PARTILHAR

Como funciona a fecundação

Marina Vieira
Por Marina Vieira. Atualizado: 21 janeiro 2021
Como funciona a fecundação

O show da vida acontece pela fecundação! É o processo capaz de fazer com que novos indivíduos venham ao mundo e como todo mundo sabe isso depende dos dois protagonistas principais: o homem e a mulher, e trata-se de uma relação sexuada. Durante a puberdade o corpo começa a se preparar para esse acontecimento tão fenomenal que ocorrerá ao longo dos anos, quer saber como funciona a fecundação? Então fique atento as informações aqui em Umcomo.com.br

 

Também lhe pode interessar: Como funciona a ovulação

O processo de fertilização

A fertilização é muito importante para a fecundação, e acontece no contato do órgão genital do homem com o da mulher. O pênis do homem libera sêmen contendo espermatozoides que dentro da mulher nadam até alcançarem um óvulo e unir-se a ele. Esse óvulo se desenvolve e posteriormente gera um novo indivíduo.

 

Como funciona a fecundação - O processo de fertilização

A seleção do espermatozoide

Durante a penetração peniana na vagina são liberados diversos espermatozoides, porém apenas um deles será selecionado para penetrar o óvulo. Quando o espermatozoide finalmente consegue penetrar o óvulo, ocorre a chamada fecundação. A célula formada passa através da trompa de Falópio até o útero, e forma duas células iguais que passam por divisão binária, se dividindo em 4, 8, 12 e etc. Depois de terminada a divisão, finalmente acontece a formação do óvulo fecundado, conhecido como zigoto.

 

Como funciona a fecundação - A seleção do espermatozoide

Óvulo dentro do útero

O óvulo se desenvolve e no útero ele adere ao endométrio, que é o principal responsável pela menstruação, depois dessa adesão do óvulo ao útero a mulher não menstrua mais e passa a desenvolver o óvulo.

 

Como funciona a fecundação - Óvulo dentro do útero

7 semanas depois...

O embrião se desenvolve no endométrio e depois de 7 semanas vira um feto. O processo de transformação do feto à um bebê leva cerca de 9 meses, o útero vai crescendo e a mulher vai percebendo que a barriga começa a crescer, até chegar a hora do parto.

 

Como funciona a fecundação - 7 semanas depois...

Quais os sintomas da fecundação?

Os sintomas da fecundação são bem conhecidos, é quando melhor percebe que está grávida. O primeiro deles é uma cólica bem leve, e pode haver outros sintomas também, mas em geral a mulher só consegue perceber que a fecundação aconteceu depois de 2 semanas.

A placenta

A placenta é formada por seios placentários, que são camadas feitas por um componente fetal, e dentro dele circula o sangue fetal. Tudo que a mãe consome chega até o feto pelas membranas da placenta para o sangue do feto, por meio da veia umbilical. O desenvolvimento fetal ocorre porque a placenta é rica em estrogênio e progesterona, e durante as primeiras semanas de gravidez a gonadotrofina coriônica também é liberada, fazendo com que a gravidez consiga durar 9 meses.

Como você pode perceber a fecundação é o evento precursor da vida, é ele quem faz com que todos nós tenhamos chances de vir ao mundo. Agora que você já sabe como é a fecundação pode se planejar para trazer um novo indivíduo ao mundo, a gravidez é uma das fases mais lindas vivenciadas por um casal!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a fecundação, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Gostou das nossas informações sobre como funciona a fecundação? Então deixe um comentário com a sua opinião!

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como funciona a fecundação
1 de 5
Como funciona a fecundação

Voltar ao topo da página ↑