Os antidepressivos para a perda de peso

Como tomar fluoxetina para emagrecer

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 17 fevereiro 2021
Como tomar fluoxetina para emagrecer
Imagem: dietasgratis.com.br

Cada vez mais as pessoas procuram ter um corpo perfeito, sem muito esforço, sem terem de fazer dieta ou exercício físico regular. Por isso, cada vez mais gente recorre a medicamentos milagrosos, para conseguir perder peso em muito pouco tempo. Um dos medicamentos que tem sido bastante utilizado para emagrecer é a fluoxetina. No entanto, a fluoxetina ou cloridrato de fluoxetina é um antidepressivo, e não um medicamento indicado para efeitos de emagrecimento. Em umComo vamos esclarecer-lhe sobre o que é a fluoxetina, para que serve e se pode ser usada para emagrecer.

Também lhe pode interessar: Como funciona a Fluoxetina
Passos a seguir:
1

A fluoxetina, comercializada sob o nome de Prozac, é um medicamento indicado para o tratamento da depressão, do transtorno obsessivo compulsivo (TOC), tensão pré-menstrual (TPM), bulimia nervosa e transtorno menstrual. Este medicamento atua na receptação da serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e pelo bom humor.

Como tomar fluoxetina para emagrecer - Passo 1
Imagem: dicasdemulher.com.br
2

Tal como qualquer outro medicamento, a fluoxetina também tem efeitos colaterais, os mais conhecidos são: boca seca, náuseas, má digestão, vômitos, diarreia, prisão de ventre e perda de apetite e, por consequência a perda de peso. Devido a estes efeitos colaterais, a fluoxetina causou a sensação que ajuda a emagrecer, mas não é bem assim.

3

Não existe uma relação provada cientificamente entre a fluoxetina e a perda de peso, os efeitos colaterais do medicamento são tão acentuados, que tornam o seu uso arriscado. Dependendo do tipo de organismo, o efeito da fluoxetina pode ser diferente e o resultado pode ser o oposto ao esperado. Uma das indicações da fluoxetina é para a diminuição da ansiedade, o que pode levar a pessoa a engordar ou a emagrecer em um primeiro momento e depois voltar a engordar.

4

Para além disso, se usar a fluoxetina para efeitos de emagrecimento, esta pode ter os seguintes efeitos colaterais: insônia, ansiedade, dores de cabeça, mal estar, aumento do hormônio prolactina, anorexia, tremor e pode até causar dependência. Por isso, antes de consumir este medicamento consulte um médico, para o orientar.

Leia também: Como tomar quitosana para emagrecer - Funciona mesmo?

5

Em umComo recomendamos-lhe que faça uma dieta saudável e sem correr riscos. Não existem medicamentos milagrosos que lhe façam perder peso da noite para o dia. Por isso, o melhor é a apostar numa alimentação saudável, seguir uma dieta e fazer uma rotina de exercício físico.

Como tomar fluoxetina para emagrecer - Passo 5
Imagem: hiperfeminina.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar fluoxetina para emagrecer, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • A fluoxetina não é um medicamento indicado para efeitos de emagrecimento, mas sim para o tratamento da depressão.
  • Nunca tome fluoxetina sem antes consultar o seu médico.
  • Este medicamento é contra-indicado a pessoas alérgicas a qualquer componente da Fluoxetina, grávidas ou em período de lactação e pessoas que estejam a utilizar inibidores da monoaminoxidase.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
MARIA IZABEL FERREIRA LOPES VIEIRA
A orientação foi muito válida, eu tomo paroxetina ,posso substituir por fluoxetina?Aguardo retorno.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, você deve consultar primeiro o seu médico antes de fazer essa troca de remédios. Obrigada pelo seu comentário :)
GISELE
ola voce trocou seu medicamento? Estou na mesma duvida tomo paroxetina mas engordei muito.
Imagem: dietasgratis.com.br
Imagem: dicasdemulher.com.br
Imagem: hiperfeminina.com
1 de 3
Como tomar fluoxetina para emagrecer