Partilhar

Como funciona a Bupropiona

Como funciona a Bupropiona
Imagem: rs.quebarato.com.br

A Bupropiona é um medicamento composto por cloridrato de Bupropiona utilizado no tratamento da depressão. Apesar de ser um antidepressivo, este medicamento também é bastante usado para efeitos de emagrecimento, uma vez que controla a ansiedade. A ansiedade leva a pessoa a comer mais do que precisa, mesmo estando sem fome. A Bupropiona ao controlar a ansiedade, diminui consequentemente o apetite. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como funciona a Bupropiona.

Também lhe pode interessar: Como funciona a Quitosana

Indicações Bupropiona

O cloridrato de Bupropiona é indicado para pessoas:

  • com depressão, uma vez que atua como inibidor da recaptação de dopamina;
  • dependentes do tabaco, reduzindo a vontade de fumar.

Posologia Bupropiona

Para fazer o tratamento com Bupropiona para deixar de fumar, é recomendável que o paciente inicie o tratamento enquanto ainda esteja fumando e tenha já uma data marcada de interrupção para as duas primeiras semanas de tratamento com o medicamento, sendo preferível escolher uma data na segunda semana. O tratamento deve ser então inciado com uma dose de 150 mg (1 comprimido) durante os primeiros três dias, uma vez ao dia. A partir do quarto dia de tratamento, a dose deverá ser aumentada para 150 mg, duas vezes ao dia. Entre cada dose deve fazer um intervalo mínimo de 8 horas e nunca exceder a dose máxima diária de 300 mg, ou seja, dois comprimidos. Além disso, deverá evitar tomar Bupropiona muito perto da hora de dormir. Este tratamento deve ser realizado por um período entre 7 a 12 semanas, sendo que se o paciente não apresentar um progresso significativo na sétima semana, é provável que tenha de suspender o tratamento com Bupropiona, pois pode significar que não está fazendo efeito. De qualquer forma, a interrupção do tratamento deve ser sempre realizada sob orientação médica.

Para usar Bupropiona para o tratamento de depressão, a dose recomendada para adultos é de 150 mg (1 comprimido) por dia. Caso a sua condição não melhore passadas várias semanas de tratamento, o seu médico poderá aumentar a dose para 300 mg por dia. Nestas situações nunca deverá tomar 2 comprimidos de uma vez, mas sim com um intervalo mínimo de 8 horas.

Em caso de superdosagem, podem ocorrer sintomas como convulsões e ataques epiléticos. Nestas situações deverá ir de imediato ao pronto socorro.

Caso se esqueça de tomar uma dose de Bupropiona, não deverá tomar uma dose a dobrar para compensar a dose esquecida. Aguarde pela próxima hora e tome a próxima dose.

É muito importante seguir sempre as orientações do seu médico no que diz respeito a doses, horários e duração do tratamento com Bupropiona. Para além disso, nunca deverá suspender o tratamento sem antes consultar o seu médico.

Como funciona a Bupropiona - Posologia Bupropiona
Imagem: estadoendo.com

Contra-indicações Bupropiona

A Bupropiona é contra-indicada nas seguintes situações:

  • for alérgico à Bupropiona ou a qualquer outro componente da fórmula;
  • estiver tomando outros medicamentos que contenham Bupropiona;
  • tem epilepsia ou outros transtornos convulsivos;
  • já teve algum distúrbio alimentar, como anorexia ou bulimia;
  • parou à pouco tempo de tomar tranquilizantes ou sedativos;
  • nos últimos 14 dias tomou outros medicamentos para a depressão.

Grávidas ou em período de lactação, deverão tomar apenas Bupropiona sob orientação médica.

Efeitos Colaterais Bupropiona

Como qualquer outro medicamento, também a Bupropiona pode causar efeitos indesejados. Os efeitos colaterais possíveis do cloridrato de Bupropiona são:

  • Dor de cabeça;
  • Tremores;
  • Agitação;
  • Ansiedade;
  • Irritabilidade;
  • Convulsões ou ataques epiléticos;
  • Náuseas;
  • Distúrbios do sono;
  • Boca seca;
  • Tonturas;
  • Mudança no gosto da comida;
  • Perda de apetite;
  • Mudanças na pressão sanguínea.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a Bupropiona, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Este medicamento é sujeito a receita médica.
  • Antes de começar a tomar Bupropiona consulte primeiro o seu médico e siga as suas indicações.
  • Mantenha o produto em local à temperatura ambiente, entre os 15 e os 30º, e proteja da luz e da umidade.
  • Se estiver grávida ou em período de amamentação, informe o seu médico.

Escrever comentário sobre Como funciona a Bupropiona

O que lhe pareceu o artigo?
210 comentários
sandra rodrigues
e normal sentir-se muito inrritada e depressiva ao mesmo tempo nos primeiros dias tomando o bupropiona

A sua avaliação:
A. Uy
Uma matéria muito completa!
Lu
Fiz uma cirurgia bariátrica perdi 48k e estou ansiosa o médico receitou Bup 1x ao dia. Ainda não estou tomando eu tenho epilepsia e tomo Gardenal. Sera que posso tomar esse medicamento?
Andréa
Estou tomando o Bup duas vezes ao dia, mas estou me sentindo muito irritada, brigando fácil com td mundo. E normal isso?
Maria
Estou tomando Bup há oito dias, um comprimido por dia. A dra. passou por causa da minha ansiedade. Achei estranho que os sintomas foram totalmente contrário dos depoimentos. Tenho muito sono, não tenho vontade de fazer quase nada, estou comendo mais e choro muito. Espero que eu melhore. Abraços
Ricardo
Oito dias é muito pouco para esperar algum resultado. Três semanas é o mínimo para se ter algum benefício, mas varia de pessoa a pessoa. Eu tomo ele há mais de 2 anos e acho muito bom! Agora, cuidado com os genéricos. A maioria está falsificado. Dá uma pesquisada no reclame aqui...
sonia maria de carvalho
Estou fazendo tratamento para depressão com Bup cloridrato de bupropiona, é normal perder o sono e sentir a cabeça com um barulho ,como se tivesse amassando uma sacola plastica, não é sempre é as vezes.
A sua avaliação:
wanilda dias ribeiro
tomo esse remedio pra aumentar o meu libido sexual.ele ajuda mesmo
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Wanilda! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Gisseli
Tomo pela manhã esc 25mg, 02 bupropiona 150mg e a noite alprazolan 2 MG. Engordei 15 quilos e o médico nao quer tirar a medicação. Já tomo um ano meu problema é irritabilidade instantaneamente. Foi o diagnóstico. O que faço. Vivo irritada
Anonima
Minha endócrino passou bupropiona+naltrexona para controlar ansiedade, compulsão e depressão. Estou tomando faz uma semana e sinto muita sonolência, me sinto desligada do mundo, tenho vontade INCONTROLAVEL de comer doce todos os dias, esqueço das palavras ou do que vou fazer o tempo todo, além de uma dor de cabeça constante. É normal isso? Quer dizer que bupropiona não funciona pra mim?
Nathalie
Tomo 1 comprimido de bupropiona de manhã, 1 comprimido de sertralina de noite e se preciso, tomo rivotril. Gostaria de saber se posso ingerir bebida alcoólica tomando essas medicações (o rivotril não tomo há mais de 1 semana)
Airton
Olha, se eu tomasse um Estomazil, eu já não faria ingestão de alcool. Com antidepressivo então...

Como funciona a Bupropiona
Imagem: rs.quebarato.com.br
Imagem: estadoendo.com
1 de 2
Como funciona a Bupropiona

Voltar ao topo da página