Partilhar

Menstruar mais rápido pela primeira vez: é possível adiantar?

 
Por Sara Viega. 17 janeiro 2018
Menstruar mais rápido pela primeira vez: é possível adiantar?

A chegada da primeira menstruação para a maioria das meninas é motivo de ansiedade e expectativas, já que ela marcara um período de mudanças na vida de qualquer garota. Já é sabido que não há uma data exata da primeira menstruação e sim idades que são consideradas mais comuns, como entre os 12 e 16 anos. Com o passar do tempo algumas meninas ficam ainda mais ansiosas e começam a querer menstruar mais rápido pela primeira vez, será que é possível adiantar, virar mocinha mais rápido? É sobre isso que o umCOMO vai falar neste artigo.

Existem métodos para menstruar mais cedo?

Não. A não ser que seja em casos de acompanhamento médico, não existem razões para querer menstruar mais cedo, nem medicamentos que prometam a chegada da primeira menstruação antes da hora. Muitas meninas querem que a menstruação venha logo por ansiedade para que os seios se desenvolvam, assim como mudanças na pele e no cabelo.

Pois saiba que quanto mais ansiosa a pessoa ficar, isso pode gerar um estresse no organismo e acabar atrasando a menstruação. Não há razões para se preocupar se você tem menos que 18 anos e ainda não menstruou.

Chá de rosa branca acelera a primeira menstruação?

O chá de rosa branca é conhecido na cultura popular como um remédio caseiro para menstruar mais rápido ou simpatia para menstruar pela primeira vez. No entanto, não há evidências científicas de que o chá de rosa branca adiante a primeira menstruação.

Como saber se vou menstruar hoje: sintomas da primeira menstruação

Se você desconfia que vai ter a primeira menstruação, fique atenta aos seguintes sintomas:

  • Crescimento dos seios: o começo do desenvolvimento das mamas;
  • Pelos pubianos: pelos na região intima e nas axilas são um indício da puberdade;
  • Espinhas: muitas meninas percebem alterações na pele como o aparecimento de espinhas e uma pele mais oleosa;
  • Odores: o suor passa a ter um cheiro mais forte;
  • Muco vaginal: um fluxo mais espesso que aparece na calcinha;
  • Cólicas: uma dor de barriga na parte inferior pode ser uma cólica menstrual;
  • TPM: saiba como reconhecer a TPM.

Se existe a desconfiança de que a primeira menstruação está próxima, de acordo com os sintomas, e você está muito ansiosa para que ela venha logo, você pode tentar o chá de canela ou chá verde para menstruar mais cedo. Ambos são soluções naturais que aceleram o metabolismo e estimulam a circulação sanguínea. No entanto, vale ressaltar que por estimularem a circulação, esses chás podem piorar a sua cólica se você estiver sentindo dores e nenhuma delas têm a eficácia garantida. O ideal é que você sempre converse com um médico.

Recomenda-se tomar no máximo 3 xícaras por dia. Veja como fazer uma infusão de canela.

Por que algumas meninas menstruam mais cedo?

A puberdade precoce, o desenvolvimento de brotos mamários e pelos pubianos antes dos 8 anos é o principal sinal de que uma menina menstruará antes da hora. Nem sempre essas mudanças são percebidas, mas quando são, o médico que acompanha pode optar por um tratamento de interrupção da maturidade sexual para que a criança possa desfrutar da infância sem se incomodar com as mudanças provocadas pelas alterações hormonais.

Idade da primeira menstruação

  • Antes dos 9 anos: considerada precoce pela medicina;
  • Entre 9 e 12 anos: antecipada, mas pode ser normal;
  • Entre 12 e 16 anos: período considerado normal;
  • Entre 16 e 18 anos: atraso menstrual, ainda pode ser considerado normal;
  • Sem menstruar após os 18 anos: não é considerado normal.

O período considerado normal para a primeira menstruação é entre os 12 e 16 anos de idade, sendo que no Brasil a média de idade para a menarca é de 12,6 anos . No entanto, a menstruação antes dos 12 anos não é considerada precoce pela medicina, somente antes dos 9 anos - comentaremos mais a frente.

O mesmo vale para a menstruação tardia, embora não seja regra, pode ocorrer um atraso de até 2 anos. O que explica o fato de algumas meninas menstruarem aos 17 ou 18 anos.

Em todos os casos é preciso procurar um médico. Já que a menstruação marca um período de mudanças na vida da menina e a falta dela exige um acompanhamento.

Causas da antecipação da primeira menstruação

A idade considerada normal para a primeira menstruação é entre os 12 e 16 anos, podendo haver um atraso de até 1 ano. No entanto, é cada vez mais comum saber de casos de meninas que menstruaram antes dos 12 anos. A ciência ainda estuda todas as causas que levam a esse adiantamento da menarca. Embora nem todas as hipóteses já tenham sido cientificamente comprovadas, o que é fato é que a idade média da primeira menstruação já caiu pelo menos 2 anos no último século, dos 14 para os 12 anos.

É importante ressaltar que para a medicina, a menarca só é considerada precoce quando vem antes dos 9 anos, mas mesmo assim alguns médicos optam pelo processo de interrupção da maturidade sexual quando a menstruação vem antes dos 10 anos.

De acordo com os Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, as principais causas para a antecipação da menstruação no século XXI podem ser:

  • Obesidade infantil: em alguns países a obesidade já é tratada como epidemia de saúde tamanha a sua incidência. No caso das meninas, uma das explicações para essa relação é a de que 'células gordas' produzem mais estrogênio, o principal hormônio feminino e isso pode estar relacionado com o adiantamento da primeira menstruação. Essa realidade já é apontada por médicos como uma característica comum entre garotas que menstruam antes dos 12 ou 10 anos.
  • Qualidade da alimentação: há também estudos que apontem a queda na idade média da menstruação com a qualidade dos alimentos que são consumidos atualmente. A quantidade de hormônios e substâncias químicas cujos efeitos do consumo a longo prazo ainda não são conhecidos não foram descartadas como possíveis influenciadores na queda da idade média da menarca.
  • Fatores emocionais: o fator psicológico também não foi descartado dessa discussão. Estudos diferentes já apontaram que a estrutura familiar e a classe econômica também podem estar relacionados a uma menarca mais cedo. Já foi constatado, por exemplo, que meninas que crescem sem o pai biológico têm mais chances de menstruar antes e quanto menor a família, mais cedo a menina menstrua. No mesmo estudo, também foi revelado um aspecto curioso, o de que filha mais nova costuma menstruar mais cedo em comparação com suas irmãs.

Veja também: Menstruada na praia, o que fazer?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Menstruar mais rápido pela primeira vez: é possível adiantar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Bibliografia
  • http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302000000300003
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2931339/

Escrever comentário sobre Menstruar mais rápido pela primeira vez: é possível adiantar?

O que lhe pareceu o artigo?

Menstruar mais rápido pela primeira vez: é possível adiantar?
Menstruar mais rápido pela primeira vez: é possível adiantar?

Voltar ao topo da página