Quais são as vantagens e desvantagens da vasectomia
A vasectomia é um procedimento cirúrgico de esterilização masculina. É um cirurgia em que se realiza um corte deferente, que une internamente os testículos ao pênis. Assim, os espermatozoides não podem se mover para fora dos testículos e não é possível engravidar nenhuma mulher. Se você tem muito claro que não quer ter filhos, ou já tem os que deseja, e é sexualmente ativo, a vasectomia é um bom contraceptivo. Em umComo.com.br vamos contar para você quais são as vantagens e desvantagens da vasectomia.
Sobre a vasectomia
Como já referimos no início, a vasectomia é uma pequena cirurgia em que é feita a ligadura dos canais deferentes do homem, de forma a que o homem fica estéril devido a ausência de espermatozoides no sêmen. Apesar disso, o homem não perde a ereção, nem a ejaculação, não sendo a sua capacidade sexual afetada.
A vasectomia é uma cirurgia relativamente simples e indolor, em que é aplicada uma uma anestesia local, sendo dada de cada lado do escroto. Apenas em casos raros é que este procedimento cirúrgico é realizado com anestesia geral. Esta cirurgia dura em torno de 20 a 30 minutos e pode ser realizada por um médico de clínica geral, médico cirurgião ou urologista. O paciente não precisa de internamento e a recuperação é relativamente simples, sendo necessários apenas alguns dias de repouso e o uso de camisinha nas primeiras relações sexuais. Após a cirurgia, o homem deverá fazer um espermograma para ter a certeza de que não há mais espermatozoides.
Pode ficar sabendo mais sobre como funciona a vasectomia, entrando no nosso artigo.
Vantagens da vasectomia
Como vantagens deste método contraceptivo, podemos destacar as seguintes:
- É uma operação muito simples, não dolorosa. Quanto muito, provocará algum desconforto durante os dias seguintes.
- É o método contraceptivo mais seguro, desde que se tenha claro que não se deseja ter filhos ou mais filhos.
- Não interfere nas relações sexuais, nem na capacidade de ereção, nem no desejo sexual, nem na possibilidade de chegar ao orgasmo masculino. O homem pode continuar com a sua vida sexual normalmente.
- Pode retomar a sua vida sexual no máximo em uma semana. No entanto, é recomendável que nas primeiras relações sexuais se use camisinha, de maneira a que os espermatozoides que já tiveram passado pelos canais deferentes sejam expelidos.
Desvantagens da vasectomia
No entanto, como toda a intervenção médica, vale referir que a vasectomia também conta com alguns inconvenientes:
- Se tem vida sexual com mais de uma parceira, ela não protege você perante as doenças sexualmente transmissíveis.
- Se tem problemas de coagulação, este procedimento não é recomendado para você.
- Durante os primeiros meses tem que usar um método contraceptivo adicional para evitar gravidez.
- A vasectomia reversível é um procedimento mais complexo. A reversão desta cirurgia consiste no médico tentar reconstruir o canal deferente, no entanto trata-se de um procedimento que não é 100% eficaz e que é caro.
- Existe também o risco de infecções.
Leia também: Quanto tempo depois da vasectomia posso ter relação?
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as vantagens e desvantagens da vasectomia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.
Conselhos
- Depois da operação, tem que liberar todos os espermatozoides potencialmente férteis para que a vasectomia seja eficiente.