A vasectomia

Quanto tempo depois da vasectomia posso ter relação?

Quanto tempo depois da vasectomia posso ter relação?

A vasectomia é um método contraceptivo masculino realizado por meio de uma simples cirurgia e que pode ser feita até mesmo pelo Sistema Público de Saúde (SUS). Por ser um procedimento cirúrgico, o corpo do homem precisa de um tempo de recuperação até que possa voltar a ter uma vida sexual ativa afim de evitar complicações médicas. Se você fez ou quer fazer a cirurgia e se pergunta quanto tempo após a vasectomia pode ter relação, leia esse artigo do umCOMO e descubra tudo o que precisa para realizar um bom pós-operatório.

Índice

  1. O que é a vasectomia?
  2. Qual o procedimento necessário para realizar uma vasectomia?
  3. O que acontece se tiver relação após vasectomia?
  4. Vasectomia: quanto tempo para não engravidar?
  5. Cuidados após vasectomia

O que é a vasectomia?

A vasectomia é uma cirurgia contraceptiva que consiste no rompimento do canal que conduz os espermatozoides do testículo até o pênis, tornando o homem estéril. Muitos homens têm receios de realizar a vasectomia com medo de que a cirurgia possa atrapalhar seu desempenho sexual ou fazer com que deixe de ejacular, entretanto, trata-se apenas de mitos e a única consequência real da vasectomia é a esterilidade.

A cirurgia é recomendada para homens com mais de 40 anos e que já tenham tido filhos, visto ser esse um processo geralmente irreversível. Além disso, em casos de homens de meia-idade com vida sexual estável a vasectomia pode ser vantajosa pois o casal passará e não ter mais motivos de preocupação em relação a novas gestações, o que pode melhorar sua vida sexual.

Ainda que a vasectomia deixe o homem infértil e, sob esse ponto de vista, anule a necessidade do uso de camisinha, caso você realize a cirurgia e não tenha parceira fixa, lembre-se de que a vasectomia não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

Quanto tempo depois da vasectomia posso ter relação? - O que é a vasectomia?

Qual o procedimento necessário para realizar uma vasectomia?

Caso haja interesse em realizar uma vasectomia o homem deve marcar uma consulta com um urologista para realizar exames básicos visando confirmar estar saudável para passar pelo processo. Confirmando-se a saúde do paciente, deve-se redigir algo próximo de uma carta demonstrando o interesse na realização da cirurgia, além disso, é necessário que se tenha ao menos 25 anos e muitos médicos exigem que se tenha ao menos 2 filhos, após a confirmação do interesse é necessário que se espere 2 meses, exigências feitas para evitar futuros arrependimentos.

A exceção possível que permite a realização da vasectomia mesmo sem que o homem atenda às exigências acima descritas é quando a mulher do paciente corre risco de morte em caso de gravidez.

Leitura complementar: Como funciona a vasectomia?

O que acontece se tiver relação após vasectomia?

Caso o homem não respeite o prazo estipulado por médicos de manter-se 10 dias sem manter relações sexuais e sem ejacular, é possível que a sutura da cirurgia acabe se rompendo. A ruptura da sutura pode não apenas invalidar a cirurgia como causar inflamações e infecções.

Além dos riscos para a saúde, como dito acima, as 20 primeiras ejaculações após a realização da vasectomia ainda podem conter espermatozoides, sendo assim, caso você mantenha relações sexuais nesse período sem o uso de outro método contraceptivo é possível que a mulher envolvida acabe engravidando.

Ainda que existam restrições no período após, você pode ter relação antes da vasectomia sem algum problema ou receio de que isso interfira na cirurgia.

Vasectomia: quanto tempo para não engravidar?

Em relação à esterilidade não se deve perguntar "quanto tempo depois da vasectomia o homem fica estéril?", afinal, após a vasectomia o homem passa a ser estéril, entretanto, espermatozoides produzidos antes do procedimento cirúrgico ainda são mantidos no corpo e pode levar até 20 ejaculações para que sejam completamente eliminados.

Cuidados após vasectomia

  • Mantenha-se em casa e em repouso por 3 dias;
  • Evite esforços físicos;
  • Evite não apenas relações sexuais, mas também ejacular por 10 dias;
  • Faça higienização adequada da cicatriz, seque e troque o curativo 2 vezes ao dia;
  • Mantenha uma alimentação com pouca gordura por 1 semana, alimentos gordurosos atrapalham o processo de cicatrização;
  • Em caso de dor, tome anti-inflamatórios ou analgésicos leves.

Nos 30 dias após a cirurgia o paciente deverá usar uma cueca específica com suspensório escrotal para facilitar o processo de recuperação e evitar grandes movimentações nos órgãos genitais. Se você pratica esportes e se pergunta "quanto tempo depois da vasectomia posso correr?" ou "quanto tempo depois da vasectomia posso voltar a praticar esportes?", saiba que é bom evitar movimentos bruscos durante o mês após a cirurgia no qual se faz uso da cueca com suspensório.

Leia também: Quais são as vantagens e desvantagens da vasectomia

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo depois da vasectomia posso ter relação?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Maria Emilia Soares Santucci
Achei de grande importância o assunto acima, linguagem de fácil entendimento para ambos os sexos, agradeço pelo retorno, pois conheci tentando buscar informações através do Hospital do Homem para encaminhamento para tratamento via SUS, embora eu seja da cidade de Limeira um amigo que precisa de acompanhamento do câncer de próstata cidade aqui do interior Americana, onde os recursos são precários e necessita urgente de tratamento adequado, sendo ele enganado que era mentiroso sendo que esta é a maior instituição na área de Urologia e Andrologia, onde recebi com muita atenção via cel os caminhos para solucionar seu problema, parabéns a todos que fazem parte deste trabalho,pois abrange outros assuntos de grande importância agora aguardo que ele seja bem sucedido,desejo continuar recebendo emails para adquirir mais conhecimentos e ajudar as pessoas.
Grata : Maria Emilia Soares Santucci
1 de 2
Quanto tempo depois da vasectomia posso ter relação?