Partilhar

Remédios caseiros para as pernas inquietas

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Remédios caseiros para as pernas inquietas
Imagem: guilhermederrico.wordpress.com

A síndrome das pernas inquietas é um transtorno neurológico que, entre outros sintomas, causa sacudidas, formigamento, coceira, ardor, tensão, pontadas e incômodos nas extremidades inferiores. O paciente que sofre desta síndrome sente a necessidade urgente de mover com força as pernas quando se encontra relaxado ou em estado de repouso, sem poder descansar direito e desfrutar de um sono reparador.

Além dos remédios e dos tratamentos terapêuticos existentes para curar esta doença, é possível recorrer a alguns remédios caseiros para aliviar as pernas inquietas e tentar reduzir os incômodos que produz. Descubra quais são os mais eficientes neste artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como tratar a síndrome das pernas inquietas
Passos a seguir:
1

O estresse é um fator que, sem dúvida, pode agravar a síndrome das pernas inquietas e aumentar bastante os sintomas existentes. Por isso, além das técnicas de relaxamento e da prática de exercício físico, um dos remédios caseiros mais eficientes para as pernas inquietas é tomar algumas infusões de ervas que ajudem a acalmar os nervos e a reduzir a tensão acumulada. A seguir, mostramos a você os melhores chás com propriedades anti-estresse que pode tomar:

  • Chá de sálvia;
  • Chá de lavanda;
  • Chá de valeriana;
  • Chá de hortelã.
Remédios caseiros para as pernas inquietas - Passo 1
2

Os pacientes que sofrem do síndrome das pernas inquietas normalmente têm problemas para pegar no sono e dormir corretamente durante a noite, pois continuamente interrompem o descanso devido à intensa necessidade que sentem de mover e sacudir as pernas. É por isso que se aconselha favorecer o sono com um chá que ofereça propriedades sedativas como a valeriana ou a tília, ou tomar um banho de água quente logo antes de ir para a cama. Adicione, se gostar do cheiro, algumas gotas de óleo de lavanda ou óleo de alecrim na água da banheira para potenciar o efeito relaxante do banho.

Remédios caseiros para as pernas inquietas - Passo 2
3

Aplicar frio ou calor também é uma grande alternativa para aliviar a coceira, o formigamento e o ardor das pernas produzido por este transtorno. Você só tem que umedecer uma gaze com um pouco de água morna ou fresca e colocar sobre a parte afetada, deixando repousar até secar completamente. Depois, pode substituir a compressa por uma nova. Também pode recorrer a compressas de gel disponíveis em farmácias, como preferir.

Remédios caseiros para as pernas inquietas - Passo 3
4

Outro remédio caseiro para as pernas inquietas que pode aliviar e reconfortar muito é fazer massagens suaves nas extremidades inferiores, tanto de manhã como de noite. Isto também ajudará a melhorar a circulação sanguínea das pernas e a relaxar os músculos por completo. Para isso, pode escolher alguns óleos essenciais com efeito calmante como o de cipreste, o de junípero (zimbro) ou o de alecrim.

Remédios caseiros para as pernas inquietas - Passo 4
5

Além de colocar em prática alguns dos remédios naturais para as pernas inquietas, mencionados anteriormente, também é importante que para lidar com este transtorno e se sentir melhor, leve em consideração as seguintes recomendações:

  • Pratique exercício regularmente mas com intensidade moderada, exercitando toda a musculatura das pernas.
  • Siga uma dieta equilibrada que inclua quantidades importantes de frutas e verduras.
  • Mantenha-se bem hidratada consumindo 2 litros de água diários. Evite, por outro lado, bebidas com cafeína, álcool, chá e outras substâncias excitantes.
  • Mantenha as pernas elevadas ao estar em repouso ou descansar.
  • Mude a postura corporal ao dormir.
  • Mantenha um horário de sono estabelecido e regular.
  • Faça meditação ou pratique técnicas e atividades relaxantes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para as pernas inquietas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para as pernas inquietas

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Gerailza Novais Silva
Há cinco anos tenho este problema do síndrome das pernas inquietas sofro sem conseguir dormir fico dependente da amiptilina só consigo dormir se tomar este medicamento. Gostaria que me indicasse uma medicação que não fosse interferir no meu sono . Que eu hj só durmo com este remédio. E no entanto queria uma medicação que relaxa meu nervo . Fico grata por me ajudar neste problema.
Maria Da Graça Ribeiro
Não consigo adormecer, passado alguns segundos de me deitar a perna esquerda começa a ficar inquieta , tenho que me levantar e andar pela casa 30 minuto , melhora um pouco , Eu fui operada 2 vezes a coluna no espaço de 3 semanas , a primeira 3 de Janeiro, a segunda 26 de Janeiro, não poço andar muito é complicado preciso de ajuda , desde já agradeço se me poderem ajudar , MARIA RIBEIRO

Remédios caseiros para as pernas inquietas
Imagem: guilhermederrico.wordpress.com
1 de 5
Remédios caseiros para as pernas inquietas

Voltar ao topo da página