Fluxo vaginal

É normal sair pedaços de sangue na menstruação? - Principais dúvidas

É normal sair pedaços de sangue na menstruação? - Principais dúvidas

A menstruação é um processo que é diferente para cada mulher. Algumas delas, sofrem com cólicas e TPM, enquanto outras nem percebem que estão passando por este processo. Existe também quem tem coágulos no sangramento. Este problema pode causar pânico, já que impressiona à primeira vista. Mas não é preciso ficar com medo! Neste artigo, nós do umCOMO explicamos se é normal sair pedaços de sangue na menstruação e tiramos, de uma vez por todas, as dúvidas sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Menstruação escura é normal?

Índice

  1. Menstruação com coágulos
  2. Menstruação com coágulos e cólicas
  3. Menstruação com coágulos pode ser gravidez?

Menstruação com coágulos

A menstruação com coágulos normalmente vem acompanhada de sangue escuro e fluxo intenso. Algumas pessoas acham que a menstruação está com pedaços de carne, mas na verdade isso é somente um acúmulo de secreções. O ciclo irregular e muito longo também é uma das características que vem junto com os coágulos de sangue. Por isso, é preciso prestar bastante atenção ao seu fluxo menstrual. Isso pode indicar problemas graves no sistema reprodutor. Veja alguns fatores que podem causar menstruação com coágulos:

Miomas

Com a idade, mulheres com o ciclo relativamente normal acabam desenvolvendo miomas. Estes miomas fazem com que a contração natural do útero fique mais difícil e o sangramento bem maior, causando o surgimento de coágulos junto com o sangue. Isso não indica nenhuma doença ou problema maior, mas é válido a mulher falar com o seu médico caso se incomode.

Menopausa

A menopausa começa por volta dos 40 anos e faz com que a mulher tenha grandes alterações hormonais. O tecido endometrial fica anormal, causando sangramentos irregulares e de alta intensidade, normalmente com coágulos. Com o tempo, o que se espera é que isso diminua.

Pílula anticoncepcional

A pílula anticoncepcional tem uma grande carga hormonal que influencia no fluxo de sangue menstrual. Há pessoas que acabam tendo mais problemas na menstruação depois da pílula. Mas, ao tomar este remédio, o endométrio da mulher afina e o sangramento diminui. Isso faz com que, com o tempo, os coágulos diminuam.

Veja também: Causas da menstruação borra de café tomando anticoncepcional

Menstruação com coágulos e cólicas

A menstruação com coágulos pode ser é causada por problemas hormonais. Estes problemas, além de desequilíbrios emocionais e outros sintomas, também causa cólicas fortes. Normalmente, este problema é resolvido com um tratamento adequado, normalmente a pílula anticoncepcional, indicado por um médico ginecologista.

Isso deve ser cuidado porque um problema no sistema reprodutor pode indicar futuras dificuldades da mulher engravidar ou até uma gravidez de risco. Conheça duas doenças que tem como sintomas menstruação com coágulos e cólicas.

Endometriose

O endométrio é a camada interna do útero eliminada durante a menstruação. Quem tem endometriose, uma doença comum, desenvolve este tecido fora do útero, na cavidade pélvica, causando muita dor e obstruções na menstruação. Algumas mulheres não têm sintomas, enquanto outras tem sangramentos abundantes com coágulos, cólicas intensas e problemas estomacais. Saiba mais sobre o que é a endometriose.

Ovário Policístico

A condição é um problema hormonal reprodutivo que atinge muitas mulheres. Entre seus sintomas, estão cólicas fortes, menstruação irregular com coágulos, problemas para engravidar e excesso do hormônio testosterona, causando muitos pelos e características masculinas. Veja quais são os sintomas dos ovários policísticos.

É normal sair pedaços de sangue na menstruação? - Principais dúvidas - Menstruação com coágulos e cólicas

Menstruação com coágulos pode ser gravidez?

É muito difícil que a menstruação com coágulos indique gravidez. Normalmente, o problema pode ser hormonal e indicar dificuldades para a mulher ter filhos ou até um aborto espontâneo. Se o sangramento for excessivo e com muitos "pedaços", o indicado é que a pessoa vá até um pronto-socorro para ser atendida da melhor forma.

Veja quando os coágulos podem indicar uma doença:

  • Coágulos de sangue maiores do que o normal.
  • Muitos coágulos de sangue durante a menstruação.
  • Aparecimento de coágulos após o ciclo menstrual.
  • Dor em excesso por conta dos coágulos.
  • Se a mulher estiver grávida, não importa o tamanho, não é normal ter um coágulo de sangue. Caso isso aconteça, ela deve consultar um médico.
  • Cansaço e fadiga incomum no dia a dia.
  • Tontura ou vertigem.
  • Se a mulher estiver expelindo coágulos de sangue e ficar com uma cor pálida, é melhor ficar atento.
  • Unhas sem a cor rosada também indicam atenção.
  • Menstruação irregular e com sangramentos entre ciclos.

Se uma mulher grávida estiver com sangramentos cheios coágulos, isso pode indicar um aborto espontâneo. Caso isso aconteça, ela deve ir direto ao médico para ele indicar o melhor tratamento para o problema. Entenda, também, se a menstruação escura é normal.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É normal sair pedaços de sangue na menstruação? - Principais dúvidas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Jussara
Gostaria de saber se é possível está grávida de,2 meses e 2 semanas a menstruação desceu com vários pedaços de sangue contínuo menstruada e o teste de farmácia deu positivo
1 de 2
É normal sair pedaços de sangue na menstruação? - Principais dúvidas