Partilhar

Como fazer tabelinha para engravidar

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 novembro 2017
Como fazer tabelinha para engravidar
Imagem: conmishijos.com

Se o seu desejo e do seu parceiro é ter um bebê, pode recorrer ao método da tabelinha para engravidar para saber em que período se encontra mais fértil. Para além disso, este método também pode ser utilizado como método contraceptivo, prevenindo assim a gravidez, apesar de não proteger contra as doenças sexualmente transmissíveis. A tabelinha para engravidar vai-lhe indicar o período em que está a ovular, com base nos períodos menstruais anteriores. O uso desta tabelinha pode gerar confusão em muitas mulheres, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe tudo o que precisa de saber para fazer a tabelinha para engravidar.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como engravidar de menino
Passos a seguir:
1

Para usar este método da tabelinha para engravidar deve anotar em um calendário os dias da sua menstruação, deve marcar o primeiro dia que menstruou e o último. Com isso, conseguiremos fazer as contas para determinar em que dias devemos ter relações sexuais.

2

A duração normal de um ciclo menstrual regular varia entre 28 e 30 dias, sendo que normalmente o dia mais fértil é o 14º. Se tiver um ciclo menstrual de 28 dias, deve marcar no seu calendário o primeiro dia de menstruação e contar mais 14 dias. Esse será o dia em que se encontrará mais fértil. No entanto, devido a situações de alterações hormonais, estresse, entre outros fatores, deve considerar ter relações sexuais 2 dias antes e depois do dia fértil, ficando com um total de 5 dias de período fértil.

Como fazer tabelinha para engravidar - Passo 2
Imagem: mamaes.net
3

Imaginando que a sua menstruação começou no dia 1 do mês e contando 14 dias, o seu dia mais fértil é o dia 14. Assim, deverá ter relações do dia 12 ao dia 16, o seu período fértil.

4

Lembre-se que, o dia fértil é o dia correspondente ao meio do ciclo menstrual. Em casos de ciclos menstruais de 28 dias, o dia fértil será 14 dias após o primeiro dia de menstruação. Mas, no caso de ciclos menstruais de por exemplo 30 dias, o dia fértil será 15 dias após o primeiro dia de menstruação.

5

Este método para engravidar é mais eficiente em mulheres que apresentem ciclos menstruais regulares. Mulheres com ciclos menstruais irregulares têm mais dificuldade em usar a tabelinha para engravidar. Nestes casos, tem de se observar durante alguns meses seguidos o seu comportamento, para se conseguir fazer uma média. Em situações de ciclos menstruais irregulares, a mulher pode sempre fazer um teste de ovulação, para saber qual é o seu período fértil.

Veja também: Como funciona o método Billings

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer tabelinha para engravidar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Caso não pretenda engravidar, não deve ter relações sexuais durante os dias do seu período fértil.

Escrever comentário sobre Como fazer tabelinha para engravidar

30 comentários
ilma segunda
estou tentando a 4 meses e não consigo voces me podem ajudar quero tanto um bebe
Fernanda frota
Minha mestruacao veio dia 10 qual e o dia certo que eu vou esta no meu dia fertil.pra engravidar?
joana
como fazer a tabelinha? quero engravidar de gemeos
Editor umComo.com.br
Oi Joana! As dicas deste artigo podem te ajudar: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-engravidar-de-gemeos-8593.html
Jaine jardim
Minha mestruaçao venho dia 23/09/2017 e parou 27 .quais os dias em que eu estarei fertio
A sua avaliação:
adriana dei agnoli
tenho 42 anos enho 3 filhos eu queria ma um meu filho tem 11 anos e nao consigo entao resolvi fazer esse meto pra tentar engravidar eu mestruei dia 13\01 como que eu faço a tabelinha pode me orientar
Luana
Bom dia Vanessa, Preciso de uma ajuda....rs! Nos últimos 4 meses venho anotando meu ciclo menstrual. Olha só... Início 6/11 e término 13/11 Início 30/11 e término 07/12 Início 24/12 e término 31/12 Início 18/01 e término 25/01 Acho que meu é de 25 dias, correto? Bom, sou tentante e esse mês tive relação dia 26/01 e 28/01, existe a possibilidade de engravidar? Ando sentindo dores nas costas e algumas tremidinhas na barriga, não quero ficar ansiosa e pensativa, pois isso é uma martírio pra mim e sei que a ansiedade atrapalha muito. Me dá umas dicas, pois estou cansada de ler e ler.
cristina
ele serve para que
elen
Oi meu nome é Elen sou tentante Preciso de sorte Bjuss
Andresa Aaparecida da silva
Minha menstruação é muito desregulada, fica até meses.Mas nesses 2 últimos veio a menstruação, quero muito ser mãe..Vocês teriam uma tabelinha para mulheres que são desreguladas ?
Helena
Tenho ovário policistico, ano passado tive 2 "menstruação" apenas, e depois de 10 meses ela reapareceu. Esse ano já tive 3. Sempre tive vontade de fazer uma tabelinha, mas no meu caso isso, não rola. Ou estou enganada?

Como fazer tabelinha para engravidar
Imagem: conmishijos.com
Imagem: mamaes.net
1 de 2
Como fazer tabelinha para engravidar

Voltar ao topo da página