Tremores nas mãos

Como parar tremor nas mãos

Como parar tremor nas mãos

Os tremores nas mãos ou nos dedos são um movimento involuntário que podem aparecer a qualquer idade, embora sejam mais comuns em pessoas de idade avançada. Além disso, são muitas as causas que podem dar lugar ao seu aparecimento e, trata-se sobretudo de uma condição prolongada que não desaparece com o passar do tempo, o mais provável é que seja sintoma de algum tipo de problema de saúde ou doença subjacente de maior gravidade. É por isso que se torna fundamental consultar um médico o quanto antes para um diagnóstico adequado. Continue lendo este artigo de umComo se quer obter mais informação e descobrir algumas medidas que lhe ajudarão a parar os tremores nas mãos e a melhorar a sua qualidade de vida.

Também lhe pode interessar: Dormência nas mãos e dedos, o que pode ser?

Passos a seguir:

1

Como referimos, há várias condições médicas que podem causar tremores nas mãos. Entre elas encontramos a doença de Parkinson, que é uma desordem degenerativa do cérebro que causa como principal sintoma um tremor incontrolável que no geral começa com as mãos. A abstinência do álcool, transtornos da tireoide, transtornos do cérebro, esclerose múltipla, acidente cerebrovascular, etc.

Os tremores nas mãos nem sempre são causados por uma condição médica, pois também podem ser consequência da fadiga, do estresse, da ansiedade ou da raiva. Outros fatores que podem provocá-los são o envelhecimento ou o consumo de uma variedade de medicamentos para os quais são necessários uma receita médica. Seja qual for o motivo, trata-se de uma condição que deve ser examinada pelo seu médico para determinar que tratamento precisa no seu caso, uma vez que este variará em função de qual seja a causa.

2

No caso daqueles tremores causados pelo estresse, será fundamental que aprenda a relaxar para tentar minimizá-los. Pode optar por atividades relaxantes como por exemplo a meditação, técnicas de respiração e a prática de esportes como o yoga ou o pilates. Além disso, deverá se certificar de dormir bem todas as noites e descansar profundamente. Se tem problemas em adormecer, consulte o seu médico ou siga as recomendações que lhe indicamos no artigo Como tratar a insônia.

Como parar tremor nas mãos - Passo 2
3

Determinados medicamentos também podem causar tremor nas mãos, e nesta situação, o melhor é consultar o médico que os receitou para se informar melhor. Deste modo, ele irá avaliar se deve suspender o tratamento médico ou substituir os medicamentos por outros que não lhe originem este tipo de efeitos secundários. Tenha em conta que em nenhum caso deve deixar de tomar a medicação sem ter consultado previamente o médico.

Como parar tremor nas mãos - Passo 3
4

O consumo excessivo de álcool é outra causa frequente dos tremores das mãos, pelo que se recomenda reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas. Se sofre de alcoolismo será fundamental que procure apoio e procure um tratamento médico que lhe ajude a superar este vício. Pode falar diretamente com o seu médico e ele lhe dará a ajuda que precisa para conseguir deixar de beber.

Além disso, a cafeína também pode agravar os tremores nas mãos, pelo que também se aconselha moderar o consumo desta substância ou eliminar diretamente da dieta aquelas bebidas que a contêm.

Como parar tremor nas mãos - Passo 4
5

Quando os tremores são bastante frequentes e se agravam, a vida cotidiana do paciente pode ser afetada. E para facilitar a realização de certas tarefas pode-se ter em conta recomendações como:

  • Comprar peças de roupa que incluam fechamentos de velcro ao invés de botões.
  • Utilizar utensílios de cozinha que tenha pegas maiores ou mais largas.
  • Utilizar canudinhos para beber ou encher o copo apenas até metade.
  • Comprar sapatos sem cordões.
6

Deverá seguir o tratamento receitado pelo seu médico respeitando a todo o momento tanto na dose como na duração estabelecida pelo mesmo. Nem sempre os tremores precisam de um tratamento farmacológico mas em qualquer caso deverá consultar o seu médico com urgência se detetar que os tremores afetam a sua vida cotidiana ou se aparecerem acompanhados de outros sintomas como dores de cabeça, mal-estar geral, fraqueza, espasmos musculares...

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como parar tremor nas mãos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
113 comentários
carlos alberto rego
percebo que meu tremor nas mãos vem da minha ansiedade e tenho percebido que esta aumentando
Matias
Há um ano, ou pouco mais meus tremores na mão vem ficando cada vez mais forte, há momentos q tento escrever, e não consigo, e qdo consigo as letras são trêmulas, uns garranchos, não sou médico, mas creio q o excesso de medicação q venho tomando, tem sido a causa, não gostei da consulta q tive com o neurocirurgião, ele simplesmente me respondeu "e daí se for parkinson?, Pelo menos está vivo", caso outro médico reduza as dosagens dos medicamentos, esses tremores podem desaparecer, ou nunca mais desaparecerá?, Parei de trabalhar, e com 50 a. Acredito não ter a idade para isto, devo buscar outro médico para uma nova avaliação? Hj, são 5 tipos de ante coagulantes, 9 comprimidos diários, não estaria em excesso? Esses tremores podem ter fim, se a medicação for regulada, ou já está comprometida definitivamente essa situação..
Meyrilane gurgel aguiar
tenho tremor esensial e preciso fazer minha biometria , ja fui 2 vezes a fila e desisto o que faço?
Fran Scofield
Fiz uso de bebidas alcóolicas por muito tempo. Parei devido o aumento da glicose. Não uso mais bebidas e passei a ter tremores na hora de escrever. Sou desenhista e isto está me deixando preocupado. O que fazer? O que devo tomar ou fazer para acabar com isto?
Firmino Neketela
Eu vivo ja com esta dificuldade a 3-ano e esta a prejudicar o meu trabalho diário.gostaria que ajuda-se bastante a o trapassar este epidemia.
Meyre gurgel
qual especialista em tremor nas mãos?
Avelino C. Ângelo
Tenho problemas de tremor nas mãos, principal mente na mão direita, e isso tem me dificultado nas minhas tarefas diárias, sobre tudo ao escrever. Ja estou com isso a mais de 15 anos, tem me causado muito desespero na minha vida porque não consigo continuar com os meus estudos e preciso uma ajudem! que faço para ultrapassar este mal?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Avelino! Por favor, confira as indicações do texto.
Cesaltino Reino
Apenas informar que gostei das dicas de saude; por acaso estou comecando com tremor no meu braco direito; tento tomado cafe e alcool socialmente a cerveja e o vinho; penso que a presente dica vai me ajudar de forma significativa a elimonar estes problemas,
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Cesaltino! Que bom que as dicas foram úteis. Rápidas melhoras!
sebastiao menezes
quero saber o nome de um remedio para parar tremor nas mao esquerda e nas perna esquerta
Adalziza gomes Rodrigues
Desde muita novinha que tremo muito das mãos mais agora estou a piorar, eu não posso me chatear com nada porque começo a tremer muito e pensam que estou com medo de alguma e toda a gente fica a olhar para mim ,estou a ficar farta disso as vezes até choro porque não sei o que fazer detesto isso, ja tenho 34 anos e não estou a ver isso a passar só a piorar
LUIZ ALBERTO
Fui medicado por quatro médicos sem ter sertesa de treis so a primeira Dra me fez os exames completo tomei treis tipos de remédios diferentes .meu tremor não e muito forte ,as vezes quando me aborreço com alguma coisa ou tomo um susto aperta um pouco ....sou musico toco teclado e tenho medo de mais tarde essa coisa me prejudicar por isso gostaria que me indicasse um medico especialista nesse caso ....obrigado
Renato
Certeza é com C
A sua avaliação:
Jurandir Vicente Lopes
gostaria de saber porque pararam de fabricar o medicamento elecantol , pois o mesmo acaba com qualquer tipo de tremor , alguns anos atras eu tive um problema de tremor , tomei um frasco de elecantou e nunca mais tive tremor , agora é que voltou , procurei o medicamento mas me disseram que o laboratório deixou de fabricar porque ele era barato , o laboratório nao sabe o mal que causou.
A sua avaliação:
Silvio
Tenho tremor nas mãos já faz alguns anos, mas gostaria de saber, qual especialista é o mais indicado pra esse problema?
A sua avaliação:
RONAL G. SANTOS
a dois anos tive um acidente de moto .quando eu acordei estava sem equilibro e minha mão esquerda estava termendo .tive uma paralisia facial por pouco tempo uns 4 dias minha mão ainda terme qual o remédio q. devo tomar ..não tenho problemas de persão sem problemas de coleterol internamente não problemas de saúde tenho 41 anos e bebia muito
A sua avaliação:
Edson Miranda L.
Para informação geral, muito bom. Informativo cauteloso e profissional. Gostei.
yasmin
Eu tenho 15 anos e tremo as bochechas quando vou por exemplo cantar ou ensaiar, como faço para isto parar? Porque nao sao as maos que tremem nem os braços, tem que ser logo as minhas bochechas
Débora
Eu tremo bastante as mãos que chega atrapalhar o meu serviço e tem horas que parece que estou flutuando de
Débora
Debora eu mau conseguia amarra os sapatos ai uma senhora amiga de minha mãe mi viu e disse vc q. ficar bom .eu falei sim .então ela mi mandou eu compra maconha com as cimente e fazer um char ..pise as cimente da maconha ela vai sair um leite coloque a maconha para cozinha por 15 minuto e deixe abafado ater esfriar por completo compre uma garafa de cerveja preta e coloque junto com o char da macanha coloque em um litro e ponha na geladeira . e tome um pouco pela manhã e a noite antes de dormir em mi diminui 80%
Valderes
Desde criança sinto tremores no corpo isso me atrapalha em todos os sentidos não posso assinar em frente as pessoas pois tremo muito gostaria de saber o que fazer
valdemir
sinto tremores nas mãos que não consigo escrever gostaria de saber o que fazer
fernando cardoso pires
tenho tremor nas mãos mais na mão direita,já consultei alguns medicos neurologistas mas continu sem melhoras,estou a tomar o mysoline mas não resulta,gostava de saber o que fazer ou onde me dirigir
Valderes
O que faço para parar o tremor do meu corpo
Andréa
Tenho apenas 14 anos e de uns tempos pra cá ando tremendo frequentemente, n é só quando fico nervosa, quando eu fico tremo mais ainda, mas sempre q eu paro pra olhar para as minhas mãos elas estão tremendo, como já disse tem horas que é bem mais forte a tremedeira, o que devo fzr?
Paulo
passei pela mesma situação na adolescência,hoje tenho 21 anos e continuo com esses tremores.
1 de 4
Como parar tremor nas mãos