Fluxo vaginal

Como colocar um tampão pela primeira vez

Como colocar um tampão pela primeira vez
Imagem: intimus.com.br

O absorvente interno, conhecido popularmente como "tampão" é uma ótima solução para o desconforto e insegurança que a menstruação traz ao nosso modo de mover-se, andar e agir. A primeira vez em que se coloca um tampão é sempre complicado, você sente que está incomodando e tem a impressão de que vai sair, mas depois torna-se algo prático e indispensável para o uso durante os ciclos menstruais. Quer saber mais sobre isso? Então fique por dentro das dicas em umComo.com.br, trouxemos altas dicas para você saber como colocar um tampão pela primeira vez.

Índice

  1. Veja como o tampão é prático
  2. Absorvente interno ou convencional?
  3. Nervosismo é normal!
  4. Passos de como colocar o tampão
  5. Orientações finais

Veja como o tampão é prático

Eu costumo dizer que os tampões foram uma das melhores invenções para as mulheres, principalmente para aquelas que possuem o fluxo menstrual muito intenso e acabam ficando com receio de manchar a roupa. Com o tampão você fica mais sossegada quanto a isso, nos primeiros dias da menstruação você pode até combinar o uso do tampão com um absorvente convencional, assim ficará mais tranquila durante o trabalho e na realização de suas tarefas do dia-a-dia. Além do mais, se você está menstruada e quer ir à piscina ou praticar natação, o tampão é uma ótima sugestão para você!

Absorvente interno ou convencional?

Então se você tem o fluxo menstrual intenso o absorvente interno é a melhor opção pra você! O uso do tampão resolve essas intercorrências desagradáveis e te proporciona um maior conforto. É indicado utilizar o absorvente interno nos primeiros dias do período menstrual, nesses dias o fluxo de sangue é mais intenso e isso permite que ele deslize com mais facilidade para dentro da vagina.

Como colocar um tampão pela primeira vez - Absorvente interno ou convencional?
Imagem: girlshealth.gov

Nervosismo é normal!

É normal ficar um pouco nervosa e insegura na primeira vez de uso, mas tente ficar calma e relaxar quando for colocar o tampão. Quando a mulher fica muito nervosa e tensa acaba contraindo os músculos da vagina e torna-se mais difícil introduzir o tampão.

Passos de como colocar o tampão

Para colocar o tampão, siga estes passos:

1. Lave bem as mãos, esfregue as unhas e os dedos com bastante sabão e depois enxágue;

2. Retire o tampão da embalagem e puxe rápido e forte para verificar se o fio está realmente firme e não corre riscos de sair;

3. Posicione seu dedo indicador no local do tampão onde se encontra o fio (na sua base);

4. Alguns tampões possuem uma proteção na parte superior, se o que você comprou a tem, retire-a antes de introduzir;

5. Segure o tampão em uma mão com o dedo indicador ainda posicionado na base do mesmo, com a outra mão afaste os grandes lábios para ter um melhor acesso a entrada da vagina. Vá empurrando o tampão com delicadeza e devagar para dentro da vagina, se sentir alguma resistência tente mudar a direção e continue a empurrar até que o dedo indicador entre quase totalmente na vagina;

6. O fio do tampão ficará para fora, para retirá-lo é só puxar o fio. Você irá perceber quando realmente está na hora de retirar o tampão pois o sangue começará a escorrer pelo fio.

Orientações finais

Você pode ficar na posição que achar mais confortável para introduzir o tampão, algumas mulheres preferem introduzi-lo estando de pé, outras preferem ficar sentadas na privada e afastarem as coxas, outras preferem erguer a perna ainda sentadas, apoiando-a em um bidê. Escolha um modo de colocá-lo, se não conseguir mude de posição. Depois de um tempo você ficará craque em colocá-lo, irá tornar-se algo cotidiano e costumeiro e não haverá qualquer desconforto.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como colocar um tampão pela primeira vez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Lurdes
olá,como sei em que buraco hei de enfiar o tampão?pois nós temos dois e como sei se o tou a meter no sitio certo?
virginia orlando
Sao conselhos muito bons e isso algue nao esquece
Editor umComo.com.br
Oi Virginia, muito obrigada valeu! Continue acompanhando o nosso site :)
Imagem: intimus.com.br
Imagem: girlshealth.gov
1 de 2
Como colocar um tampão pela primeira vez