: esse exame é uma inspeção no interior do útero para observar principalmente o estado do endométrio, tecido muito importante para que ocorra a gravidez, visto que é nele que o óvulo se prende após a fecundação.
- Histerossalpingografia: esse é um exame de raio-x que serve para observar más formações no útero e também nas trompas.
- Ultrassom transvaginal: esse exame permite observar formação de cistos no útero e é feito até mesmo em check-ups ginecológicos, ou seja, é um exame comum e bastante pedido mesmo quando não há motivos para preocupação.
Outro fator muito importante de se observar é o período de ovulação da mulher, fora dele é quase impossível que a mulher consiga engravidar. Existem meios de se saber quase com precisão o período de ovulação, entre eles está o termômetro basal, que detecta o período do ciclo menstrual de acordo com a temperatura e também existem aplicativos de celular que podem ajudar, entretanto, esses aplicativos baseiam-se em um ciclo normal, sem alterações geradas por qualquer problema como a endometriose, visto que nesses casos não tem como se prever nada.
Mulher infértil: sintomas
Durante o período da ovulação a mulher sente sintomas da TPM, entretanto, mulheres que não ovulam podem sentir:
- Aumento de pelos pelo corpo;
- Incômodos na região do útero;
- Cólicas frequentes;
- Constipação;
- Sangramento exagerado na menstruação.
Todos esses sintomas são mais comuns em mulheres inférteis em razão da endometriose.
Como saber se sou fértil: homens
Em homens a infertilidade é mais difícil de ser percebida apenas reparando em sintomas físicos, isso porque o homem não tem um período fértil, em tese, o homem é fértil sempre e não passa por mudanças hormonais durante o mês, o homem infértil ejacula normalmente, não tem mudanças físicas. As causas mais comuns da infertilidade no homem são:
- Má formação de alguma parte do sistema reprodutor;
- Infecções;
- Problemas de origem genética (nesse caso vale avaliar se a infertilidade é algo recorrente na família do homem);
- Varicocele (que pode ser observada facilmente pois forma um tumor no saco escrotal);
- Impedimento no transporte do esperma por fatores físicos;
- Baixa produção de esperma (que na maior parte das vezes não tem motivo de acontecer e nem solução);
- Tabagismo ou alcoolismo;
- Doenças sexualmente transmissíveis.
O exame pedido é:
- Espermograma: O exame para saber se o homem pode ter filhos é o espermograma que, como o nome sugere, contabiliza a quantidade de espermatozoides produzidos pelo homem, esse é um exame simples e indolor no qual é pedido apenas uma amostra do esperma para que seja avaliado em laboratório para a contagem.
Quanto custa um exame de fertilidade masculina?
Se você quer saber quanto custa um exame de espermograma, saiba que ele não é dos mais caros, com preço que em 2018 varia de R$100 até R$200 reais, dependendo do laboratório onde será feito.
Homem infértil: sintomas
Como dito anteriormente, o homem infértil não sente muitos sintomas como a mulher, entretanto, em alguns casos pode-se sentir:
- Alteração no tamanho dos testículos;
- Dores ao urinar;
- Excesso de sono;
- Irritabilidade.
Veja também: Como tratar a infertilidade masculina
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se sou fértil - homem e mulher, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.